ROUBADORES DE TEMPO COMO COMBATÊ-LOS?
O que é Gestão de Tempo?
Vamos apresentar algumas
definições:
1º O tempo é saber usá-lo para
realizar as atividades que você considera importantes e prioritárias,
profissional ou pessoalmente. Administrar o tempo é organizar a sua vida de tal
maneira que você obtenha tempo para fazer as coisas que realmente gostaria de
estar fazendo e que possivelmente não vem colocando em prática porque anda tão
ocupado com tarefas urgentes e de rotina (muitas delas não tão urgentes nem tão
prioritárias) que não sobra tempo.
2º Quem administra o tempo,
aumenta sua produtividade. Produtividade é o produto da eficácia pela
eficiência. Ser eficaz é fazer as coisas certas, isto é, fazer aquilo que
consideramos importante e prioritário. Ser eficiente é fazer as coisas certas,
isto é, com a menor quantidade de recursos possível.
3º Quem administra o tempo
coloca-o sob controle, torna-se senhor dele. Quem não o administra é por ele
dominado, pois acaba fazendo as coisas ao sabor das pressões do momento, não na
ordem e no momento em que desejaria.
Partindo dessas três
definições podemos concluir que efetuar a gestão de nosso tempo e ter controle
sobre o que fazemos, como quando e como fazemos de forma a obter bons
resultados no menor tempo possível, mantendo isso de modo equilibrado para
nosso organismo ter os caminhos de descanso e lazer para nós e para aqueles que
convivem conosco.
Para fazer uma boa gestão de
tempo em primeiro lugar precisamos fazer um estudo sobre nós mesmos, saber o
que nos move, como reagimos a algumas coisas, o que realmente nos importa.
Bem nossa lista de atividades
do dia-a-dia contém uma série de procedimentos e recurso, como a maioria das
pessoas efetuamos tudo ao mesmo tempo, pois muitas vezes nos ocupamos de coisas,
de tarefas que não são necessárias, ou até são mas não no momento em que
estamos fazendo , portanto fazer algo fora do planejamento, ou mesmo anexar
tarefas aquém do que você executar , pode constituir-se como ter um ladrão de
tempo, na verdade você rouba a si mesmo burlando sua agenda, porque o tempo no
lugar de render ele fica curto, pesado e estressante.
Por isso é importante conhecer
os recursos que você dispõe que no lugar de otimizar seu tempo acabam o
desperdiçando, foi feito um levantamento dos principais recursos que podem
roubar nosso tempo são eles:
• Falta de planejamento;
• Falta de informações suficientes;
• Falta de disciplina na agenda;
• Falta de definição clara de objetivos na execução de
tarefas;
• Centralização de Poder;
• Falta de Delegação;
• Sobrecarga de Trabalho;
• Desorganização pessoal;
•. Não definição ou classificação das
metas;
• Alteração constante de ordens e prioridade;
• Menosprezo ou ênfase inadequada em certas atividades;
• Indefinição de prioridades e cobrança incompleta e
descontinuada;
• Fragmentação e superficialidade;
• Incapacidade de dizer não;
•. Má utilização dos recursos (telefone,
fax, xerox, computador);
• Execução de serviços particular, em horário comercial;
•. Não antecipar prováveis acontecimentos futuros;
•. Não se prevenir contra problemas
rotineiros;
• Atrasos;
• Barulhos interrupções;
• Arquivos desorganizados;
• Responsabilidade e autoridades confusas;
•. Não se ajustar as mudanças;
• Treinamento Deficiente;
• Excesso de controle e reuniões improdutivas;
• Excesso de material para ler;
• Excesso de comunicação;
• Falta de comunicação;
• Inexistência de padrões/ critérios;
• Falta de diretrizes;
•. Não adaptação/resistências a mudanças;
• Excesso de reuniões e burocracia interna;
Ao olharmos esta lista muitos
vão pensar o quanto desta lista nós víamos, mas não avaliamos como um roubador
de tempo, como algo que acaba nos tomando uma demanda preciosa e mais o quanto
isso nos prejudica ao longo prazo.
O mais cruel e impiedoso
ladrão do nosso tempo é a lamentação. Nada causa mais desperdício de tempo, do
que uma lamentação inútil. É perigoso viver no passado. Depois de passar por
uma determinada experiência em sua vida, ou por situação resultante de uma
combinação de certas circunstâncias, pouco poderá fazer para modifica-las. Elas
já são parte do passado. É verdade que aprendemos com os erros passados, mas o
fato é que não podemos voltar atrás para corrigi-los.
Para poder desenvolver uma boa
gestão de tempo, temos que aprender trabalhar com a regra da organização, da
disciplina e da responsabilidade, por isso contar com ferramentas que auxiliem
nesta gestão faz toda diferença nessa rotina.
Bem sabemos que gestão de
tempo é muito importante, mas para empreender nesta árdua tarefa de organizar
nosso tempo, muitas vezes nos vemos diante da celebre pergunta e agora meu Deus
como vou pôr ordem nesse holocausto?
Ora a resposta é mais simples
do que você pensa, com um mundo tão tecnológico hoje dispomos de recursos e caminhos
que nos permitem condicionar este uso do tempo de forma hábil e rápida.
A agenda essa é uma ferramenta
de grande ajuda, pois com ela controlamos todos os nossos compromissos, bem
será mesmo, olha sou obrigada admitir usei a agenda tradicional por muito
tempo, mas confesso as vezes esquecia de uma nota, ou mesmo de anotar na hora
que precisava.
Isso gera uma confusão porque
uma agenda desorganizada mata o ser humano, então fazendo este artigo descobri
através da indicação de minha Docente na faculdade o aplicativo Wunderlist, bem
o que ele tem de especial, tudo, é um aplicativo fantástico, pois nos permite
controlar nossos compromissos e nos avisa do que temos que fazer, além disso
posso anexar documentos, mandar áudio para as pessoas que compartilham o uso de
minha pasta.
Para uma pessoa que estava à
beira de um colapso por ter muitos compromissos e a cabeça já estar dando nó
por conta deles este aplicativo caiu do céu, mas não foi só ele, em primeiro
lugar tive que fazer um estudo comigo mesma, saber quais são minhas
prioridades, organizar uma lista de minhas responsabilidades para então definir
o é importante, o que é urgente e o que é substancial pode ser adiado, confesso
que deu trabalho e ainda estou me adaptando, mas com disciplina tudo dá certo.
Mas quando vi a extensão do
estrago que meus roubadores de tempo estavam me causando, eu pude perceber a
gravidade em que minha vida se encontrava estava tudo um caos, agora estou
conseguindo ter uma certa ordem e a luz já surge no fim do túnel.
Segue aqui uma lista de
ferramentas que utilizei em minha gestão:
·
Ferramenta:
Roda da Vida;
·
Ferramenta:
Priorização de Tarefas;
·
Ferramenta: LTBL Ladrões do Tempo Bem Longe;
Vocês vão se questionar espere
aí a danada fala a ferramenta, mas não diz o que é?
Ahhhhh, sim pessoal eu resolvi
dar a vocês o caminho do primeiro passo, a análise para desenvolvermos uma
tarefa temos que nos preparar, nos desbravar, por isso deixei de propósito essa
pulguinha da curiosidade na mente de vocês, pois sei que muitos ao ler este
artigo vão se encontrar como eu e pesquisar sobre o assunto vai ajudar vocês,
por isso pesquisem e vejam o que descobrem sobre essas ferramentas, vocês vão
se surpreender.
São medidas e ferramentas
simples, que aplicadas com afinco propiciam grandes resultados que agem
diretamente na melhora da sua qualidade devida.
Pois quando tempo é bem
gerido, ele permite você desfrutar de coisas mais felizes e agradáveis.
Você se permite a passar mais
tempo fazendo coisas gosta, que lhe trazem a sensação de conforto, bem-estar, e
melhoraram sua convivência familiar, com os amigos com a vida.
Bem sabemos que o ser humano
dentre todos os seres da natureza é um dos mais fantásticos, mas as alegrias
param aí, porque seres humanos por mais particularidades que compartilhem uns
com os outros definitivamente não são iguais, não sentem igual.
Portanto fica claro
definitivamente nem tudo que serve para um vai servir para outro, tudo é uma
questão de adaptação, de personalidade, de necessidade, de objetivo, de
determinação.
Dessa maneira as ferramentas
aqui mencionadas são úteis sim, mas não significa que vão ser utilizadas da
mesma forma por cada pessoa.
Por isso antes de começarmos a
estruturar nossa gestão do tempo, devemos iniciar pelo processo de avaliação
pessoal, o que quero, como quero, quando quero, quais meus objetivos e partir
daí o ponto chave o quanto do meu tempo influencia no do outro e vice-versa.
Chegando num parâmetro com
certeza, muitos vão se surpreender, como nós aqui da equipe nos surpreendemos
no estudo, na avaliação e preparação desse trabalho.
Vimos o quanto a gestão de
tempo dos outros interfere na nossa e que o impacto se não bem calculada causa
danos, por isso batizamos esse tópico de O método serve para todos, porque o
objetivo é nos levar a pensar sobre esse envolvimento que temos uns nas vidas
dos outros e o quanto a gestão de tempo nos auxilia e ao mesmo tempo influencia
a rotina de outras pessoas.
E mais pudemos notar o quanto
isto pode afetar uma relação, seja profissional, familiar, de amizade.
Desta forma estabelecer
prioridades também nos obriga a avaliar o quanto a minha prioridade pode se
tornar um empecilho na vida do outro, deste modo se eu penso que meu cotidiano
influencia o de outras pessoas, serei mais atenta afinal o que não desejo para
mim não causarei aos outros.
para nós administradores que
em boa parte de nosso tempo e trabalho estamos lindando com equipes, saber o
quanto você pode esperar de si mesmo, é um passo de grande importância e
representa algo essencial na vida honestidade consigo e com os outros sobre o
ponderar com responsabilidade, sobre o saber dizer não para si mesmo , para os
outros, porque falamos muito de dizer não aos outros, no entanto nos esquecemos
que o principal não deve ser dito para nós mesmo , portanto este trabalho nos
fez refletir sobre nossas prioridades reais, aquelas que nos importam e que
realmente devem ser nosso objetivo , nosso ideal. Não somos levianas de afirmar
que conseguimos colocar tudo que aprendemos em prática, mas com honestidade
podemos admitir que demos o primeiro passo e este por si só já é muito
importante.
O restante do caminho, nossa
vida, nossas famílias, nossa carreira irá moldando e quando chegarmos em nossa
velhice nos lembraremos desse momento, desta oportunidade de aprendizagem com
muita alegria.
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