A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE INFORMAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO!

                   

Informação essa palavra simples, representa um poder gigantesco e desde que mundo é mundo ela vem sendo um fator divisor entre vitórias e fracassos.
A história nos mostra isso basta ver a o processo da queda de Roma, a ascensão dos Tudor no trono inglês, quem detém a informação detém o poder.
Quando trazemos isso para o administrativo, para o mundo dos negócios a coisa tende a ser ainda maiores, porque hoje tudo está em torno da informação.
A questão é como esse fluxo de informação pode influenciar uma tomada de decisão. Acreditem o nível de informações que você detém numa negociação pode ser sua ascensão ou sua queda.
Mas porque para as pequenas empresas esse fator ainda é tão pouco considerado?
Empresas pequenas normalmente são gerenciadas pelos próprios donos, portanto muitas vezes por estar cercado de afazeres os empreendedores acabam ignorando esse fator.
Quer uma prova disso, o chamado estudo de mercado quantos são os empreendedores que procuram efetuar o levantamento das informações do mercado ao qual vão instalar seu negócio.
Ora vamos pegar aqui um exemplo simples eu cozinho bem, então após fazer alguns cursos na área de culinária eu resolvo abrir um restaurante, bem qual seria a primeira informação que eu deveria levantar?
 Seria saber se no local tem restaurantes, saber se esse é um bairro mais domiciliar, se este é mais comercial, procurar fazer uma pesquisa de campo sobre a procura de refeições prontas, sobre o poder aquisitivo da região, quanto as pessoas podem gastar.
Mas o que essas questões nos apontam?
Bem muita coisa em relação ao ser domiciliar, significa que as pessoas ali são a maioria família logo, não haveria tanta procura para refeições, já um bairro comercial tem muito funcionário e normalmente muita gente compra marmita ou almoça fora, portanto, um bairro comercial tem um percentual de venda bem maior.
A pesquisa de campo te permite saber o quanto essas pessoas costumam comer refeições fora de casa, bairros mais carentes costumam ter pouca procura em comidas prontas, já bairros mais classe média acabam tendo maior procurar normalmente por passarem mais tempo fora de casa, acabam comendo mais refeições prontas se o poder aquisitivo é maior o fluxo de gastos também, logo isso vai poder dar uma direção em sobre que tipo de comida ela fará, sobre como vai funcionar se as pessoas vão poder ir comer no local, se ela fará um processo apenas de pronta entrega, se vai conciliar os dois, quanto ao poder aquisitivo nos dirá o quanto podemos cobrar num bairro mais simples não podemos cobrar o valor que normalmente cobraríamos num de maior volume financeiro, são vários caminhos e essas informações quando bem analisadas definem o sucesso do negócio.
Logo pessoal fica claro que informação desde da mais simples a mais complexa exerce grande diferença no sucesso do seu negócio.
Por isso avaliar esse fluxo é importante, quanto mais informação você tem sobre as necessidades, as relevâncias de seu negócio, mais facilidade você terá para tomar a decisão.
Isso você vai aplicar na negociação com fornecedores, problemas com clientes, questões financeiras com o banco, tudo isso envolve a gestão de negócios e ignorar isso é dar o primeiro passo para o fracasso.
Mas onde esse levantamento de informações deve ser feito?
Essa resposta é simples em todo o processo, começa-se pelo planejamento e vai na decorrência contínua, pois fatores mudam, informações se modificam, processos se alteram e saber o momento certo de seguir o refrear é o ponto chave para gestão de negócios.

Não existem receitas prontas pessoal, mas conhecimento é poder e quem não o usa, não procura o adquirir não o detém, logo estará suscetível a ação de quem sabe lidar com ele.

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