Profissional Multitarefas Como Gerenciar Essa Gestão?

                        



Multitarefas diz-se de um sistema operacional que é capaz de executar simultaneamente duas ou mais aplicações, ou como conhecemos gerenciar e executar inúmeras tarefas ao mesmo tempo.

Essa palavra multitarefa é pluralidade, executar inúmeras tarefas ao mesmo tempo, não é fácil, mas cada dia mais os profissionais tem se preparado para exercer essa função, trata-se de um profissional diferencial, aquele que se divide no controle e na gestão de vários departamentos, que tem um conhecimento de alto nível, um auto grau de organização e desprendimento.
No mundo dos Negócios apresentar essas características torna-se uma necessidade para quem deseja um cargo de alta hierarquia.
Mas ser multitarefas é ser “o Rei Midas dos Negócios”, é trabalhar horas a fio, é aceitar todas as tarefas que vierem?
Bem não é bem assim, a primeira coisa que um profissional precisa fazer e saber antes de desenvolver múltiplas atividades é conhecer o seu campo de trabalho e o potencial de sua capacidade. Muitas vezes abraçamos o mundo com as mãos achando que tudo vai ficar ótimo, aí começamos a não dar conta, perdemos o foco, temos pressão além da conta, não conseguimos delegar com precisão, acumulamos estresse e em casos extremos até comprometemos a saúde, quantas pessoas tem enfrentado o AVC e problemas cardíacos decorrentes do excesso de trabalho.
Por isso antes de mais nada o que é um profissional multitarefa, ora é aquele que consegue lidar com vários compromissos, faz mais de uma coisa ao mesmo tempo, eu costumo, escrever e explicar matemática para minha filha , muitas vezes como Dona de Casa chego do meu trabalho, vou fazer janta, colocar roupa na máquina, varrer casa, vou alinhando, uma coisa e outra, a gente faz, mas na prática acabo ficando mais cansada, então percebi que posso ser multitarefa, se souber alinhar um cronograma, desenvolver as tarefas em ordem de importância, portanto, primeiro varria a casa e tirava a bagunça, depois colocava comida no fogo, ai enquanto cozinhava eu cuidava da máquina de roupa, ao fazer um cronometro do tempo descobri que gastava muito mais tempo tentando fazer tudo ao mesmo tempo, do que ordenando a realização das mesmas.
Eu evito estar com o celular ligado no status normal, eu deixo no silencioso enquanto trabalho, analiso relatório, pois tira minha atenção até voltar ao raciocínio já perdi tempo.
Ser organizado é a primeira qualidade que um profissional multitarefas tem que ter.
Segundo concentração absoluta, se você lida com múltiplas funções, deve lembrar-se que enquanto estiver executando uma atividade manter o foco é essencial.
Fazer uma lista sobre o que precisa ser feito, o grau de importância também ajuda, uma vez quando você define as prioridades você pode controlar a gestão de tempo dentro de prazos.
Manter as conexões que realmente devem ser monitoradas, e-mail, rede de contatos voltados a empresa etc.
Realizar com alegria, não adianta nada se querer fazer tudo se o seu tudo não te satisfaz.
É de grande importância o saber delegar, porque definitivamente não podemos realizar tudo, pedir ajuda e partilhar o trabalho torna a gestão multitarefas muito mais fácil.
Otimizar o tempo também ajuda, quanto mais estabelecido são as prioridades mais rápido elas se realizam.
Cada pessoa tem uma forma de trabalhar, portanto ela também sabe o seu limite, então quando você se encontrar ultrapassando esse limite por inúmeras vezes e não encontrar essa satisfação, essa sensação de tarefa realizada, deve repensar em como você está trabalhando, se não está seguindo o caminho errado, de que adianta achar que pode tudo que faz tudo e não encontrar felicidade nisso.
Deixo aqui algumas dicas do meu uso como administradora e professora.
Mantenho uma agenda do que preciso fazer. Por assunto, necessidade e grau de importância.
Respondo meus e-mails seguindo o mesmo padrão.
Delego tarefas e compartilho medidas e sugestões para melhorias no ambiente de trabalho.
Sou sincera nunca assumo o que sei que não sou capaz de fazer. Tenho um código de ética pessoal, realizo meu trabalho para chegar ao fim do dia-a-dia com aquela sensação de plenitude e não para ganhar nome ou status, se isso é obtido ótimo, mas se não procuro continuar fazendo meu trabalho, por mim mesma, por que acredito que minha palavra como dizia meu avô “ Esta vale seu peso em ouro, representa seu nome sua herança “.
Sendo assim faço o que posso e procuro fazer com alegria, para que a vida realmente possa valer apena.

Seja um profissional focado, destemido, mas acima de tudo reconheça seus limites e saiba lidar com eles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE