O QUE O 5S PODEM MELHORAR NAS EMPRESAS?

                 Resultado de imagem para sistema 5S

Para quem atua com a implantação de sistemas de gestão de qualidade sabe que utilizar o conceito do 5S é muito importante para otimização dos processos, controle de custos e de danos.
Mas em primeiro lugar para entenderemos o que é esse conceito quais são os benefícios que este procedimento traz para nossos processos vamos saber o que é isso?
O sistema do 5S nasceu no Japão na década de 50 o professor Kaoro Ishikawa apresenta um método que foi considerado altamente inovador na época que havia sido criado para combater o desperdício, uma vez que o cenário do Japão na época era o de um país totalmente arrasado pela guerra que não dispunha nem mesmo de seus recursos naturais já que a bomba atômica havia atacado cidades estratégicas para o país.
E diante desse cenário tão aterrador o nobre professor com a tão valorizada sabedoria e qualidade japonesa inova apresentando um sistema que consistia em 5 conceitos que tecnicamente de novo não tinham nada, pois eram preceitos passado de geração a geração na forma da educação no Japão que eram Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Que para nossa concepção da língua portuguesa passa a ser visto como Sensos de Utilização, Organização, Limpeza, Padronização e Disciplina, olhando assim parece algo simples, não é?
Mas acreditem não é não, pois muitas empresas perdem recursos, atrasam processos e tem um custo muito maior do que aquele estabelecido pela projeção financeira de seu capital de giro pelo fato de não saber aplicar esses 5 sensos.
Quando fiz minha faculdade de administração tive a oportunidade de estudar este sistema e embora minha atuação hoje não seja especificamente na área da Qualidade eu posso dizer que algo me chamou muito atenção, pois na época meu namorado era especialista na área da qualidade e eu ouvia atentamente ele descrever problemas que quando fui estudar eu pude ver nos 5 S as ações preventivas que ele aplicava, mas estudando este sistema podemos ver que ele é muito maior do que parece.
Quando analisamos o conceito de utilização ele é muito mais do que saber para que serve e quando serve, ele tem haver também no impacto que aquela funcionalidade tem nas demais, se o seu desgaste pode levar a parar uma linha de produção, se sua ação pode ser substituída, ou remodelada.
Portanto no senso de utilização você precisa avaliar cada detalhe deste recurso e o quanto ele custa para empresa, pois o uso indevido do mesmo vai gerar diferenças diretamente onde não se pode causar danos no custo.
Quando você consegue responder a cada uma dessa perguntas você consegue colocar no estudo a real dimensão da necessidade e do valor para empresa deste recurso.
Aí vamos avaliar um outro senso o de organização esse é o principal pois definitivamente nada funciona sob a ação do caos. Deste modo saber exatamente onde está, como você identifica esta localização o tempo gasto para se localizar este recurso e o quanto isso impacta no operacional fazem uma gigantesca diferença e eu posso dizer isso com conhecimento de causa, pois quando ouvia o especialista da área eu me deparava com ele muitas vezes dizendo exatamente isso aos seus colaboradores, tempo é dinheiro e você não pode se dar ao luxo de perder tempo para achar coisas afinal dependendo do que você produza o tempo gasto pode resultar no seu sucesso ou no seu fracasso, logo não se pode trabalhar num local onde ninguém sabe onde as coisas estão, onde uma equipe passa tempo ocioso enquanto outra tenta descobrir onde o recurso que se precisa foi parar e quando vamos avaliar a gestão de pequenas empresas nos deparamos muito com este tipo de situação e independente do porte da empresa organização é a essência do seu negócio trata-se de sua referência.
Seguindo os conceitos o senso de limpeza é primordial, vamos pegar um exemplo simples eu vou a um restaurante e aí invento de ver a cozinha chegando lá me deparo com um local sujo, gorduroso, coisas jogadas, produto de limpeza com o de comer, mesmo que a imagem onde esteja as mesas seja a melhor a impressão que irá me causar é nojo, pois comida requer uma higiene sem precedentes.
Agora quem foi que falou que numa empresa é diferente, acredite não é não. É preciso quantificar o nível de limpeza que cada recurso irá requerer, a quantidade de vezes que essa higienização deverá ser aplicada, o impacto que uma boa manutenção de limpeza irá causar na conservação do ambiente e do recurso utilizado, tudo isso resulta novamente no ponto favorito do administrador o custo, portanto a falta de limpeza pode gerar uma deterioração mais rápida de um recurso que fatalmente irá impactar nas despesas da empresa, maquinários é um bom exemplo do que estamos falando e quem trabalha em indústrias sabe bem disso.
Padronização ora esse é fundamental em indústrias é muito importante a linha de padronização já que a linha de produção segue uma linha onde cada setor complementa o outro, portanto se a não seguir a linha b já não poderá concluir sua etapa e assim sucessivamente, o impacto disso na produção uma enorme perda de tempo, de trabalho perdido para ter que se colocar todo dia algo que deveria ser uma cultura de trabalho, um hábito puro e simples.
Logo estabelecer um padrão para efetuação dos procedimentos, das normas e diretrizes que devem ser cumpridos por todos faz toda diferença no desenvolvimento organizacional.

E por último como diria minha filha é o meu favorito a disciplina, bem se com os filhos se não implantamos uma disciplina eles fazem loucuras imagine numa empresa o terror que não se gera quando se atua num ambiente onde cada um faz o que bem quer?
Portanto ter um senso de disciplina é muito importante para se manter uma responsabilidade no ambiente, um comprometimento com o trabalho, já pensou se todo mundo resolve estourar 10 minutos 2 vezes por semana após o almoço, o quanto isso impactaria na produção e sabemos bem que embora o exemplo foi meio exagerado ele não está nem um pouco longe da verdade, quantas empresas não se deparam com alguns colaboradores que definitivamente não tem o menor senso de disciplina, com horário, com tarefas, com hierarquias portanto garantir que todos atuem numa mesma linha que é o desenvolvimento e crescimento da organização é crucial, assim como garantir que os outros sensos também possam ser cumpridos como se deve.
São medidas como essa que fazem a diferença entre empresas que quebraram com a crise e aquelas que mesmo sentindo a passagem e o reconhecimento do problema não foram abaladas e muitas até aumentaram seu fluxo de produção.

Isso caros leitores se deve justamente a ações de uma gestão de qualidade condicionada a métricas acentuadas em sistemas que só ampliam as melhorias e processos da empresa, sendo assim posso garantir a você que irá ler este artigo faça essa análise avalie sua empresa pela visão do sistema 5S se após a análise você não encontrar nada que possa corrigir ou melhorar parabéns isso significa que sua empresa já sabe o caminho, mas se por outro lado a resposta for negativa oriente seu administrador ou seu gestor a relembrar seus conceitos sobre os 5S e os implante em sua empresa você verá que vocês só terão a ganhar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE