GESTÃO DO TEMPO EIS O DESAFIO!
O que é o tempo, um momento,
um acontecimento, um fenômeno, uma ação, há vida?
Bem podemos dizer com
segurança que o tempo é um pouco disso tudo. Porque tudo isso está contido em
nossa vida, então dizer que o tempo é um conjunto contínuo de nossos
acontecimentos não seria uma afirmação tola.
A marcação do tempo iniciou-se
na era da Pré – História quando o homem vivia sua vida nômade ele tinha de
observar a natureza e suas mudança, o dia, à noite, as estações foram servindo
de parâmetros para que o homem começasse a controlar o tempo e caminhar com
ele.
Ao observar os movimentos da Terra,
as Estrelas e tudo que estava a sua volta permitiu ao homem a chegar numa forma
de marcar seus passos, suas ações e assim ter controle sobre o tempo, conforme
a humanidade evoluía o conceito de avalição e marcação de tempo também.
Surgiu o calendário na época
das civilizações antigas que já davam grande importância sobre o controle do
tempo, no Egito antigo a observação das estações permitia o plantio pós a cheia
do rio Nilo.
Depois tivemos o relógio de
Sol pelos Astecas, tivemos na idade média a ampulheta e com a interação do
desenvolvimento tecnológico pós Revolução Industrial chegamos ao relógio
mecânico.
Hoje o tempo se tornou a maior
ferramenta do ser humano, pois praticamente tudo depende dele e gira em torno
dele.
Numa era totalmente globalizada
as pessoas conectadas com todos ao mesmo tempo, gerenciar o tempo é quase uma
ação de risco, pois cada segundo vale ouro, pode significar a vida ou morte, o
auge ou a falência de uma Organização, portanto perder tempo é inconcebível nos
tempos de hoje.
Bem se não podemos perder o
tempo e este é precioso o que fazer para ter um bom uso do mesmo sem perder
questões importantes para nós, as questões que nos lembram que antes de mais
nada somos seres humanos e isso nos faz falhos, uma vez que diferente do tempo
não somos imortais com nos mostra Guardini “O homem que envelhece vai tomando
gradativamente consciência de que não é eterno. Agita-se menos e, assim, os
sons das vozes que vêm do além se fazem ouvir. ”
Não perder tempo, a dúvida
cruel, nossa rotina é tão sufocante que estamos sempre querendo tempo. Mas espere
será que estamos verdadeiramente fazendo bom uso do tempo, porque uma boa
gestão de tempo representaria você conseguir administrar o tempo de forma a
cumprir suas tarefas sem sufocar seu dia, sua vida.
Se você anda sempre acelerado,
se faz mais coisas do que física e emocionalmente dá conta essa é a hora de
você parar e repensar sobre a gestão do seu tempo, sobre como você pode
conseguir fazer tudo dentro do tempo certo e ainda ter tempo para os momentos
em família e seu lazer.
Diante dessa conta que não
fecha é preciso buscar um caminho então por onde começar?
Vamos começar pela análise do
nosso dia-a-dia segue uma lista de questões que vão nos ajudar a efetuar esse
diagnóstico:
· Você começa o seu dia com uma lista de coisas
na cabeça, ou você simplesmente saúda o dia e se levanta?
· Você costuma prestar atenção ao seu cardápio?
· Normalmente você observa as pessoas a sua
volta?
· Você costuma ter uma agenda?
· Você costuma tirar um momento para relaxar,
apenas parar e respirar?
· Quando você chega em casa brinca com seus
filhos, sorri com sua esposa (o)?
· Ao dormir você deita e repousa ou você já dorme
com uma nova lista de tarefas na mente?
Mas para responder esse
questionário é preciso uma ferramenta elementar honestidade, pois você precisa
admitir aquilo que não fizer de modo correto.
Se você fez o questionário e a
maioria das respostas foram negativas e o levaram a reflexão isso significa que
com certeza seu tempo não está fluindo como devia.
Isso pede que você pondere
essa agenda, essa gestão, pois notoriamente está claro que sua qualidade de
vida está sendo comprometida e talvez seja hora de repensar e reestruturar
tudo, para que você não só consiga ser capaz de gerir suas tarefas, mas
principalmente recupere sua qualidade de vida.
Bem nossa lista de atividades
do dia-a-dia contém uma série de procedimentos e recurso, como a maioria das
pessoas efetuamos tudo ao mesmo tempo, pois muitas vezes nos ocupamos de
coisas, de tarefas que não são necessárias, ou até são mas não no momento em
que estamos fazendo , portanto fazer algo fora do planejamento, ou mesmo anexar
tarefas aquém do que você executar , pode constituir-se como ter um ladrão de
tempo, na verdade você rouba a si mesmo burlando sua agenda, porque o tempo no
lugar de render ele fica curto, pesado e estressante.
Elabore uma lista de tudo que
você usa em seu dia, não poupe nada, não esqueça seja honesto, depois que sua
lista estiver feita avalie dentro dos itens aqueles que você realmente precisa,
eu fiz esse teste, acreditem a gente se surpreende com quanta coisa que nos
cercamos e que na verdade não são importantes, são hábitos, rotinas, mesmices
que por mania não abrimos mão.
Ao olharmos esta lista muitos
vão pensar o quanto desta lista nós víamos, mas não avaliamos como um roubador
de tempo, como algo que acaba nos tomando uma demanda preciosa e mais o quanto
isso nos prejudica ao longo prazo.
O mais cruel e impiedoso
ladrão do nosso tempo é a lamentação. Nada causa mais desperdício de tempo, do
que uma lamentação inútil. É perigoso viver no passado. Depois de passar por
uma determinada experiência em sua vida, ou por situação resultante de uma
combinação de certas circunstâncias, pouco poderá fazer para modifica-las. Elas
já são parte do passado. É verdade que aprendemos com os erros passados, mas o
fato é que não podemos voltar atrás para corrigi-los.
Ao fazer algumas adaptações
tive alguns bons prognósticos, mas confesso que ainda estou longe da minha
gestão ideal.
Para fazer uma boa gestão de
tempo em primeiro lugar precisamos fazer um estudo sobre nós mesmos, saber o
que nos move, como reagimos a algumas coisas, o que realmente nos importa.
Feito esse estudo analisamos
nosso dia, nossas 24 horas e anotamos tudo o que fazemos, a coisas que são
feitas uma vez na vida outra na morte, estes vão para lista das ações
variáveis.
Depois vamos fazer uma lista
sobre o quanto de tempo mais ou menos desprendemos de cada tarefa.
Feito vamos pensar em como
podemos gerenciar estas tarefas. De modo podemos aplicar eficácia e a
eficiência diante delas.
Então segue aqui para vocês um
roteiro para ajudar a definir a administração de seu tempo.
1- Procure Ter, sempre, tudo
anotado. Muitos problemas aparentemente insolúveis são resolvidos quando os
colocamos por escrito. Tenha sempre à mão, um bloco de anotações. Coloque-o nos
lugares mais estratégicos de sua casa ou do escritório: à cabeceira da cama, ao
lado da mesa de jantar, no automóvel, etc. Assim você estará preparado para
fazer anotações a qualquer hora do dia ou da noite.
2- Afaste da sua esfera de
trabalho aqueles objetos possam distraí-lo. Mantenha limpa sua mesa de
trabalho, eliminando tudo que possa distrair sua atenção como, por exemplo,
jornais, correspondência pessoal, lembranças, etc.
3- Terminado seu trabalho, não
o deixe sobre a mesa. Guarde-o, para não sentir tentação de tornar a revisá-lo,
o que constitui perda de tempo.
4- Evite interrupções. Uma das
principais causas da perda de tempo, em nossa atividade profissional – e em
qualquer outra – são as interrupções feitas por companheiros de trabalho,
parentes e amigos bem-intencionados. Faça-se menos acessível; marque
determinadas horas por dia durante as quis você não receberá ninguém.
5- Elimine a conversa inútil,
quando está tratando de negócios. Pessoas muito falantes podem roubar seu
tempo. Cuidado com o telefone; conforme sua utilização, ele poderá economizar
ou desperdiçar seu tempo. Somente você pode controlá-lo.
6- Aprenda a dizer, NÃO! Esta
é uma das palavras mais valiosas e eficazes do mundo dos negócios, e até mesmo
na sua vida particular, familiar ou social. Não permita que o comprometam com
projetos e atividade das quais você não tenha real interesse. Selecione
cuidadosamente suas atividades. Afinal é o SEU tempo que está sendo gasto.
7- Aprenda a ouvir atentamente
e não perderá tempo verificando se realmente compreendeu o que foi dito.
Obtenha dados: quem, o que, quando, onde e por quê. Proceda assim cada vez que
enfrentar um novo problema e evitará voltar ao assunto para obter mais dados.
Ir ao dentista na 3ª feira, quando a hora estava marcada para 6ª feira,
significa que você não prestou a atenção necessária quando marcou a consulta.
Ouvir atentamente evita mal-entendidos.
Ao pôr em prática essas
sugestões poderão ocorrer ideias valiosas que permitirão aumentar sua
produtividade. Quando você tiver consciência da importância do tempo, será
muito fácil distribuí-lo e organiza-lo habilmente.
Essa pode ser desenvolvida em
conjunto com outras, o importante e tentar fazer o teste, mas para cada pessoa
ela vai funcionar de um jeito, por isso é importante você se analisar, se
conhecer, pois, poderá dizer exatamente o que dessas orientações lhe serão
úteis.
Ter uma boa gestão de tempo é
mais do que simplesmente termos uma agenda mega organizada, ter uma boa gestão
de tempo representa saber viver bem a vida.
Por isso encerro esse artigo
com frase da famosa canção de Roberto e Erasmo Carlos “ É Preciso Saber
Viver...”
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