DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS QUAIS AS VANTAGENS?

               Resultado de imagem para diversificação de produtos

O mercado é um campo amplo para os profissionais que atuam na área administrativa entender essa métrica de Shakespeare do “ Ser ou não Ser eis a questão” frente ao mercado é de grande importância hoje nosso mercado é gigantesco pois com o uso da tecnologia e os efeitos da globalização um mercado antes que era restrito muitas vezes a sua região, hoje pode tomar uma dimensão nacional, tomar o mundo.
Empresas bem-sucedidas entendem que trabalhar muitas vezes com um único produto pode se constituir numa ação perigosa, deste modo quanto maior for a sua participação nas variações abertas neste mercado maior será as suas chances de se manter lucrativo e expandir.
Muitas empresas que antes trabalhavam   apenas com um produto com a chegada da crise foram pegos contra a maré não é à toa que os números de empresas solicitando a abertura de processo de recuperação judicial subiu assustadoramente. Isso se deve ao fato de o mercado que essas empresas atuavam ter sofrido uma estagnação e consequentemente não tendo como vender as empresas acabaram quebrando.
Logo trabalhar com mais de uma opção de serviço é uma estratégia inteligente, pois mesmo que você seja atingido numa base, as outras poderão não ser afetadas ou como num caso de muitas empresas que ampliaram seus números de vendas a necessidade pelo produto cresceu e aí as vendas deslancharam deste modo, pode-se estabelecer um equilíbrio nas bases de seus negócios e assim você sempre terá uma saída.
Mas diversificar produtos não é assim tão fácil, um dos cuidados a se analisar é você pode escolher um produto diferente, mas se a matéria-prima for mesma e vamos dar um exemplo você começa a ter dificuldades para produzir por conta desta matéria-prima independente dos produtos serem diversificados a produção de ambos será afetada.
Outro ponto a se avaliar se refere as estratégias de marketing cada produto vai exigir uma demanda estratégica e usar a mesma base de relação poderá afundar as duas áreas, afinal de contas produtos diferentes, públicos alvos diferentes logo como diria meu avô em sua simplicidade de homem de campo “ Nem sempre o que serve para Pedro é o mesmo que serve para Francisco, até porque eles não são iguais”, o que exatamente isto quer dizer?
Quer dizer que são clientes diferentes de perfis, de necessidades de poderes aquisitivos diferentes, portanto as estratégias de marketing e vendas para eles têm que ser diferentes, cada caso é um caso.
Boas estratégias na diversificação de produtos consistem em elaborar ações para o desenvolvimento contínuos de novos produtos e na modificação e o aperfeiçoamento de novas características para os que já estão presentes no mercado, isso mantém a empresa em constante inovação e o consumidor hoje valoriza muita essa inovação, quanto maior melhor.
Logo seguindo esta corrente diversificar produtos é você adentrar novos mercados, alargando a carteira de clientes, assim como agregando novas vantagens a carteira já existente.
Isso permite que você possa levar seus produtos além da sua região, conquistar todo cenário nacional, e até mesmo para muitas que souberam se estruturar durante a crise viram no mercado internacional um novo campo a se conquistar e hoje exportam para outros países.
Mas é claro que antes de se iniciar esta ação é preciso verificar a viabilidade que a organização tem para atender os processos que a produção deste novo produto vai exigir, assim como o suporte financeiro ter boas ideias é importante mas para fazê-las funcionar é preciso investimento, do contrário a diversificação não passará de um sonho de verão.
E a análise de todos os pontos para se tomar essa decisão, muitas vezes queremos expandir, mas o cenário apresentado pelo mercado naquele momento não é favorável, isso representa que você vai e engaveta o projeto?
Absolutamente não, isso significa que você vai aguardar o andamento do cenário e quando houver uma melhoria você poderá então implantar, isso evita gastos e investimentos que não terão retorno imediato e dependendo da necessidade apresentada a perda de investimentos pode custar sua empresa, ter ponderação em momentos como o que enfrentamos hoje junto ao mercado nunca é demais, afinal seguro morreu de velho e ´desconfiado ainda está vivo, portanto nunca é demais se ter cuidado, quando se trata de novos investimentos.
Inúmeras empresas no cenário mundial servem de exemplo para diversificação um exemplo interessante apontado por minha filha enquanto eu redijo este artigo foi o da empresa de tecnologia Positivo inicialmente eles só fabricavam computadores, hoje a empresa fabrica tablets, notebooks e celulares e de modo suave vem ganhando uma fatia do mercado de celulares, isto é um bom exemplo sobre a diversificação de produtos, o grupo Votorantim também é um exemplo forte sobre uma boa diversificação basta analisar os dados do último faturamento da empresa.

A diversificação é uma alternativa interessante para crescimentos e lucratividade, mas como tudo na vida tem que ser bem pensada antes de começar, por isso se sua empresa apresenta possibilidade de diversificação efetue um bom estudo e havendo sim para todos os dados analisados não perca tempo parta para ativa e desbrave novos mercados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE