CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?








Uma organização é antes de um sistema vivo, porque cada um de seus processos depende da ação conjunta de várias pessoas para o realizar.
E sabemos bem que pessoas são seres incríveis, mas ao mesmo tempo também são seres complexos.
Agora se duas pessoas juntas sob um mesmo ambiente, com um determinado nível de pressão já sai umas farpas de vez em quando imagine, uma empresa que tenha, 20, 50, 100, 1000, 10.000, 100.000 funcionários.
Olha é muita gente diferente reunida e dependendo da tarefa o clima fica ainda mais agitado.
Mas sabemos muito bem que agitação negativa, estresse, acaba, gerando problemas, as pessoas começam a ficar irritadas com facilidade, já não tem o mesmo ritmo o desempenho cai, doenças psicoemocionais começam a surgir e aí quando você tem sua produtividade impactada por conta de um clima que deveria ser sempre tranquilo, flexível, com boas energias virado no caos.
Mas o que seria isto na prática clima organizacional, bem isso se refere a energia gerada pelas pessoas dentro da ação da convivência no ambiente de trabalho que acaba por influenciar o desempenho, a motivação deste colaborador quanto ao cumprimento de suas tarefas.
O clima organizacional é algo percebido, logo não deve ser ignorado, inúmeros autores tratam sobre o clima organizacional e embora ajam certas diferenças em algumas definições sobre o tema, algo é unanime entre eles é que a raiz matriz dos problemas no clima organizacional se encontra nos relacionamentos, ou seja, em como as pessoas se veem e convivem entre si.
Os relacionamentos podem ser afáveis, com camaradagem.
Por obrigação, existe uma educação velada, mas não um reconhecimento de empatia de um pelo outro.
Por parceria, as pessoas encontram características em comum que as fazem partilhar valores, interesses e assim permite que tenham facilidade em dividir os deveres.
Bem o clima organizacional deve buscar a linha de equilíbrio até porque agradar devidamente a todo mundo é praticamente impossível, mas ele deve atender um nível de tranquilidade e conforto, onde as pessoas que convivem neste clima possam agir de forma ética, cortês e solicita uns com os outros.
Eu não preciso amar meu gestor, meu colega de equipe, mas eu tenho a obrigação de respeitar assim como o direito em receber respeito.
Esse é o primeiro ponto para um analista avaliar quando se propõe a compor um clima de equilíbrio.
Pessoas são seres únicos, ninguém é igual a ninguém achar isso é um grande engano, nem mesmo irmãos gêmeos são iguais imagine pessoas que pouco se conhecem, mas quando se entra para uma empresa o que a maioria ignora é que ao conquistar aquela vaga de emprego, todo mundo cria expectativas em crescer na empresa, galgar novos cargos, pode evoluir junto com a organização.
Mas para que isso possa acontecer a maioria das pessoas deleta da mente que ninguém faz nada sozinho nós dependemos uns dos outros, portanto se meu objetivo é crescer com certeza em algum momento deste caminho eu vou precisar de outra pessoa para continuar a jornada.
Desta forma, é muito importante para quem exerce cargos de liderança tenha em mente que a forma como as pessoas, se falam, se tratam, pensam uma das outras impactará 80% do desempenho geral do processo, assim manter um clima que mostre um ambiente que valorize a todo mundo, que apresente as pessoas essa linha de trabalho em equipe se um funcionário falta muitas vezes as pessoas falam mal, já se cria uma fofoca, mas ninguém se dá ao trabalho de ligar para este colega e saber como ele está, eu tive o privilégio de trabalhar com uma gestora que tinha essa preocupação, quando alguém faltava ela ligava, queria saber como a pessoa estava, se precisava de algo que ela pudesse fazer.
E quando era casos que a pessoas ficasse hospitalizada, ou de repouso em casa, ela fazia questão de visitar a pessoa para mostrar aquele colaborador que para ela, para empresa aquele colaborador tinha valor e que a falta dele era sentida por todos.
Ações como essa são extremamente raras, mas em meu ponto de vista acho que deveriam ser rotinas, pois isso demonstra a preocupação com o bem-estar do outro, que você valoriza a pessoa pelo que ela é antes de tudo um Ser Humano.
Mas do que colocar recursos materiais na ação da promoção do clima organizacional é preciso colocar é valores. Partilhar emoções, sonhos, medos, isso aproxima as pessoas, todo mundo tem uma vida, mas todos os dias enfrentamos dificuldades a forma como vamos olhar para essas dificuldades e as pessoas que temos para nos apoiar nesta estrada faz muita diferença no quanto poderemos ser capazes de superar aquela dificuldade.
E isso pessoal acontece muito no dia a dia corporativo, muitas vezes seus funcionários não estão tendo um bom desempenho, quantas vezes os colegas não fazem pouco caso, não tiram sarro da pessoa, vocês são gestores sabem que isso ocorre muito, mas para um clima organizacional saudável medidas como essa devem ser combatidas. As pessoas não têm que morrer de amor umas pelas outras, mas o respeito é obrigação e deve ser cobrado continuamente.
Outro ponto importante estar na posição de liderança, de comando na empresa não é tarefa fácil não, mas se queremos cobrar deveres temos que ter em mente que somos os primeiros a ter que dar exemplo.
Quando um gestor ignora que sua equipe é na verdade um grupo de seres humanos que embora sejam pessoas únicas cada qual dentro das suas habilidades, atribuições, limitações, singularidades de alguma forma aquelas pessoas estão ali juntas para alcançar como unidade um objetivo, o de fazer os processos serem bem feitos, da organização ter lucro.
O sucesso geral depende da tolerância, apoio, solidariedade de todos uns para com os outros.  
Para mim o clima organizacional de meu escritório representa antes de tudo o bem-estar físico, emocional de minha equipe, gosto de saber que meus sócios estão bem.
Quando estou fazendo uma consultoria, me preocupo em primeiro lugar no quanto minhas análises e decisões vão impactar a vida das outras pessoas.
Gosto de ver as pessoas bem antes de tudo, essa é minha primeira prioridade, porque estar num lugar onde o clima é agradável, onde existe uma sinergia de alegria, de companheirismo, de responsabilidade uns pelos outros é tudo de bom.
E isso se reflete no seu produto, na sua imagem e nos valores que sua empresa irá transmitir aos seus clientes.
Cada empresa pode avaliar os caminhos para se efetuar um bom clima organizacional.
A dica que deixo neste artigo é sua empresa é movida por pessoas se quiser fazer algo para ela pergunta as pessoas mais interessadas pelas melhorias, as próprias pessoas, faça enquetes, converse com seus colaboradores, deixe que eles digam a você o que precisam e depois com uma dose de alegria, criatividade você com a ajuda deles irá construir o equilíbrio exato para todos vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE