Como Demitir um Funcionário?

              

Bem na vida de trabalho sabemos que nenhum emprego dura para sempre embora a maioria das pessoas quando se candidatem a uma vaga de emprego esperem ficar nele por toda vida ou o máximo de tempo em que puder estar na empresa e em seu cargo.
Em contrapartida as empresas também esperam ter aquele funcionário por um longo tempo, afinal os processos de contratação são caros e os de demissão ainda mais.
Partindo dessa premissa num diálogo com amigos que fazem a faculdade de RH levantamos uma pergunta que é ponto chave nesse processo de contratação e demissão, bem muitas empresas hoje vivem essa realidade por conta da crise tiveram que desligar muitos funcionários, alguns como falava essa semana com uma amiga tinham longa data de casa e aí, como será que é para um gerente de RH, ter que comunicar a decisão da empresa sobre a demissão ao funcionário.
Não atuou no Rh, mas tenho amigos que atuam na área e eles apontam que demitir é um dos momentos mais difíceis para um gestor, pois gera uma alta dose emocional tanto do empregado e até mesmo do empregador que muitas vezes não está demitindo porque deseja, mas por uma necessidade financeira, de ajustes da empresa.
Um ponto importante o momento de comunicar a demissão não deve ser delegado ao RH, mas sim ao gestor direto do funcionário, pois você mais do que ninguém trabalhou ao lado desta pessoa, teve seu respeito, seu trabalho e o mínimo que pode conceder a ela num momento como este é esta reciproca.
Em primeiro lugar existem casos e casos par demissão, então antes de tomar esta decisão esgote todas as chances de ter que se chegar a ela, não opte pela demissão por um minuto de impulsividade, pois uma vez que você comunique a este funcionário não há volta no processo.
Este momento não o melhor para ninguém, mas se a empresa dispõe de uma cultura aberta, franca, onde cada funcionário conhece seu papel dentro da organização, sabe de suas reponsabilidades, o que se esperava dele, o demitir ainda será difícil mais poderá ser executado numa linha mais cordial, você não terá ricos de enfrentar uma crise de desagrado abrupta por parte do empregado.
Saber seguir alguns protocolos é muito importante como ter total certeza da decisão, preparar antecipadamente o funcionário para que ele não seja pego de surpresa, confidencialidade na informação do processo de demissão, ou seja, somente a os devidos interessados devem saber desta decisão, para que não se gere as chamadas fofocas de bastidores.
Priorize o início da semana e logo na chegada, não é de bom tom deixar o funcionário trabalhar o dia todo para depois rapidamente no fim dia rapidamente virar e dizer a está você está demitido, isso é antiprofissional.
Seja discreto escolha um local adequado para comunicar sua decisão, priorize a descrição não exponha o funcionário a humilhações ou constrangimentos, até porque eventualmente se isto ocorrer poderá ser negativo para empresa podendo reverter-se uma ação trabalhista, portanto todo cuidado é pouco.
Chame o funcionário de modo correto, comunique a ele que precisa falar com ele procurando manter a naturalidade em sua voz, mantenha a cordialidade e a boa educação, não é preciso ser agressivo, ou descortês mesmo que o funcionário tenha merecido ser demitido, já que o mundo costuma dá voltas e nunca se sabe como o dia de amanhã será, hoje o funcionário que você demite pode no futuro ser o dono da empresa que pode salvar a sua do buraco, pode ser um futuro empregador, portanto você não quer ganhar um inimigo nem para você nem para organização.
Para falar sobre a demissão vá direto ao ponto, objetivo e prático sem rodeios, mostre total segurança sobre a decisão tomada e os motivos que a geraram.
Seja justo quanto aos direitos que a lei concede a ele, não cometa irregularidades pois fatalmente isso se voltará contra você.
E por último sempre que uma demissão ocorre é importante que organização analise esta demissão afinal falhas ocorrem, mas como num casamento a relação é feita sempre por dois lados e fatalmente nunca há erro só de um lado.
Avalie as possíveis falhas que organização cometeu e o que pode ser feito para reduzir novas demissões no futuro.
Transparência, ética, sociabilidade são fatores essenciais nas relações de trabalho e nunca podem ser esquecidas.

E o mais importante lembre-se que antes de ser funcionário aquele empregado é um ser humano e merece ser tratado como tal, já que ser profissional não significa que deixamos de ser pessoas movidas por emoções, portanto se puder fazer algo pelo funcionário como uma carta de recomendação, dar boa referência quando a empresa for contatada por um novo contratante faça-o, pois, a vida é feita de boas ações e são elas que nos definem como pessoas e não máquinas programadas para se fazer um trabalho.

Comentários

  1. Olha esse pessoal está de parabéns, escrevem bem, e qualquer pessoa consegue entender, assunto variado. Blog tudo de bom.

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