GESTÃO DE QUALIDADE QUAL A SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO?

                 

Uma das premissas que atribuem sucesso a uma organização é a Qualidade.
Mas muita gente desconhece como a qualidade se aplica nas empresas. Ora trabalhar empregando uma gestão de qualidade significa que sua empresa demonstra a capacidade de fornecer ao seu consumidor um produto ou serviço de ponta.
Afinal o consumidor hoje não aceita produtos mais ou menos, eles sabem o valor que tem e o usam de modo feroz.
Mas para que o produto final possa apresentar esse grau de qualidade é preciso entender que a Qualidade tem que estar impressa em todos os campos da empresa, seja na produção, na logística, no financeiro, no atendimento ao cliente essa ação tem que estar clara.
E muitas empresas tratam da qualidade como um item separado, mas na verdade a gestão de Qualidade está empregada em cada etapa dos processos e uma das métricas efetuadas nesta gestão consiste no monitoramento dos procedimentos, na análise feita para cada fase do processo, pois se você monitora pode avaliar a evolução dessa qualidade, pode definir onde aplicar maior ênfase e como efetivar o seu desenvolvimento de forma gradativa a todos os departamentos, uma vez que estes estão interligados.
E para que possamos acompanhar estes processos efetuamos a utilização de várias ferramentas que são de suma importância para a gestão.
Mas antes de tudo é preciso entender os estágios que cada fase da gestão se apresenta.
Ora em primeiro lugar vem o chamado Planejamento, quando efetuamos este procedimento estamos efetuando o levantamento de como vai ser feito, o que é preciso para ser feito, qual o objetivo uma vez que a meta seja alcançada.
Em segundo lugar temos aí a Garantia de Qualidade, isso compreende nos métodos, ferramentas, procedimentos que serão feitos de forma a assegurar que esta qualidade exigida no produto ou serviço seja conquista e muitas vezes até mesmo superada.
E por último temos o Controle da Qualidade, que se estabelece na ação de fiscalizar, monitorar os procedimentos dado a dado, processo por processo a fim de que essa qualidade seja mantida do começo do projeto ao fim.
Mas quando falamos qualidade se focarmos nossa avaliação central no lucro estaremos dando um passo maldado, já que nossa principal métrica está em assegurar a total satisfação do cliente quando este adquiri o produto ou serviço. Uma vez que esta condição seja atendida o lucro será apenas uma consequência.
Logo agora que sabemos o que é a Qualidade porque temos que aplicar em nossos processos, vamos conhecer algumas dessas ferramentas afinal nada é obtido sem empenho, sem método.
A gestão de qualidade dispõe de muitas ferramentas, não necessariamente significa que para você obter sucesso em sua empresa você precise usar todas as ferramentas uma vez que cada empresa tem sua estrutura e sua gestão administrativa e nem sempre o que serve para uma irá servir para outra.
Portanto antes de aplicar a ferramenta analise seu problema, sua necessidade deste modo você poderá decidir qual o melhor caminho a se seguir.
Vamos as ferramentas:
- PDCA elaborada por Shewart na década de 20, essa ferramenta consiste em estabelecer todo o desenvolvimento dos processos nas seguintes bases. Planejar, executar, monitorar e Agir, ou seja, você tem uma estratégia estabelecida e efetua um a um os passos para pôr em prática.  
- Fluxograma trata-se de acompanhar os processos através de gráficos que servem para listar uma a uma as atividades que terão que ser desenvolvidas e sua ordem de modo claro e lógico.
- 5S trata-se de um modelo que foi criado no Japão na década de 50 que tem como finalidade a efetivação de 5 princípios (Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke) que determinam o senso prático de utilização, organização, limpeza, melhoria contínua e autodisciplina que efetivam a melhoria da qualidade.
- Benchmarketing consiste na efetuação do levantamento comparativo entre várias empresas, assim como com os concorrentes, é efetuado uma comparativo entre os processos desenvolvidos avaliando os prós e contras e deste modo conseguir imprimir melhorias onde não está se obtendo bons resultados.
- Histograma método japonês que consiste em um processo que mostra a variação entre um processo num determinado período. Assim consegue identificar por exemplo em que fase do processo foi detectado a incidência de um gargalo que gerou o desequilíbrio e comprometeu a qualidade final do produto.
- Folha de Verificação trata-se de um levantamento de dados em forma de planilha para auxiliar na coleta e na verificação dos dados.
- Brainstorming (Tempestade de Ideias) consiste em reunir um grupo de colabores e gestores, que podem ou não ser do mesmo departamento e que tem como objetivo apresentar ideias para solucionar os problemas diagnosticados, onde a melhor ideia é analisada e aprimorada pela equipe para ser posta em prática.
- Gráficos de Dispersão trata-se de um modelo representativo de duas ou mais variáveis presentes num gráfico.
- 5W2H ferramenta que serve para preparação do planejamento que contem perguntas chaves (O quê? Quando? Como? Onde? Por que? Quem e Quanto?)
Diagrama de Pareto os problemas são divididos em fases e analisados entre si, normalmente vem na forma de um gráfico em barras. Quando você avalia o problema etapa a etapa você obtém maior precisão na resolução.
- Cartas de Controle gráficos que são elaborados para acompanhar um processo, deste modo você consegue medir e avaliar cada etapa.
- Diagrama de Ishikawa tem como funcionalidade de avaliar as questões de causa e efeito para poder analisar o porquê este efeito ocorreu e como este pode ser solucionado.
Cabe ao gerente de Qualidade ou o administrador encarregado do administrativo efetivar um levantamento de sua empresa, a forma como será empregada a gestão de qualidade dependerá muito do estudo feito em relação ao mercado, ao seu público consumidor, aos resultados que se deseja alcançar uma vez que você tenha esses dados poderá efetuar a escolha de quais ferramentas serão mais apropriadas para se poder ter o resultado almejado.
A qualidade está em cada canto da organização, esta vai desde da secretária que atende o telefone do seu escritório aos colaboradores que executam os processos e lembre-se em tudo que é feito há qualidade, quando essa métrica não é seguida o resultado é visto no financeiro com a baixa dos lucros e o aumento das dívidas.

Portanto se sua empresa ainda não trabalha com a gestão de qualidade não perca tempo e estimule a aplicação deste processo, pois você verá inúmeras mudanças e serão positivas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE