SE PAPAI NOEL VIRAR ADMINISTRADOR COMO ELE CONCERTARIA NOSSA ECONOMIA?

      
Nossa economia neste ano de 2016 esteve tudo menos organizada, tivemos aí a quebra dos estados, quebra de empresas, queda de governos.
Saída de investidores, grandes empresas quebrando, deixando inúmeros desempregados.
Mas o que devemos como administradores questionar é como um país que é o quinto maior país do mundo quebra?
Ora como qualquer empresa quebra, sendo mal administrado, tendo gastos maiores do que seu capital de giro pode sustentar.
Não quitando as dívidas, renegociando, mas sem pagar nada, é assim que se quebra.
E foi deste modo que nosso país desceu a corredeira, mas nós estamos no Natal e o espirito natalino se espalha pelo ar, todo mundo está no momento de fazer pedidos ao Papai Noel.
Agora alguém já parou para pensar sobre o bom velhinho, caramba ele administra o polo norte como ninguém, afinal concede desejos e presentes a milhões de pessoas, portanto esse cara tem meu respeito.
Agora vamos imaginar que o Santa fosse administrar nosso país, como será que ele corrigiria esta loucura.
Bem é impossível aquecer a economia se o mercado não aquece e o dinheiro não gira, portanto quanto maior é taxa de juros maiores serão os cortes, todo mundo está fugindo dos gastos.
Se Santa é administrador ele iria baixar a  taxa de juros, além disso reduzirá a carga tributária.
Porque muitas empresas quebram por não darem conta dessa margem absurda de impostos.
A grande medida seria efetuar uma auditoria geral nas contas públicas, ou seja, passar o pente fino nas contas, acreditem se isso fosse feito de verdade quanta sujeira ainda seria encontrada embaixo do tapete.
Feita a auditoria, fazer com cada infrator que roubou, tivesse que devolver o que pagou com mais uma multa sobre o valor roubado de 60%, isso iria ensinar esses senhores a não roubar mais.
Após limpar a sujeira avaliar quem trabalha, o quanto trabalha estabelecer uma organização dentro dos departamentos, todo mundo sabe que tem cargo público demais em muitos setores e de menos em outros, portanto corrigir este ponto seria gerir despesas.
Ora valorizar as indústrias e incentivar o aproveitamento de nossa matéria-prima estimulando as indústrias de cada setor a desenvolver e ampliar seus serviços, todo mundo sabe que vendemos minério de ferro para China e compramos de volta um aço de segunda categoria, porque vender a preço de banana se podemos desenvolver as indústrias a crescer e assim fazer esta produção ser feita em nosso quintal, deste modo não gastaríamos tanto com material de segunda.
Proteger as empresas nacionais da competição desleal das multinacionais estrangeiras, todo mundo sabe que a produção têxtil na china quebrou a produção nacional.
Além disso por falta de incentivo muitas empresas estão mudando seus negócios para países como Paraguai já que lá o custo que as empresas geram é bem menor.
Portanto os lucros aumentam, deste modo manter estas empresas com maiores incentivos fiscais seria bem inteligente afinal nosso país hoje comporta mais de 12 milhões de desempregados, que se não ganham dinheiro, não compram, logo o mercado para.
Estimular o agronegócio para que esse possa competir em pé de igualdade com o mercado internacional.
Depois Santa estimularia os políticos a usar os mesmos serviços na educação, saúde, segurança em nosso país, garanto que se os políticos tivessem que passar um dia de atendimento no SUS aprovariam mais leis, garantindo um bom funcionamento e fiscalizaria bem mais as fraudes.
E a educação então nem se fala, com certeza eles apoiariam maiores salários, maior facilidade para poder ampliar seu conhecimento e suas carreiras, pois quanto mais informado, preparado o professor está mais condições de transmitir uma boa educação ele tem.
Quanto a segurança o governo anda com a segurança feita pelo exército, pois bem eles deveriam viver o drama do que é ter que fazer um boletim de ocorrência numa delegacia, a forma como a população é tratada, como é desestimulada a não denunciar os crimes assim não terão que ser investigados e a impunidade impera.
Santa daria ao nosso Congresso a noção das palavras de Abraham Lincoln “Governo do Povo, pelo Povo, para o Povo” e só assim nosso país poderia ser salvo da falência.
Pois eu adoraria que esta ideia fosse verdadeira, pois como administradora possa dizer que este é o caminho par que possamos sair do buraco e novamente usando as palavras de Lincoln fecho este artigo
“Não Criarás a Prosperidade se desestimulares a poupança.
Não fortaleceras os fracos por enfraqueceres os fortes.
Não ajudaras o assalariado se arruinares aquele que o paga.
Não estimularás a fraternidade humana se alimentares o ódio de classes.
Não ajudarás os pobres se eliminares os ricos.
Não poderás criar estabilidade permanente baseada em dinheiro emprestado.
Não evitarás as dificuldades se gastares mais do que ganhas.
Não fortalecerás a dignidade e o anônimo se subtraíres ao homem a iniciativa da liberdade.
Não poderás ajudar os homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios. ”
Por isso que nosso país possa no futuro encontrar um governante, que tenha a capacidade de Papai Noel para administrar, pois notoriamente esta Administração Pública seria brilhante.

A todos um Feliz Natal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE