Comprometimento o quanto isso vale?

                
“A palavra comprometimento tem origem no termo em latim compromissus, que indicava o ato de fazer uma promessa recíproca. Por esse motivo, comprometimento é um sinônimo compromisso e requer responsabilidade da parte de quem se compromete. ”


Bem porque essa palavra tem tanto impacto na vida das pessoas? E mais porque para muitas é tão difícil assimilar-se a ela.
Bem compromisso é algo que é exigido em qualquer situação da vida, seja ela nas relações familiares, fraternas, amorosas, mas porque acaba sendo fácil aplicar esse conceito para a família e não para o trabalho?
Essa é uma pergunta complexa, pois sabemos que quando se trata de seres humanos, como diria o personagem Lucas Silva e Silva do programa Mundo da Lua da Tv Cultura “ Onde tudo, tudo pode acontecer”. Portanto quando lidamos com pessoas é como abrir a bendita caixa de Pandora pois você nunca sabe o que vai sair de lá.
E pessoas são tão diferentes umas das outras que conciliar os interesses num ponto comum é algo delicado, mas pessoal creio piamente que vale apena.
A história nos mostra exemplos lindos a respeito de comprometimento pleno, puro e absoluto um deles está sendo canonizado pela igreja católica “ Madre Tereza de Calcutá”, exemplo de fé, de força, de amor e acima de tudo comprometimento, pois em toda sua vida ela se comprometeu pelo povo, pelos mais pobres por aqueles que não podiam se defender e fez um trabalho admirável.
Bem Abraham Lincoln foi outro exemplo de compromisso, aboliu a escravidão nos Estados Unidos, defendia os pobres e humildes, é foi considerado um dos inspiradores da moderna DEMOCRACIA, e mais ele também mostrou que quando se quer alcançar um objetivo, você não pode medir esforços, o homem foi lenhador, trabalhou numa serraria, foi barqueiro, balconista e Chefe dos Correios da Aldeia de Salem em Illinois. Como barqueiro, em 1831, navegava pelos rios Mississipi e Ohio, transportando mercadorias. Nas horas vagas se dedicava à leitura. Participou como Capitão voluntário, na luta contra os índios no sul do Estado. Foi chefe dos correios e trabalhou na demarcação de terras para o governo.
Em 1834 elegeu-se Deputado pela Assembleia de Illinois. Estudou Direito, formando-se em 1837. Trabalhou defendendo as causas dos pobres e humildes. Fez oposição a invasão de terras no México, mas no fim do conflito novas terras foram anexadas aos Estados Unidos. Sua posição o fez perder muitos votos. Lincoln fazia campanha para que essas novas terras ficassem livres da escravidão, como um homem sensato ele acreditava que todo homem nasce livre e por isso tinha todo direito de permanecer livre. Concorreu para o senado, foi derrotado, afastou-se da política durante cinco anos. Seus discursos e debates em torno da escravidão os tornou conhecido e popular, o homem era comprometido, com seus ideais, com o povo e lutava por eles. Em 1854 participou da fundação do Partido Republicano.
Em 1858, candidato ao Senado pelo novo Partido Republicano, perdeu as eleições para Douglas, mas como lutador, determinado como era não se acovardou e permaneceu de pé tornou-se líder dos republicanos. Em 1860, disputou o pleito para a presidência da república e elegeu-se o 16º presidente dos Estados Unidos.
Quando assumiu a presidência o cenário enfrentado por Lincoln não era nada favorável, um governo sem recursos, sem exército, e uma opinião pública que pouco o apoiava, ele tinha tudo par fracassar.
Bem que estuda história sabe que o homem brilhante não fracassou, muito pelo contrário ele unificou o país, e fez tudo que estava ao seu alcance para poder garantir ao povo, aquilo que era direito deles “ UM GOVERNO FEITO PARA O POVO E PELO POVO”.
Ora porque usei Lincoln como exemplo para este artigo, porque a força motora desse homem para mim representa o real significado de comprometimento, afinal comprometer-se significa você tomar uma causa como sua, você luta de modo incansável pelos seus, pelo que você acredita e muitas vezes você coloca os interesses daqueles a quem você defende acima dos seus.
Para nós que atuamos na área administrativa como líderes o que isso nos ensina?
Responderei por mim como pessoa e como profissional representa que minha equipe é meu propósito, e que me comprometo por eles e com eles e não importa os sacrifícios que eu tenha que fazer para que juntos alcancemos nosso lugar ao Sol, eu estou ao seu lado e tenho orgulho de cada um deles.
Desistir não serve para um guerreiro, ele cai mas levanta, ele chora mas enxuga as lágrimas e depois segue, até chegar onde é preciso.
Não estamos aqui para dar lições a ninguém, nosso objetivo é o de transmitir nossa opinião, e cada um avalia como desejar.
Pois como transmissores de conhecimento, nos propomos a respeitar a todos que pensem de modo contrário e dar a estes o direito de contra resposta.
Hoje nosso país enfrenta um festival de incertezas, mas como Lincoln quero ter a certeza que estou fazendo pelo meu povo, a diferença e que de modo algum vou desistir de como pessoa, como cidadã de fazer minha parte para que isso mude, para que todo brasileiro tenha orgulho de seu país.

Dentro do meu trabalho, da minha carreira sei que devo fazer o meu melhor, por isso deixo aqui neste artigo a mensagem para todos aqueles que acreditam no melhor, e sabem que nada é construído sem TRABALHO, sem esforço, a VITÓRIA vem como resultado do seu COMPROMETIMENTO, de sua paixão, de sua obstinação pelo que acredita e seu RESPEITO E AMOR, por quem você LUTA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

VOCÊ CHEGOU SEXTA-FEIRA QUANTA SAUDADE!

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE