QUAIS SÃO OS DESAFIOS QUE ENFRENTAMOS HOJE PARA ABRIR UMA EMPRESA?
O número de empresas que tem
sido aberta em nosso país tem crescido de forma considerável. O que tem chamado
a atenção é sobre o porquê todos os anos se abrem tantas empresas, mas a
maioria não consegue se sustentar o manter-se de pé por muito tempo.
Seja pelo desgaste no processo
de abertura, seja pela falta de estrutura, de gestão a realidade é que
empreender no Brasil definitivamente não se compões numa tarefa fácil.
Mas nem tudo é vendaval
pessoal ao mesmo tempo em que muitas empresas afundam outras tornam-se
potências extraordinárias um exemplo disso a empresa Cacau Show, quem na vida
já não comeu um chocolate produzido por esta empresa e nossa é muito gostoso.
Quem conhece a história de
vida de seu fundador o empresário Alexandre Tadeu Costa, em 1988 com 18 anos
ele começou sua trajetória abordo de um fusca ano 78 ele produzia os chocolates
artesanais e os vendia para padarias, supermercados na zona Oeste de São Paulo.
Vejam pessoal um garoto traz
para nós uma enorme lição sobre o empreender, o desafio foi enorme, mas Costa o
venceu com louvor a Cacau Show hoje tem 5 fábricas sendo que a de Itapevi tem
uma área de 70 mil m2 , o
empresário fez vários cursos no exterior aprimorando a qualidade de seus
chocolates e suas técnicas de fabricação.
A empresa hoje compete de
igual para igual com fábricas como Garoto, Lacta.
Mas sejamos justos o cenário
vivido por Costa nem de longe chega aos pés do que vivemos hoje diante desta
crise.
Por isso para entender porque
tanta gente tem ideias brilhantes, mas se perde no caminho vamos avaliar aqui
os processos para criação de uma empresa.
Bem primeiro de tudo IDEIA essa sem sombra de dúvidas tem
que apresentar um diferencial não basta apenas fornecer algo, mas este algo tem
que ter um brilho, tem que chamar atenção, mesmo que até exista algo parecido
no mercado sua ideia tem que se destacar na inovação e na atratividade para ter
resultado.
Segundo eu criei uma ideia
show, agora já vou começo fazer as coisas e bam vou vender. Na prática entrar
no mercado hoje não é assim tão fácil pois a concorrência é muito grande, então
precisamos estruturar essa ideia, dar a ela alicerce, cara, cor, voz.
Portanto não basta criar uma
ideia é preciso que esta tenha condições de ir para frente, a empresa precisa
estudar o mercado que vai entrar, saber se seu produto vai ser almejado pelo
mercado.
Precisa ter um local para
desenvolver suas atividades, precisa saber quanto de investimento vai precisar
até ter seu negócio dando lucro para poder se auto sustentar, sabendo disso
você terá condições de controlar os processos.
Outro ponto abrir o CNPJ é
preciso ver se vai ser um microempreendedor, se vai ser uma sociedade, saber
como será essa identidade da empresa.
E acreditem ser uma empresa
regularizada é um processo burocrático quando você tem um apoio fica mais fácil
gerir, portanto buscar orientação como no SEBRAE, junta Comercial e outras
instituições que dão apoio ao empreender.
O caminho fica mais fácil se
tiver orientação e as chances de errar ficam bem menores.
Outros pontos devem ser
considerados o principal deles é nossa legislação fiscal os impostos no Brasil
são uma das cargas tributárias mais pesadas no mundo, entender como isso
funciona é uma verdadeira loucura, por isso ter o apoio de um profissional
especializado ajuda a não cair em armadilhas pois lidar como leão requer
delicadeza pois pisou na bola ele ruge e quebra você.
Ai ainda temos a questão da
Logística quem tem que deslocar sua produção sabe o quanto a logística
brasileira é falha e gera problemas, custo, perda de tempo, gastos, é um
tormento fora que gera impacto direto sobre seus lucros quando não funciona
alinhado.
E por último tão importante
para o desenvolvimento é a bendita mão-de-obra achar pessoas que conheçam seu
produto, serviço e que estejam preparados para atuar neste marcado tem sido o
maior desafio.
E por último gostaria de falar
daquele que poucas pessoas hoje notam, mas que tem um impacto gigantesco nas
vendas MARCA, ora essa é o segredo, para empreender é preciso construir um
nome, é preciso ser visto pelo mercado, é preciso ser notado.
Afinal tem um ditado que diz “
Quem não é visto, não é ouvido, e não lucra”.
Para que o cliente tenha o
desejo de conhecer seu produto é preciso que você promova sua marca, o
marketing é um setor caro, mas existem muitas medidas que podem ser feitas e
que não geram custos, as mídias digitais, os Blogs, os sites tudo isso gera
referência, pois alguém sempre vê e se gosta do que vê partilha e até recomenda.
Portanto pensar antes de agir
é sempre a melhor pedida quando meus chefes abriram a empresa eles foram
duramente criticados por cuidarem de tudo isso que foi citado neste artigo
antes galgar clientes, pois se você tem estrutura você tem estabilidade e sabe
onde ir e como ir, logo não é porque você falhar.
Basta trabalhar duro e você
com certeza terá a oportunidade de conquistar seu sucesso.
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