Como Separar o Racional do Emocional, você Consegue?

                          Resultado de imagem para autocontrole  

 Caros amigos os seres humanos dentre todas as criações de Deus sem sombra de dúvidas são as mais incríveis.
O ser humano constrói coisas maravilhosas, manipula a tecnologia com maestria, mas podemos dizer que a humanidade é perfeita?
Se alguém ao ler este artigo disser que somos perfeitos vou ficar triste, pois temos milênios de história provando que somos muito mais falhos do que gostaríamos, mas então como sendo seres falhos fomos capazes de criar coisas tão potentes, como a penicilina, o computador, o foguete, a internet a inteligência artificial?
A resposta está numa palavra chamada imaginação, associada a outro bem conhecido desejo e em muitos casos uma dose cavalar de teimosia boa a nossa determinação.
E o que nos torna seres tão impressionantes?
Nossa racionalidade, nossa capacidade de pensar com clareza, deixando nossas emoções de lado e focando com um princípio, se queremos algo nossa mente se propõe a trabalhar a todo vapor e enquanto não conseguimos realizar não paramos, não importa quantas vezes erramos, nossa determinação nos leva sempre a desbravar.
Mas espere o ser humano olhando por esse ponto poderia ser equiparado a uma máquina perfeita, capaz de exercer e executar comandos infinitos com convicção.
Olhando por este ângulo tem certo fundamento, mas acontece que existe um outro lado da balança que nos torna realmente humano, a isso damos o nome de emoções.
São elas que nos permitem nos emocionar quando vemos uma criança vem à mundo, quando temos que dizer o último adeus quando temos que entregar alguém que amamos a última morada.
As emoções são um misto de muitos sentimentos correndo em alta velocidade em nossa mente, coração e espirito.
Mas emoções não é algo com o qual detemos todo poder, muitas vezes elas tomam em nós um lado totalmente desconhecido que pode nos fazer agir de forma totalmente surpreendente, como por exemplo quando vemos um homem espancar uma mulher, uma criança, a reação imediata é der ir lá tirar a pessoa e fazer com o agressor o mesmo que ele estava fazendo.
Mas neste ponto vemos aqui o tema deste artigo Racional do Emocional, como separar?
Aí é que mora a maior dádiva humana, nossa mente e coração ser capaz de separar uma coisa da outra, em momentos cruciais que poderiam custar um desastre.
Imagine um cirurgião se lidasse o tempo todo só com as emoções ele seria capaz de perder um paciente numa mesa de cirurgia e depois logo em seguida efetuar uma nova cirurgia?
Se pensar no fator emocional claro que não, nenhum médico fica feliz em perder um paciente, mas ele entende que isso é parte da vida e racionalmente ele coloca seu trabalho para que este possa fazer aquilo que se propôs o tempo todo, ser capaz de salvar vidas.
O que dizer dos fuzileiros treinados para matar, mas numa situação envolvendo civis como eles conseguem manter o equilíbrio e não dar um tiro errado.
Bem temos aí a nossa racionalidade bem disposta, mas trazendo esse contexto para nosso ambiente de trabalho.
O tempo todo nos deparamos com situações sul reais, vemos pessoas perderem a ação desta racionalidade pelo efeito de quase nada.
Minha gerente me contou uma vez que ela saiu para jantar e de repente um casal estava jantando e do nada uma moça entrou quando viu o cara sentado com a outra mulher, foi lá e derramou a travessa de fundi quente no colo dele, vocês imaginem algo quente mesmo sob o tecido e mais ainda não preciso elucidar aqui onde exatamente queimou nele né.
Minha gerente disse que foi uma confusão geral e que acabou virando caso de polícia a moça descontrolada agrediu o casal feito uma louca.
Minha gerente muito curiosa, acabou perguntando ao garçom se ele sabia o que fora aquilo, então ele disse que a maluca que despejou fundi quente no cara era a esposa e garota que estava jantando era a amante.
Bem nenhuma mulher ficaria feliz de pegar o marido em adultério mas queimar o cara é algo irracional, pois representa um descontrole emocional, você deixou suas emoções falarem mais forte que sua racionalidade.
E aí eu pergunto a vocês como prever situações como essa, afinal o ser humano é um grande mistério, pois é sendo observador.
Como gestores é importante termos total conhecimento de nossa equipe, antes de profissionais eles são pessoas como sentem, como vivem, como se emocionam vai dizer muito do que serão capazes de fazer e mais nunca se esqueça do fator surpresa.
A determinadas situações que são tão imprevisíveis que definitivamente até você pode se alto surpreender.
Portanto não podemos nos esquecer a racionalidade é previsível, o emocional não este é como uma grande caixa de pandora você definitivamente nunca sabe o que a pessoa poderá fazer.
Em situações de ambiente de trabalho é muito comum termos certos memes nas equipes, nem todo mundo consegue ser feliz com todo mundo, mas muitas vezes o que começa com um conflito tolo, até mesmo como pirraça de criança, pode a longo prazo virar uma confusão sem tamanho e gerar problemas gigantescos.
Avaliar o termômetro emocional de sua equipe é muito importante, assim como o de ser capaz de fazer isso por si mesmo.
Meus sócios sabem que sou uma pessoa prática e objetiva, tenho um bom autocontrole, mas não sou um anjo, traduzindo nem tudo eu levo para casa.
Assim quando era mais nova eu tinha pavio extremamente curto, conseguia fazer coisas incríveis como montar uma torre de cartas de baralho, mas detestava ser provocada e nunca fugia de uma briga, era direta respondia na lata aí já viu uns puxões de cabelo, uns empurrões viraram mexeu ocorriam.
Mas sempre odiei perder a calma, pois carrego na mente algo que me foi ensinado “ Um homem que não controla a si mesmo não é capaz de controlar absolutamente nada. ”
Eu busquei muito treinar minha mente, minha disciplina em ouvir e não querer revidar, foram anos de estudo, de exercícios para ter total controle sob minhas emoções hoje eu consigo ouvir, analisar e racionalizar.
E como me conheço sei que mesmo fazendo todo um esforço para não perder o equilíbrio ainda assim eu posso me surpreender, então busco ao máximo manter minha mente Sã.
Quando me vejo em situações que vou ficar louca da vida, eu rezo, medito as orações vezes seguidas, respirando bem devagar, até que minha mente esteja sob meu controle de novo.
A maioria das pessoas quando me conhece diz nossa, mas você é tão tranquila, tão centrada, então eu digo sim tenho um autocontrole de aço, mas não perpetuo por isso evito problemas, eu me conheço.
Hoje prefiro ouvir pacientemente fazendo cara de paisagem do que quebrar o nariz de alguém, isso foi muito importante, pois quando eu dava aula pude relatar a minha própria experiência aos meus alunos e eles acabam vendo aquela ação como exemplo.
A emoção nunca pode suplantar a racionalidade, pois nossa capacidade de pensar, de avaliar o risco sob o perder o controle é a linha que nos separa de sermos classificados como animais incontroláveis, irracionais.
Se conhecer é muito importante, conhecer sua equipe também, quando as pessoas sabem com quem estão lidando, encarando os prós e contras existentes em cada um, gerenciar o ambiente de trabalho fica certamente muito mais fácil.
E ninguém tem 100% de controle, por isso manter-se sempre em alerta é o que nos impedi de fazer bobagens.
Conheça o profundo de tua alma, saiba ser honesto consigo e com os outros, não testes teus limites, busque manter a paz.
Não a dos outros, mas aquela que deve estar sempre acesa dentro de você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE