O QUE A MÁ ANALISE DO BALANÇO PATRIMONIAL PODE CUSTAR A EMPRESA?

               
Para quem atua na gestão de empresas sabe que o financeiro é como coração bombeando sangue para todo lugar.
E todos sabemos quando um coração apresenta problema todo corpo fica em alerta, ora no sistema administrativo não é diferente.
E por isso toda empresa tem que efetuar o seu balanço patrimonial. Mas vamos lá o que realmente é isto, fala-se tanto, mas muitas empresas não entendem.
Ora Balanço Patrimonial trata-se de uma Demonstração Contábil que tem como finalidade apresentar as condições da saúde financeira da empresa, como anda as contas, seu fluxo bruto, liquido, seus dividendos, suas obrigações, os seus bens, ele levantamento é estabelecido em uma determinada data, podendo ser mensal e também ter um geral anual, para poder acompanhar a evolução geral da empresa naquele ano vigente.
Portanto este processo é o ponto mais importante para o financeiro, pois é através da análise deste documento que vemos a rentabilidade da empresa, seu potencial de investimento, sua segurança financeira, seus processos, pois é nas finanças que vemos demonstradas de maneira clara assertividade ou a falha de um determinado procedimento.
Como diria tio Patinhas os números não mentem, por isso analisar este balanço é um ponto muito importante e acredite quando isso não é feito pode resultar em grandes perdas para empresa, ou até mesmo sua falência, pois dinheiro é quem diz o que você pode fazer para melhorar sua empresa. Sem investimento, sem o dindin nada vai para frente.
Mas como o balanço deve ser analisado?
A primeira coisa a ser considerada pelo analista é que cada empresa possui uma particularidade, o que vai direcionar ao analista a fundamentar seu levantamento através de conceitos gerais, no entanto alguns pontos vão requer maior atenção:
- A natureza jurídica da organização;
- O ramo de negócio da empresa;
- A dimensão da empresa e o seu alcance;
- As condições estabelecidas quanto ao giro da empresa;
- O processo para elaboração do resultado;
- As condições legais estabelecidas nas negociações efetivadas;
- As condições econômicas do mercado e da empresa;
-  E o mercado propriamente dito ao qual o negócio está inserido.
O trabalho executado por esse analista deve precisar todos os processos e atentar-se a todo detalhe, pois um fator por menor que seja seu evento, pode representar uma grande dor de cabeça depois no fechamento da análise.
São vários processos de análises que são empregados, a utilização dos elementos vai variar com o que se busca levantar na análise.
Temos a análise vertical que processo onde se analisa a estrutura da composição de um grupo, subgrupos e seus elementos, ou o resultado obtido em um determinado período onde se verificou a ênfase de maior incidência de variação.
Exemplo: participação percentual do estoque em relação ao ativo total.
Já na análise horizontal o que se busca é estabelecer tendências através da análise da variação dos elementos em determinados períodos, mostrando se houve ou não um crescimento real deste elemento.
Outra análise que se destaca é a pôr quociente trata-se do cálculo da relação numérica entre dois elementos ou de um resultado, como exemplo o valor do ativo circulante em relação do passivo circulante.
Métodos de análises são caminhos efetuado para se decompor valores dentro dos parâmetros estabelecidos na análise, permitindo a avaliação sobre o patrimônio, tendências e resultados são eles:
- Valores diretos: Se aplica ao método das diferenças absolutas sem se preocupar com eventuais variações que venham a decorrer dos chamados índices inflacionários;
- Valores percentuais: Este método já avalia os coeficientes, obtidos através da divisão do percentual encontrado por 100;
- Quocientes: Neste método avalia-se os aspectos financeiros e as diferentes relações numéricas obtidas entre esses elementos;
- Matriarcal: Para este método o objetivo é estabelecer uma correspondência ou vinculação entre os elementos ativos, aplicações de recursos, com elementos passivos e origens de recursos.
O trabalho do Analista não é apenas fixar-se sobre os aspectos econômicos e financeiros, mas atentar-se aos elementos que definem atuações de processos, de estoque, do patrimônio, da rentabilidade , da liquidez, da solvência , da rotatividade, através do balanço patrimonial podemos ver toda saúde da empresa e como na medicina se um diagnóstico é dado errado e a medicação aplicada for equivocada isso pode custar a vida do paciente, no caso das empresas não é muito diferente não tirando que para um paciente ele pode perder a vida, para organização isso pode significar falência .

Portanto não basta apenas se efetuar o balanço, mas é preciso manter esses dados em constante avaliação e aqueles que o vão avaliar tem que estar atentos a tudo, nada pode passar desapercebido pois um deslize pode ser fatal.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE