Profissional Multitarefas Como Gerenciar Essa Gestão?
“
Multitarefas diz-se de um
sistema operacional que é capaz de executar simultaneamente duas ou mais
aplicações, ou como conhecemos gerenciar e executar inúmeras tarefas ao mesmo
tempo. ”
Essa palavra multitarefa é
pluralidade, executar inúmeras tarefas ao mesmo tempo, não é fácil, mas cada
dia mais os profissionais tem se preparado para exercer essa função, trata-se
de um profissional diferencial, aquele que se divide no controle e na gestão de
vários departamentos, que tem um conhecimento de alto nível, um auto grau de
organização e desprendimento.
No mundo dos Negócios
apresentar essas características torna-se uma necessidade para quem deseja um
cargo de alta hierarquia.
Mas ser multitarefas é ser “o
Rei Midas dos Negócios”, é trabalhar horas a fio, é aceitar todas as tarefas
que vierem?
Bem não é bem assim, a
primeira coisa que um profissional precisa fazer e saber antes de desenvolver
múltiplas atividades é conhecer o seu campo de trabalho e o potencial de sua
capacidade. Muitas vezes abraçamos o mundo com as mãos achando que tudo vai
ficar ótimo, aí começamos a não dar conta, perdemos o foco, temos pressão além
da conta, não conseguimos delegar com precisão, acumulamos estresse e em casos
extremos até comprometemos a saúde, quantas pessoas tem enfrentado o AVC e
problemas cardíacos decorrentes do excesso de trabalho.
Por isso antes de mais nada o
que é um profissional multitarefa, ora é aquele que consegue lidar com vários
compromissos, faz mais de uma coisa ao mesmo tempo, eu costumo, escrever e
explicar matemática para minha filha , muitas vezes como Dona de Casa chego do
meu trabalho, vou fazer janta, colocar roupa na máquina, varrer casa, vou
alinhando, uma coisa e outra, a gente faz, mas na prática acabo ficando mais
cansada, então percebi que posso ser multitarefa, se souber alinhar um
cronograma, desenvolver as tarefas em ordem de importância, portanto, primeiro
varria a casa e tirava a bagunça, depois colocava comida no fogo, ai enquanto
cozinhava eu cuidava da máquina de roupa, ao fazer um cronometro do tempo
descobri que gastava muito mais tempo tentando fazer tudo ao mesmo tempo, do
que ordenando a realização das mesmas.
Eu evito estar com o celular
ligado no status normal, eu deixo no silencioso enquanto trabalho, analiso relatório,
pois tira minha atenção até voltar ao raciocínio já perdi tempo.
Ser organizado é a primeira
qualidade que um profissional multitarefas tem que ter.
Segundo concentração absoluta,
se você lida com múltiplas funções, deve lembrar-se que enquanto estiver
executando uma atividade manter o foco é essencial.
Fazer uma lista sobre o que
precisa ser feito, o grau de importância também ajuda, uma vez quando você
define as prioridades você pode controlar a gestão de tempo dentro de prazos.
Manter as conexões que
realmente devem ser monitoradas, e-mail, rede de contatos voltados a empresa
etc.
Realizar com alegria, não
adianta nada se querer fazer tudo se o seu tudo não te satisfaz.
É de grande importância o
saber delegar, porque definitivamente não podemos realizar tudo, pedir ajuda e
partilhar o trabalho torna a gestão multitarefas muito mais fácil.
Otimizar o tempo também ajuda,
quanto mais estabelecido são as prioridades mais rápido elas se realizam.
Cada pessoa tem uma forma de
trabalhar, portanto ela também sabe o seu limite, então quando você se
encontrar ultrapassando esse limite por inúmeras vezes e não encontrar essa
satisfação, essa sensação de tarefa realizada, deve repensar em como você está
trabalhando, se não está seguindo o caminho errado, de que adianta achar que
pode tudo que faz tudo e não encontrar felicidade nisso.
Deixo aqui algumas dicas do
meu uso como administradora e professora.
Mantenho uma agenda do que
preciso fazer. Por assunto, necessidade e grau de importância.
Respondo meus e-mails seguindo
o mesmo padrão.
Delego tarefas e compartilho
medidas e sugestões para melhorias no ambiente de trabalho.
Sou sincera nunca assumo o que
sei que não sou capaz de fazer. Tenho um código de ética pessoal, realizo meu
trabalho para chegar ao fim do dia-a-dia com aquela sensação de plenitude e não
para ganhar nome ou status, se isso é obtido ótimo, mas se não procuro
continuar fazendo meu trabalho, por mim mesma, por que acredito que minha
palavra como dizia meu avô “ Esta vale seu peso em ouro, representa seu nome
sua herança “.
Sendo assim faço o que posso e
procuro fazer com alegria, para que a vida realmente possa valer apena.
Seja um profissional focado,
destemido, mas acima de tudo reconheça seus limites e saiba lidar com eles.
Comentários
Postar um comentário