SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL O QUE É E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?
Hoje em dia tudo gira em torno
de informações e dá tecnologia, por isso estar antenado neste contexto é de
suma importância, uma vez que a demanda do mercado está a cada dia mais
exigente.
Isso faz com que o
investimento e as aplicações neste setor cresçam assustadoramente nos últimos
anos, mas o que é isso SIG, para que serve, qual é a importância dele junto ao
nosso desenvolvimento organizacional.
Neste artigo vamos pontuar
algumas dessas perguntas, então vejamos a seguir:
1 - Sistema
de Informação Gerencial.
SIG é um sistema que aplica
uma metodologia que serve para efetuar a captação dos mais diversos dados
necessários para administração das empresas, através desses dados pode – se
efetuar uma análise mais detalhada das informações o que facilita o
gerenciamento do processo de decisão.
2 - 9 conceitos básicos de Sistema de
Informação Gerencial:
Ambiente: é
onde a empresa está inserida.
Sistema: é o
que está sendo analisado.
Subsistema: é o
que está sendo analisado dividindo em partes de forma estruturada.
Ecossistema: é o
todo, onde estão inseridos o sistema e o subsistema.
Entrada
de dados: são dados ou observações dos mesmos que não tem contesto
significativo.
Processamento: onde
os dados são avaliados e transformados em informações.
Saída
de Informação: é o resultado obtido através do processamento
de dados onde às informações passam a ser objetivas.
Feedback: é o
retorno de uma informação para uma nova avaliação.
3- Importância
do SIG nas empresas:
A importância do SIG nas
empresas está na facilidade gerada no desenvolvimento das atividades
administrativas da empresa, dentre essas facilidades destacamos as cinco mais
importantes:
Redução de custos
operacionais, quanto menor for o gasto maior será a lucratividade da empresa.
Melhoria no acesso a ás
informações, com relatórios mais precisos e rápidos.
Melhor interação com os
fornecedores.
Melhoria nas tomadas das
decisões, isso permite a empresa trabalhar com maior agilidade para que as
decisões tomadas sejam colocadas em pratica no menor tempo possível.
Melhoria nas atitudes e
atividades dos funcionários dentro da empresa, aumentando a motivação das
pessoas envolvidas.
4 - Quais os aspectos podem colaborar para o crescimento do SIG dentro das
organizações?
Os aspectos que colaboram para
o crescimento do SIG são:
Envolvimento adequado da
administração com o SIG; a interação entre o sistema e administração deve ser
constante para que o resultado viabilizado possa ser aplicado, quanto maior é
essa interação menos tempo se perde na tomada de decisão.
Competência das pessoas
envolvidas no processo;
Uso de um plano-mestre;
Atenção especifica ao fator
humano da empresa;
Habilidade dos executivos;
Apoio global tanto dos vários
planejamentos da empresa (estratégico, tático e
(Operacional), quanto de toda
a estrutura organizacional;
Conhecimento e confiança no
SIG por parte de todos os usuários;
Manter sempre os dados e
informações relevantes e atualizados; o sistema deve apresentar uma atualização
continua para que as informações nele inseridas reduzam o risco de erros, por
falta de atualizações diante das constantes mudanças sofridas no ambiente
externo. Boa relação de custo X benefício.
5 – Tipos de decisões dentro das organizações:
As decisões se classificam em:
Decisões
programadas: se caracterizam pelo o uso de um procedimento
padrão que é acionado cada vez que ocorre a necessidade, são decisões
rotineiras e repetitivas.
Decisões
não programadas: são as decisões que vão sendo tomadas conforme
as novidades apresentadas pelo ambiente (interno / externo).
6 - A abordagem do SIG pode ser
dividida em 3 níveis, quais são eles:
A abordagem do SIG é dividida
em três níveis são eles:
Nível
Estratégico: corresponde ao SIE (Sistema de Informações
Estratégicas), que considera a interação entre as informações externas e
internas da empresa; e analisa: os fatores e subfatores externos.
Nível
Tático: corresponde ao SIT (Sistema de Informações Táticas), que considera
a interação das informações de uma área de resultado.
Nível
Operacional: corresponde ao SIO (Sistema de Informações)
que possibilita a identificação de atividades especificas.
7 – O processo de SIG dentro das seguintes áreas:
Marketing;
Produção; Administração Financeira; - Administração de Materiais; Administração
de Recursos Humanos; Administração de Serviços; Gestão Empresarial.
Marketing: nesse
processo são identificadas as necessidades de mercado assim como a colocação
dos produtos e serviços junto ao consumidor onde podemos destacar alguns desses
processos:
Desenvolvimento dos produtos
atuais e novos, material promocional, estrutura de preços descontos e prazo.
Produção:
consiste na transformação da matéria prima em produtos e serviços que são
colocados no mercado onde vemos o processo produtivo programação e controle na
qualidade desse processo e sua manutenção.
Administração
Financeira: envolve planejamento, captação, orçamentos e
gestão dos recursos financeiros, onde se aplica os registros contábeis da
empresa.
Orçamentos, administração de
contratos, operações bancarias e contabilidade patrimonial.
Administração
Material: aplicam – se os suprimentos de bens materiais, serviços e
equipamentos onde se envolvem o armazenamento e movimentação de materiais e
equipamentos na empresa. Utiliza – se analise de estoques, compras de materiais
e equipamentos, distribuição e armazenagem dos mesmos entre outros.
Administração
de Recursos Humanos: nesta função temos a aplicação da gestão de
pessoas que conta com o planejamento e gestão de recurso, de seu
desenvolvimento, benefícios, obrigações sociais, etc. Onde se destacam neste
setor: analise do mercado de trabalho, recrutamento e seleção, movimentação de
pessoal, manutenção de benefícios e obrigações sociais, avaliação de
desempenho.
Administração de serviços: é a
função em que se gerencia a administração de transporte de pessoas documentos,
administração do patrimônio imobiliário e gestão dos serviços jurídicos e de
segurança. Onde se aplica planejamento e administração de frotas de veículos,
manutenção e conservação das instalações assim como dos utensílios e
administração do patrimônio imobiliário.
Gestão
empresarial: dentre todas as funções esta é a mais
importante por que engloba todo planejamento empresarial e o desenvolvimento
dos sistemas de informações. Onde temos envolvido planejamento (estratégico,
tático e operacional), acompanhamento das atividades aplicadas, auditoria e
planejamento do sistema de informação com a aplicação do gerenciamento dos
dados.
Como pudemos ver o SIG
facilita todo planejamento dos processos organizacionais, tornando os setores
mais ágeis e objetivos. Além disso ainda temos o fator monetário envolvido,
pois embora a implantação gere um certo custo na prática a economia gerada pela
execução de um planejamento e estruturação dinâmicos fará que a curto, médio e
longo prazo esse valor retorne em lucro e maior credibilidade no mercado.
Afinal uma empresa que dispõe de uma estrutura bem pautada terá segurança para
dispor seus produtos e garantir suas vendas junto ao seu mercado.
Os números registrados anualmente
pelas grandes empresas que usam tecnologia de ponta são mais do suficientes
para assegurar a assertividade de ação com a aplicação dessa ferramenta na
gestão administrativa e isso pode ser adaptado a gestão de pequenas empresas
também na verdade para muitas delas seria uma mão na roda já que muitas vezes o
dono faz os serviços, de gestor, de vendedor e administrador, logo utilizar uma
ferramenta como esta otimiza tempo e viabiliza o trabalho tornando –o mais
fácil.
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