INOVAÇÃO NOS PROCESSOS POR ONDE COMEÇAR?
Uma organização é movida pela
gestão de seus processos uma vez que cada departamento tem sua funcionalidade e
especificação.
Mas uma empresa é um órgão
vivo e como as pessoas está sempre em desenvolvimento.
Pessoas crescem através do
conhecimento e da aplicação do mesmo em seu dia-a-dia, numa organização o
caminho é exatamente o mesmo para que uma empresa cresça ela precisa estar
atenta a tudo que surge de novo, nas novas tecnologias, nos novos
procedimentos, técnicas que vão sendo apresentadas.
Por isso se uma empresa quer
crescer a primeira coisa a ser avaliada é o seu processo, como ele está sendo
feito, as necessidades de melhorias que vão sendo apresentadas ao longo dos
anos.
Se as empresas da década de 20
tivessem acesso as que as do século 21 tem hoje provavelmente muitas delas não
teriam falido, mas ao analisar essa perspectiva nos perguntamos ora e o que faz
com que empresas centenárias como Grupo Gerdau no Brasil, o Grupo Saint Gobain
na França, o Grupo Ford nos Estados Unidos tenha passado pela evolução do
tempo, como eles conquistaram a soberania no mundo dos negócios.
Bem isso é decorrente de
inúmeras questões a principal delas visão, uma empresa tem que ter visão da
dimensão de seus negócios, mais do nunca se uma empresa quer crescer ela
precisa saber onde quer chegar e o que terá que fazer para alcançar essas
metas.
A Ford não é uma potência
automobilística atoa, a empresa cresceu porque soube aproveitar oportunidade,
investiu pesado em desenvolvimento de pesquisas, em inovação tecnológica assim
como em seu capital intelectual a empresa usa tecnologia de ponta e a cada
inovação que surge ela se renova.
Empresas precisam investir em
pesquisas, o Grupo Saint Gobain tem um centro referência em São Paulo que promove
as pesquisas e inovação para seus produtos um centro que tem trazido grandes
benefícios ao grupo.
Tecnologia é arma do negócio,
hoje toda empresa de ponta utiliza em seus procedimentos equipamentos de última
geração, que otimizam seus processos, isso muitas vezes acaba gerando um outro
problema a capacitação para lidar com esse material, deste modo as empresas
investem pesado na capacitação profissional da equipe que atua em seus
processos.
Outro ponto importante o
estudo do mercado e de sua segmentação acompanhar o monitoramento desse mercado
é essencial até porque numa era de globalização qualquer alteração vista num
foco do negócio pode vir atingir drasticamente o seu serviço o seu produto,
portanto saber como esse mercado está fluindo vai poder te dar condições de
estabelecer estratégias de contensão,
Uma das regras da
administração mais importante é a chamada gestão de riscos, se eu tenho um
negócio eu preciso saber o que ele vai exigir da empresa, seja nas questões
legais, seja na logística, no suporte financeiro não dá para caminhar sem saber
onde se está pisando.
Empresas trabalham com metas
claras e diretas para que assim possam ser controladas.
Avaliação dos resultados essa
é ferramenta poderosa para medir o nível do resultado apresentado, uma vez que
permite as empresas saber o quanto a evolução dos procedimentos foi válida para
quantificar seu lucro e consequentemente quando essa métrica não se reverte
numa avaliação positiva ao efetuar esta análise a empresa consegue ter dimensão
de onde ela deve investir em melhorias ou mesmo modificar o processo para obter
a melhora.
São observações muito simples
mostrada por esse ponto de vista, mas na prática de mercado hoje são muito
poucas as empresas que conseguem construir essa distinção e discernimento para
poder progredir em seus processos, por isso apontar esses caminhos é mais do
que um mero estudo é um alerta claro para qualquer empresa iniciante no
mercado, uma vez que ela saiba os desafios que tem a enfrentar estará mais
preparada para se desenvolver e reagir quando isso for necessário.
A maior lição deixada por
essas empresas que são referências no mundo dos negócios é uma empresa que não
acompanha a evolução de seu tempo não evolui fatalmente estará fadada a ser
ultrapassada e vencida por seus concorrentes.
Muito bom esse artigo fala de uma realidade vivida em nosso dia-a-dia dentro das empresas é bem isso mesmo.
ResponderExcluir