COMO SER UM LÍDER?

             
Bem as organizações são movidas por pessoas e algumas se destacam no papel que atuam, pois apresentam um toque diferencial, produtividade, inovação e acabam ocupando cargos de liderança.
Muitas vezes exercemos nossas funções de trabalho, bem mas pecamos no quesito ser líder.
Porque muita gente confunde como ser alguém que determina ordens e os outros tem que efetuar o que foi solicitado.
Bem vamos apresentar aqui neste artigo alguns tópicos do como ser um líder a primeira coisa é estabelecer a diferença entre dar ordens e delegar tarefa.
Bem um chefe expede ordens e exige que elas sejam atendidas, um líder delega tarefas e trabalha lado a lado para que as necessidades a apresentadas a equipe possam ser atendidas.
Ele não fica de fora só olhando, só mandando ele atua de modo direto com seus colaboradores.
Um chefe não escuta avaliações ele estabelece seu parâmetro e todos têm que concordar.
Bem um líder tem sua porta sempre aberta e todos que atuam em sua equipe sabe que podem entrar e falar o que vão em suas mentes pois o líder está sempre aberto ao diálogo.
Um chefe ao primeiro sinal de problema sai ao chamado caça às bruxas, busca alguém para responsabilizar.
Um líder enfrenta os problemas de frente de peito aberto assumindo aos superiores a sua responsabilidade sem jamais apontar dedos, ele entende que o trabalho é o resultado da ação de todos e, portanto, crucificar alguém pelas falhas não irá trazer resultados a ninguém.
Um chefe instável sempre vai gerar medos e incertezas e deste modo nunca vai ter bons resultados.
Um líder sabe que a segurança e tranquilidade que ele transmite a seus colaboradores é a maior ferramenta para o desenvolvimento do trabalho, para que algo que dê certo é preciso que se acredite no que se faz e um líder dispõe esse ideal em todo momento a sua equipe, não os deixa desanimar e está sempre atento quando percebe insegurança ele trata logo que mostrar força, garra e coragem contagiando a todos.
Um chefe dita as ordens e espera resultados, um líder delega e trabalha junto ele faz acontecer não espera resultados ele atua com seus colaboradores para alcançar os resultados pois sabe que tem que dar o exemplo no trabalhar e no acreditar.
Um chefe muitas vezes mal conhece sua equipe, muitos deles acabam tratando seus funcionários como meros números da empresa. Um líder é comunicativo, quando entra na empresa ele conhece sua equipe sabe quem são, está sempre buscando o diálogo.
Um chefe muitas vezes não vê potenciais, um líder sabe desafiar sua equipe pois quer o melhor dela e a motiva a crescer.
Um chefe muitas vezes manda os outros fazerem o seu trabalho, já o líder assume sua responsabilidade e atua de modo presente e constante dando garantias que tudo será feito, porque ele está lá atuando lado a lado.
Um chefe não premia, muitas vezes ele mal reconhece a atuação do funcionário para o resultado.
Um líder sabe que bons funcionários precisam ser valorizados e motivados e um trabalho bem feito mais do merecer ele dever ser recompensado, portanto ele premia sua equipe a valoriza.
Um líder está sempre atento aos talentos que tem e nunca desperdiça oportunidades ele valoriza, portanto a cada talento que surge ele incentiva a melhorar e evoluir, estimulando a capacitação de seus colaboradores pois acredita neles.
Um chefe muitas vezes expõe seus funcionários de modo obsoleto, um líder sabe que o feedback é importante, mas este deve ser feito só para o funcionário e nunca de modo ofensivo, ou desrespeitoso, este deve ser dado no sentido de estimular o aprimoramento do funcionário.
Um líder não está no lugar mais feliz, muitas vezes ele é desafiado, ele é provocado, ele recebe pancadas, mas não permite que isso chegue em sua equipe como ele recebe, uma líder segura rojões e defende sua equipe com o melhor de si mesmo, luta por ela.
Ele faz com que o ambiente vivenciado por sua equipe disponha do melhor, gerando boas energias.
Um líder é um bom mestre ele não detém o conhecimento para si ele o partilha e o transforma.
Ele investi nos relacionamentos interpessoais, pois profissionais antes de tudo são pessoas e merecem ser tratados como tal.
Ser líder é antes de tudo ser humano, e tratar os outros pelos que são seres humanos, valorizar suas qualidades, seus talentos, apoiando cada passo, seguindo lado a lado não como um superior, mas como um igual.

Isso é ser um Líder!   

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