EMPREENDEDORISMO GESTÃO DE SUCESSO!

                     


“ Empreendedorismo significa empreender, identificar, diagnosticar e resolver um problema ou situação complicada. É um termo aplicado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos. Empreender é também agregar valor, potencializar recursos, inovando através de uma utilização mais prática e consistente, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. ”

Mas da onde veio esse conceito do empreender?
Bem esse conceito surgiu na década de 50, quando o economista Joseph Schumpeter traz para o mercado uma nova forma de constituir empreendimentos, de inovar sistemas de negócios e assim transforma a compreensão do contexto de negócios.
Essa nova visão permite as empresas terem uma capacidade de se adaptar as mudanças exercidas no mercado e assim crescer e prosperar, portanto é preciso conhecer sua gestão, os mecanismos que você usa para seu desenvolvimento, é preciso estabelecer métricas do que vai ser preciso fazer para criar novos produtos e como ele irá diferir dos demais já existentes no mercado.
Foi avaliando o modelo dinâmico da economia, onde ocorreram as transformações que levaram o desenvolvimento econômico, Schumpeter dedicou sua obra para enfatizar o papel do empreendedor no mercado.
Ele relata que o empreendedor é aquele responsável por apresentar ao mercado novas combinações e técnicas de gestão, produção, vendas e divulgação para o mercado.
O empreendedor é ser dinâmico que enxerga aquém de seu tempo, de seu negócio, por isso ele transforma, ele renova e muda as constâncias do mercado em que se emprega.
Mas se empreender é algo tão bom, tão fácil porque o mercado ainda carece de grandes transformações.
Ora empreender não é tão fácil, pois não basta só criar a ideia, tem que se provar que a ideia é válida e fazer ela funcionar.
Num país como nosso o empreendedorismo embora tenha evoluído muito nos últimos tempos, ainda carece de estímulos, pois abrir uma empresa no Brasil é um processo complexo e burocrático, o que acaba por barrar o empreendedor.
Portanto para empreender antes de tudo é preciso ser criativo, ou seja, apresentar uma ideia diferencial ao mercado, segundo é preciso saber como funciona este mercado, entender como vai funcionar na prática o negócio que quero criar.
Depois é preciso estudar se este projeto tem chance de futuro para o seu desenvolvimento a longo prazo, porque dizemos isto, ora se analisarmos os relatórios emitidos pelo SEBRAE vemos que inúmeras empresas são criadas por ano no Brasil, mas, no entanto, mais da metade fale ou fecha dentro dos dois primeiros anos, então como empreender com sucesso?
Para que um negócio seja bem-sucedido não basta apenas ele ter um forte investimento, ele precisa receber um estudo, um preparo, podemos dizer construir um negócio é como fazer um bolo se faltar um ingrediente já bagunça toda receita, no caso de uma empresa temos uma questão bem mais grave do que um bolo que não deu certo, no caso de empresa o não dar certo resulta em prejuízo monetário, falência.
Portanto não dá para pensar em empreender ser estudar sobre o que você vai lidar pela frente, os órgãos como SEBRAE, Receita, Junta Comercial proporcionam inúmeros cursos e palestras voltadas para quem quer empreender.
Buscar orientação é muito importante para quem desenvolve um novo negócio, mas não é apenas estudo é também atitude, ora ser empreendedor é ter iniciativa, a pessoa não espera acontecer ela corre atrás, cria as oportunidades e vai em frente.
Tem que se ter otimismo, acreditar que vai dar certo, pois a credibilidade dos outros vai depender da sua, se você cria algo, mas tem dúvidas sobre seu próprio sucesso como você vai empreender.
Outro ponto é não ter medo do erro, uma vez que errar faz parte do crescimento, do desenvolvimento, o erro só fracasso quando eu me acomodo diante dele e deixo de aprender com ele e assim melhorar.
Dessa forma neste artigo o que deixamos como sugestão é acredite, ideias são negócios, o que você fará com ela é que determinará se esta pode vir a ser um sucesso ou um fracasso.
Lembre-se um empreendedor é um visionário ele enxerga pontos à frente de seu medo e vê o futuro e a história nos mostra inúmeros nomes que mudaram o mundo com suas ideias, Tomas Edson, Abílio Diniz, Bill Gates, Mark Zuckerberg, Henry Ford, Luis. B. Mayer, Walt Disney, Akio Morita, Thomas Watson Jr, Steve Jobs.
Cada um deles teve uma parcela de dissabores, mas em nenhum momento eles deixaram de acreditar e seus inventos e conquistas transformaram o mundo.
Não tenha medo, estude, crie, valorize, surpreenda e inove, é nessa linha que se constrói o seu futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE