COMO SER UM LÍDER?
Bem as organizações são
movidas por pessoas e algumas se destacam no papel que atuam, pois apresentam
um toque diferencial, produtividade, inovação e acabam ocupando cargos de
liderança.
Muitas vezes exercemos nossas
funções de trabalho, bem mas pecamos no quesito ser líder.
Porque muita gente confunde
como ser alguém que determina ordens e os outros tem que efetuar o que foi solicitado.
Bem vamos apresentar aqui
neste artigo alguns tópicos do como ser um líder a primeira coisa é estabelecer
a diferença entre dar ordens e delegar tarefa.
Bem um chefe expede ordens e
exige que elas sejam atendidas, um líder delega tarefas e trabalha lado a lado
para que as necessidades a apresentadas a equipe possam ser atendidas.
Ele não fica de fora só
olhando, só mandando ele atua de modo direto com seus colaboradores.
Um chefe não escuta avaliações
ele estabelece seu parâmetro e todos têm que concordar.
Bem um líder tem sua porta
sempre aberta e todos que atuam em sua equipe sabe que podem entrar e falar o
que vão em suas mentes pois o líder está sempre aberto ao diálogo.
Um chefe ao primeiro sinal de
problema sai ao chamado caça às bruxas, busca alguém para responsabilizar.
Um líder enfrenta os problemas
de frente de peito aberto assumindo aos superiores a sua responsabilidade sem
jamais apontar dedos, ele entende que o trabalho é o resultado da ação de todos
e, portanto, crucificar alguém pelas falhas não irá trazer resultados a ninguém.
Um chefe instável sempre vai
gerar medos e incertezas e deste modo nunca vai ter bons resultados.
Um líder sabe que a segurança
e tranquilidade que ele transmite a seus colaboradores é a maior ferramenta
para o desenvolvimento do trabalho, para que algo que dê certo é preciso que se
acredite no que se faz e um líder dispõe esse ideal em todo momento a sua
equipe, não os deixa desanimar e está sempre atento quando percebe insegurança
ele trata logo que mostrar força, garra e coragem contagiando a todos.
Um chefe dita as ordens e espera
resultados, um líder delega e trabalha junto ele faz acontecer não espera
resultados ele atua com seus colaboradores para alcançar os resultados pois
sabe que tem que dar o exemplo no trabalhar e no acreditar.
Um chefe muitas vezes mal
conhece sua equipe, muitos deles acabam tratando seus funcionários como meros
números da empresa. Um líder é comunicativo, quando entra na empresa ele
conhece sua equipe sabe quem são, está sempre buscando o diálogo.
Um chefe muitas vezes não vê
potenciais, um líder sabe desafiar sua equipe pois quer o melhor dela e a
motiva a crescer.
Um chefe muitas vezes manda os
outros fazerem o seu trabalho, já o líder assume sua responsabilidade e atua de
modo presente e constante dando garantias que tudo será feito, porque ele está
lá atuando lado a lado.
Um chefe não premia, muitas
vezes ele mal reconhece a atuação do funcionário para o resultado.
Um líder sabe que bons
funcionários precisam ser valorizados e motivados e um trabalho bem feito mais
do merecer ele dever ser recompensado, portanto ele premia sua equipe a
valoriza.
Um líder está sempre atento
aos talentos que tem e nunca desperdiça oportunidades ele valoriza, portanto a
cada talento que surge ele incentiva a melhorar e evoluir, estimulando a
capacitação de seus colaboradores pois acredita neles.
Um chefe muitas vezes expõe seus
funcionários de modo obsoleto, um líder sabe que o feedback é importante, mas
este deve ser feito só para o funcionário e nunca de modo ofensivo, ou desrespeitoso,
este deve ser dado no sentido de estimular o aprimoramento do funcionário.
Um líder não está no lugar
mais feliz, muitas vezes ele é desafiado, ele é provocado, ele recebe pancadas,
mas não permite que isso chegue em sua equipe como ele recebe, uma líder segura
rojões e defende sua equipe com o melhor de si mesmo, luta por ela.
Ele faz com que o ambiente
vivenciado por sua equipe disponha do melhor, gerando boas energias.
Um líder é um bom mestre ele
não detém o conhecimento para si ele o partilha e o transforma.
Ele investi nos
relacionamentos interpessoais, pois profissionais antes de tudo são pessoas e
merecem ser tratados como tal.
Ser líder é antes de tudo ser
humano, e tratar os outros pelos que são seres humanos, valorizar suas
qualidades, seus talentos, apoiando cada passo, seguindo lado a lado não como
um superior, mas como um igual.
Isso é ser um Líder!
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