DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS QUAIS AS VANTAGENS?
O mercado é um campo amplo
para os profissionais que atuam na área administrativa entender essa métrica de
Shakespeare do “ Ser ou não Ser eis a questão” frente ao mercado é de grande importância
hoje nosso mercado é gigantesco pois com o uso da tecnologia e os efeitos da
globalização um mercado antes que era restrito muitas vezes a sua região, hoje
pode tomar uma dimensão nacional, tomar o mundo.
Empresas bem-sucedidas
entendem que trabalhar muitas vezes com um único produto pode se constituir
numa ação perigosa, deste modo quanto maior for a sua participação nas
variações abertas neste mercado maior será as suas chances de se manter
lucrativo e expandir.
Muitas empresas que antes
trabalhavam apenas com um produto com a chegada da crise
foram pegos contra a maré não é à toa que os números de empresas solicitando a
abertura de processo de recuperação judicial subiu assustadoramente. Isso se
deve ao fato de o mercado que essas empresas atuavam ter sofrido uma estagnação
e consequentemente não tendo como vender as empresas acabaram quebrando.
Logo trabalhar com mais de uma
opção de serviço é uma estratégia inteligente, pois mesmo que você seja
atingido numa base, as outras poderão não ser afetadas ou como num caso de
muitas empresas que ampliaram seus números de vendas a necessidade pelo produto
cresceu e aí as vendas deslancharam deste modo, pode-se estabelecer um
equilíbrio nas bases de seus negócios e assim você sempre terá uma saída.
Mas diversificar produtos não
é assim tão fácil, um dos cuidados a se analisar é você pode escolher um
produto diferente, mas se a matéria-prima for mesma e vamos dar um exemplo você
começa a ter dificuldades para produzir por conta desta matéria-prima
independente dos produtos serem diversificados a produção de ambos será
afetada.
Outro ponto a se avaliar se refere
as estratégias de marketing cada produto vai exigir uma demanda estratégica e
usar a mesma base de relação poderá afundar as duas áreas, afinal de contas produtos
diferentes, públicos alvos diferentes logo como diria meu avô em sua
simplicidade de homem de campo “ Nem sempre o que serve para Pedro é o mesmo
que serve para Francisco, até porque eles não são iguais”, o que exatamente
isto quer dizer?
Quer dizer que são clientes
diferentes de perfis, de necessidades de poderes aquisitivos diferentes, portanto
as estratégias de marketing e vendas para eles têm que ser diferentes, cada
caso é um caso.
Boas estratégias na
diversificação de produtos consistem em elaborar ações para o desenvolvimento
contínuos de novos produtos e na modificação e o aperfeiçoamento de novas
características para os que já estão presentes no mercado, isso mantém a
empresa em constante inovação e o consumidor hoje valoriza muita essa inovação,
quanto maior melhor.
Logo seguindo esta corrente
diversificar produtos é você adentrar novos mercados, alargando a carteira de
clientes, assim como agregando novas vantagens a carteira já existente.
Isso permite que você possa
levar seus produtos além da sua região, conquistar todo cenário nacional, e até
mesmo para muitas que souberam se estruturar durante a crise viram no mercado
internacional um novo campo a se conquistar e hoje exportam para outros países.
Mas é claro que antes de se
iniciar esta ação é preciso verificar a viabilidade que a organização tem para
atender os processos que a produção deste novo produto vai exigir, assim como o
suporte financeiro ter boas ideias é importante mas para fazê-las funcionar é
preciso investimento, do contrário a diversificação não passará de um sonho de
verão.
E a análise de todos os pontos
para se tomar essa decisão, muitas vezes queremos expandir, mas o cenário
apresentado pelo mercado naquele momento não é favorável, isso representa que
você vai e engaveta o projeto?
Absolutamente não, isso
significa que você vai aguardar o andamento do cenário e quando houver uma
melhoria você poderá então implantar, isso evita gastos e investimentos que não
terão retorno imediato e dependendo da necessidade apresentada a perda de investimentos
pode custar sua empresa, ter ponderação em momentos como o que enfrentamos hoje
junto ao mercado nunca é demais, afinal seguro morreu de velho e ´desconfiado
ainda está vivo, portanto nunca é demais se ter cuidado, quando se trata de
novos investimentos.
Inúmeras empresas no cenário
mundial servem de exemplo para diversificação um exemplo interessante apontado
por minha filha enquanto eu redijo este artigo foi o da empresa de tecnologia
Positivo inicialmente eles só fabricavam computadores, hoje a empresa fabrica
tablets, notebooks e celulares e de modo suave vem ganhando uma fatia do
mercado de celulares, isto é um bom exemplo sobre a diversificação de produtos,
o grupo Votorantim também é um exemplo forte sobre uma boa diversificação basta
analisar os dados do último faturamento da empresa.
A diversificação é uma
alternativa interessante para crescimentos e lucratividade, mas como tudo na
vida tem que ser bem pensada antes de começar, por isso se sua empresa
apresenta possibilidade de diversificação efetue um bom estudo e havendo sim
para todos os dados analisados não perca tempo parta para ativa e desbrave
novos mercados.
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