PORQUE SOU ADMINISTRADOR?


                          A administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses.... Frase de Honoré de Balzac.
Efetuar uma escolha de profissão nem sempre é feita pelo talento, ass vezes ela vem pelo acaso, pelo fato de você não ter passado no vestibular para fazer a que queria aí como segunda opção coloca qualquer uma lá, então para não ficar parado você vai e faz, mas algumas coisas acontecem neste processo muitas vezes aquela profissão que você jamais escolheria se torna a que você faz melhor.
Mas o que acontece no caminho? Ora bem normalmente você se apaixona por ela, você vê o que pode fazer através dela e descobre que pode fazer a diferença.
Como educadora me vejo todos os dias bombardeada de perguntas do tipo professora o que devo fazer e agora vou de preto ou vou de azul, nossa a loira ou a morena, é pessoal como professora sempre me vi sendo questionada sobre as escolhas alheias, mas esta semana em uma de minhas aulas um dos meus alunos me perguntou porque eu havia feito a faculdade de administração, pois eu poderia ter feito algo na minha área inicial a educação, poderia ter feito psicologia e muitos deles dizem que daria uma excelente psicóloga, outros veem na minha paixão pelo direito uma forte indicio que eu seria um grande advogada, outros dizem que seria uma médica dedicada, pois sou muito atenta.
Mas nenhum deles jamais achou que eu tivesse vocação para o administrativo, ora porque ser administrador?
Essa foi a pergunta que me inspirou a escrever este artigo, parece inicialmente fácil de responder, mas não é não.
Eu odeio matemática, sempre detestei, bem um administrador que não gosta da matemática está em maus lenções, mas quando fui fazer meu vestibular e vi os cursos eu pensei o que um administrador faz?
Na hora como professora eu não consegui   responder, ai fui pesquisar  a carreira e descobri que a função de um administrador era muito ampla, pois ele era treinado, preparado para gerir toda a operação de uma organização, que esse profissional tinha nas mãos muito mais do que os meros números, ele tinha pessoas, procedimentos, estratégias, fluxos de vendas que se manobrados de forma milimétricas levariam a uma alta rentabilidade e detalhe fazer isso era ser como David Copperfield , descobri que o administrador transforma números, ações e estratégias em mágica plena, fiquei fascinada, quanto mais eu estudo minha profissão mais me apaixono por ela, hoje eu consigo entender meu gerente e antes eu queria ferver ele a lenha, hoje eu tenho por ele um respeito muito grande porque os processos que ele tem que lidar num país tão burocrático quanto o nosso é fora de série, também descobri que tudo que fazemos tem administração , ora para arrumar um guarda roupa envolve administração, certa vez eu tentava colocar uma pilha de camisetas na gaveta e ela não fechava então minha filha veio e foi enrolando elas , quando terminou eu percebi que tudo ficou no lugar e pude colocar todas lá, ora o que mudou ?
Bem o processo que eu gerenciava minha organização, o jeito de arrumar e isso é o que , bem senhores isso é administração de materiais, minha filha gastava a mesada feito água então um dia meu marido foi lá e disse vamos estipular uma tabela de deveres e valores para mesada, então cada tarefa cumprida era um valor na mesada, cada tarefa não cumprida era um desconto, bem isso não é negociação de preços com o fornecedor, do distribuidor com o produtor é a mesma coisa, portanto não temos ai a administração.
Ora uma amiga passava por um crise no casamento então um dia seu marido me ligou chateado, dizendo que não queria se separar e que ele não sabia o que estava errado, então eu disse a ele faça um encontro com ela , fiquem um diante do outro ouçam suas necessidades, analisem como podem se ajudar , bem quando temos conflitos nas empresas o gestor do RH não coloca ambas as partes frente a frente analisa os pontos e efetua as melhorias de modo a favorecer a todos, então vejam o que fiz para os meus amigos não foi o mesmo que o gestor de Rh, foi sim e isso também é administração e meus amigos permanecem casados viu, portanto tudo absolutamente tudo que eu fazia era administração e foi ai que me dei conta que fazer esta graduação seria fazer aquilo que mais amo, que é o de desafiar-me em todo tempo, criar novas técnicas, novas estratégias e para quem joga xadrez como eu sabe que mesmo ali você está a administrar , minha profissão me mostrou que eu já era administradora o título só me deu um motivo a mais para poder melhorar e aprender mais, um administrador é como a sociedade está sempre em constante evolução e este é o melhor processo para gerir vidas.
Por isso escolhi ser administradora , por isso amo minha profissão, porque ela abre a porta da diversidade e sempre tem novos pontos para me cativar e me incentivar a desbravar o desconhecido, essa profissão me trouxe muitas coisas boas e descobri que eu já havia nascido com a vocação e num lance da vida tive a feliz oportunidade de compreender isso, pude ver a alegria que é apaixonar-se  pelo seu trabalho e fazer o melhor por você mesmo , mas principalmente fazer o melhor como profissional pelos outros, poder saber que a primazia de seu trabalho realiza transformações e melhorias na vida de outra pessoa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE