SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL O QUE É E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

                          




Hoje em dia tudo gira em torno de informações e dá tecnologia, por isso estar antenado neste contexto é de suma importância, uma vez que a demanda do mercado está a cada dia mais exigente.
Isso faz com que o investimento e as aplicações neste setor cresçam assustadoramente nos últimos anos, mas o que é isso SIG, para que serve, qual é a importância dele junto ao nosso desenvolvimento organizacional.
Neste artigo vamos pontuar algumas dessas perguntas, então vejamos a seguir:
1 -  Sistema de Informação Gerencial.
SIG é um sistema que aplica uma metodologia que serve para efetuar a captação dos mais diversos dados necessários para administração das empresas, através desses dados pode – se efetuar uma análise mais detalhada das informações o que facilita o gerenciamento do processo de decisão.
2 -   9 conceitos básicos de Sistema de Informação Gerencial:
Ambiente: é onde a empresa está inserida.
Sistema: é o que está sendo analisado.
Subsistema: é o que está sendo analisado dividindo em partes de forma estruturada.
Ecossistema: é o todo, onde estão inseridos o sistema e o subsistema.
Entrada de dados: são dados ou observações dos mesmos que não tem contesto significativo.
Processamento: onde os dados são avaliados e transformados em informações.
Saída de Informação: é o resultado obtido através do processamento de dados onde às informações passam a ser objetivas.
Feedback: é o retorno de uma informação para uma nova avaliação.

3-  Importância do SIG nas empresas:
A importância do SIG nas empresas está na facilidade gerada no desenvolvimento das atividades administrativas da empresa, dentre essas facilidades destacamos as cinco mais importantes:
Redução de custos operacionais, quanto menor for o gasto maior será a lucratividade da empresa.
Melhoria no acesso a ás informações, com relatórios mais precisos e rápidos.
Melhor interação com os fornecedores.
Melhoria nas tomadas das decisões, isso permite a empresa trabalhar com maior agilidade para que as decisões tomadas sejam colocadas em pratica no menor tempo possível.
Melhoria nas atitudes e atividades dos funcionários dentro da empresa, aumentando a motivação das pessoas envolvidas.

4 - Quais os aspectos podem colaborar para o crescimento do SIG dentro das organizações?

Os aspectos que colaboram para o crescimento do SIG são:
Envolvimento adequado da administração com o SIG; a interação entre o sistema e administração deve ser constante para que o resultado viabilizado possa ser aplicado, quanto maior é essa interação menos tempo se perde na tomada de decisão.
Competência das pessoas envolvidas no processo;
Uso de um plano-mestre;
Atenção especifica ao fator humano da empresa;
Habilidade dos executivos;
Apoio global tanto dos vários planejamentos da empresa (estratégico, tático e
(Operacional), quanto de toda a estrutura organizacional;
Conhecimento e confiança no SIG por parte de todos os usuários;
Manter sempre os dados e informações relevantes e atualizados; o sistema deve apresentar uma atualização continua para que as informações nele inseridas reduzam o risco de erros, por falta de atualizações diante das constantes mudanças sofridas no ambiente externo. Boa relação de custo X benefício.


5 – Tipos de decisões dentro das organizações:
As decisões se classificam em:
Decisões programadas: se caracterizam pelo o uso de um procedimento padrão que é acionado cada vez que ocorre a necessidade, são decisões rotineiras e repetitivas.
Decisões não programadas: são as decisões que vão sendo tomadas conforme as novidades apresentadas pelo ambiente (interno / externo).

6 -  A abordagem do SIG pode ser dividida em 3 níveis, quais são eles:
A abordagem do SIG é dividida em três níveis são eles:
Nível Estratégico: corresponde ao SIE (Sistema de Informações Estratégicas), que considera a interação entre as informações externas e internas da empresa; e analisa: os fatores e subfatores externos.
Nível Tático: corresponde ao SIT (Sistema de Informações Táticas), que considera a interação das informações de uma área de resultado.
Nível Operacional: corresponde ao SIO (Sistema de Informações) que possibilita a identificação de atividades especificas.

7 – O processo de SIG dentro das seguintes áreas:
Marketing; Produção; Administração Financeira; - Administração de Materiais; Administração de Recursos Humanos; Administração de Serviços; Gestão Empresarial.
Marketing: nesse processo são identificadas as necessidades de mercado assim como a colocação dos produtos e serviços junto ao consumidor onde podemos destacar alguns desses processos:
Desenvolvimento dos produtos atuais e novos, material promocional, estrutura de preços descontos e prazo.
Produção: consiste na transformação da matéria prima em produtos e serviços que são colocados no mercado onde vemos o processo produtivo programação e controle na qualidade desse processo e sua manutenção.
Administração Financeira: envolve planejamento, captação, orçamentos e gestão dos recursos financeiros, onde se aplica os registros contábeis da empresa.
Orçamentos, administração de contratos, operações bancarias e contabilidade patrimonial.

Administração Material: aplicam – se os suprimentos de bens materiais, serviços e equipamentos onde se envolvem o armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos na empresa. Utiliza – se analise de estoques, compras de materiais e equipamentos, distribuição e armazenagem dos mesmos entre outros.
Administração de Recursos Humanos: nesta função temos a aplicação da gestão de pessoas que conta com o planejamento e gestão de recurso, de seu desenvolvimento, benefícios, obrigações sociais, etc. Onde se destacam neste setor: analise do mercado de trabalho, recrutamento e seleção, movimentação de pessoal, manutenção de benefícios e obrigações sociais, avaliação de desempenho.
Administração de serviços: é a função em que se gerencia a administração de transporte de pessoas documentos, administração do patrimônio imobiliário e gestão dos serviços jurídicos e de segurança. Onde se aplica planejamento e administração de frotas de veículos, manutenção e conservação das instalações assim como dos utensílios e administração do patrimônio imobiliário.
Gestão empresarial: dentre todas as funções esta é a mais importante por que engloba todo planejamento empresarial e o desenvolvimento dos sistemas de informações. Onde temos envolvido planejamento (estratégico, tático e operacional), acompanhamento das atividades aplicadas, auditoria e planejamento do sistema de informação com a aplicação do gerenciamento dos dados.
Como pudemos ver o SIG facilita todo planejamento dos processos organizacionais, tornando os setores mais ágeis e objetivos. Além disso ainda temos o fator monetário envolvido, pois embora a implantação gere um certo custo na prática a economia gerada pela execução de um planejamento e estruturação dinâmicos fará que a curto, médio e longo prazo esse valor retorne em lucro e maior credibilidade no mercado. Afinal uma empresa que dispõe de uma estrutura bem pautada terá segurança para dispor seus produtos e garantir suas vendas junto ao seu mercado.

Os números registrados anualmente pelas grandes empresas que usam tecnologia de ponta são mais do suficientes para assegurar a assertividade de ação com a aplicação dessa ferramenta na gestão administrativa e isso pode ser adaptado a gestão de pequenas empresas também na verdade para muitas delas seria uma mão na roda já que muitas vezes o dono faz os serviços, de gestor, de vendedor e administrador, logo utilizar uma ferramenta como esta otimiza tempo e viabiliza o trabalho tornando –o mais fácil.

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