DIREITOS TRABALHISTAS CONQUISTA SEM IGUAL!

           

Os direitos trabalhistas no Brasil são tidos como referência no mundo, por mais que muitas pessoas pensem que nossa Legislação seja ineficiente o sistema brasileiro é dos mais justos quanto ao que se refere ao direito dos empregados.
Mas como surgiu a CLT, bem para entendermos a criação destas Leis precisamos voltar alguns anos no tempo, mas precisamente a partir da década de 1929 quando ocorreu a quebra da bolsa em NY.
O Brasil impulsionava seu processo industrial e este já começava a ultrapassar os resultados obtidos com a agricultura.
O desenvolvimento industrial na época suplantava a agricultura em cerca de 3 até sete vezes mais do que os 5% ao ano obtidos com a agricultura. Isso permitia ao país um nível elevado de desenvolvido e consequentemente o aumento das populações urbanas, pois muitos agricultores deixavam a lavoura em busca das melhorias obtidas com o progresso industrial.
Com isso esse processo de uma industrialização acelerada trouxe não só efeitos econômicos mais também políticos e sociais.
Sendo um homem a frente ao seu tempo o então presidente Getúlio Vargas visando manter a alegria e lealdade do povo, começa a se inteirar das questões trabalhistas e em 1930 foi criado o Ministério do Trabalho, alguns depois novas alterações na legislação foram implantadas a fim de manter um equilíbrio de direitos e deveres por parte de patrões e funcionários.
As leis trabalhistas instituíram o sistema de regimes de horas de trabalho, o direito a licença maternidade, a restrição ao uso do trabalho infantil.
A criação de uma justiça voltada especificamente as ações de trabalho, a indenização na dispensa do serviço.
Cada um desses direitos foram instituídos de modo que pudesse garantir os direitos do operariado e determinar de forma clara qual seria o dever e direito de cada parte.
A CLT foi criada em 1943 de lá para cá algumas alterações circunstanciais foram implantadas nela e hoje a atual CLT é uma das maiores representações legais no mundo a respeito de leis de trabalho.
No momento essas leis procuram se ajustar a esta nova era e as questões sociais como a extensão da licença paternidade é uma delas.
Sem sombra de dúvidas as leis Trabalhistas no Brasil são uma prova contundente da ação da justiça sobre o dever de garantir e validar a proteção aos trabalhadores, uma conquista de todo povo brasileiro e louváveis a admiração, pois dentro da legislação legal no Brasil as leis trabalhistas são as que mais são vistas como bem-sucedidas em nosso poder judiciário.


Segue aqui a lista de direitos que devemos conhecer:
Carteira Assinada;
Férias Remuneradas;
FGTS;
Jornada de Trabalho e Hora Extra;
13º Terceiro Salário;
Seguro Desemprego;
Abono Salarial;
Aviso Prévio;
Adicional Noturno;
Periculosidade;
Seguro Desemprego;
Licença Maternidade;
Vale Transporte;
Vale Alimentação e Assistência Médica.
Faltas Justificadas.
Para que você possa ter um maior entendimento de uma olhada nas especificações de cada um pois isso é muito importante afinal quando você conhece seus direitos também se responsabiliza pelo cumprimento de seus deveres.

Afinal a Legislação trata-se de um acordo mútuo que viabiliza o estabelecimento de deveres e direitos de ambas as partes, isso SE CHAMA DEMOCRACIA!


                



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE