NEGÓCIO SUSTENTÁVEL NOVA ERA PARA O MERCADO!
Sabemos que nosso mundo está
em constante transformação e que as empresas que não acompanharem esse processo
ficarão para trás.
Pois no artigo de hoje
resolvemos falar de uma nova forma de efetuar negócios e que traz vantagem a
todos.
Muitos de vocês ao ler devem
estar se perguntando afinal de contas do que exatamente ela está falando?
Estou falando da forma de
efetuar negócios que permite a promoção da lucratividade, garantindo a
satisfação de todos os envolvidos e ainda de quebra ainda está nos permitindo
incluir a preservação do planeta.
Quando falamos de negociação
sustentável estamos falando de promover ações em que possamos somar recursos,
onde podemos partilhas vantagens deste modo a abertura do mercado de parcerias
tem crescido cada dia mais, isso mostra que a ideia de ter concorrentes com
quem você possa negociar é estranha , mas acredite as vezes aquele concorrente
pode se tornar um potencial aliado quando vocês se unem em prol de adquirir uma
matéria-prima de um fornecedor que não agredi o ambiente, que atua com medidas
ambientais, que atua com responsabilidade social, isso permite que a união
entre você e seu concorrente seja leal, porque ninguém vai ferrar ninguém,
afinal produtos são concorrentes mas diversos deles tem público, quer um
exemplo vamos supor que Coca-Cola e
Pepsi resolvessem se unir numa negociação sustentável, tecnicamente alguns
compostos do refrigerante de cola fabricado por elas são comum a ambas as
empresas, isso não quer dizer que sejam iguais, tenho amigos que amam Coca
outros Pepsi, ambas as empresas são gigantes do setor, então imagine se essa
empresas se unissem para comprar de um mesmo fornecedor, mas este teria que
assegurar a qualidade em seus processos com uso de recursos sustentáveis e
práticas de preservação além de apoio a sociedade, isso faria com que outros
fornecedores para voltar a vendar para essas empresas também buscassem aplicar
essas práticas, logo o consumidor ganha, as empresas ganham e o ambiente ganha.
Mas quando falamos em
desenvolver uma postura sustentável estamos dizendo abertamente que simplesmente
abraçamos um gigantesco desafio.
Empresas trabalham para gerar
lucro, essa é a métrica e quando isso não ocorre qualquer modelo usado dentro
da gestão sustentável se não der resultado imediatamente vai ser descartado,
mas o que devemos dizer as empresas que pensam investir na sustentabilidade é
não importa o desafio, abracem essa causa, existem muitos exemplos de empresas
que estão dando certo.
Quer ver um a empresa automotiva
BMW no ano passado liderou a lista das 100 empresas sustentáveis do The Global
100, aí vocês vão me dizer ora, mas estamos falando de empresas no exterior,
bom quem não viu a lista deveria a Natura e o Banco do Brasil estão nela pessoal,
logo o nosso país tem vários exemplos sobre como desenvolver um sistema de
negócios de modo a aplicar a sustentabilidade e ser bem-sucedido por isso.
A Coca-Cola que foi usada no
exemplo está na décima terceira posição e quem diria a tão amada APPLE está na octogésima
quarta posição no Ranking, portanto para mim já caiu no meu conceito, mas das
empresas de celulares a de melhor posição foi a Nokia na sexagésima posição, a
Samsung ficou na nonagésima quarta posição.
A Adidas marca de tênis ficou
na quinta posição, isso mostra claramente que é possível sim desenvolver uma
negociação sustentável e ainda ser muito bem-sucedido com ela.
Ora se você tem uma empresa
procure estudar seu mercado, seu produto e ver com especialistas na área te
aconselham para esse desafio, procurar formar parcerias para dividir o custo de
um projeto como este, saiba que temos uma série de incentivos fiscais para este
tipo de projetos e conquistar prêmios e certificações internacionais vai elevar
a qualidade do seu produto a um outro nível.
E isso vai se refletir no seu
lucro, pois cada dia mais e mais pessoas estão buscando adquirir produtos com
selo sustentável.
E tenha consciência que a
natureza, o planeta de hoje será o que você vai entregar para as próximas
gerações amanhã incluindo a sua, portanto ele merece o melhor.
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