QUAL O MELHOR CAMINHO PARA SE GERENCIAR CONFLITOS?



Desde que mundo é mundo que o danado do ser humano gosta de criar situações desconcertantes, quantas vezes você já não se viu numa situação com uma pessoa que faltou pouco para você não grudar nos cabelos dela?
Eu tenho uma lista bem grande, mas na maioria das vezes o bom senso, o respeito, acabam sendo prioridade aí a gente faz cara de paisagem, engoli em seco, vai para casa, respira repensa a situação e agradece a Deus por não ter perdido a cabeça e sabido manter a boca fechada. No dia seguinte você leva o seu dia de boa e ignora a pessoa, ou se for o caso resolve a situação com calma e tranquilidade.
Bem conflitos é algo comum, acontece que pessoas não são iguais, tenho escrito muito isso em meus artigos, mas dou ênfase pois por mais que se fale o bendito do ser humano esquece, aí vai lá e causa o caos por nada.
Sou 9 anos mais velha que meu irmão caçula e nossas brigas na infância dele era normal, eu adolescente ele um menino cheio de energia, meu irmão era friamente calculista, ele sabia que minha mãe arrancaria meu couro se eu batesse nele e ele tinha prazer em me testar só para ver se eu ia perder a cabeça e no fim fazer minha mãe me bater.
Eu ficava louca da vida, as vezes tive momentos de querer realmente arrancar o couro dele, mas eu preferia me controlar ao máximo, no fim ele era quem acaba apanhando, pois, minha mãe sempre pegava ele no pulo da arte, o garoto quebrava minhas maquetes, derrubava meu castelo de cartas, rabiscava meus cadernos da escola e sequestrava minhas bonecas, ele fez isso até atingir uns 13 anos, muitos de vocês ao ler este artigo vão se perguntar ora o que isso tem a ver com gerenciar conflitos. Eu respondo meus amigos, tudo haver, porque conflitos, nada mais são que um apanhado de desacordos entre duas pessoas que por um motivo importante, ou mesmo tolo, se desentendem e acabam gerando um clima tenso, desagradável.
Na minha casa a pessoa prejudicada era minha mãe, agora imagine uma questão de conflito dentro de uma equipe, na organização, o prejuízo é claro e nítido ele se apresenta no desempenho das funções que estes colaboradores executam e dependendo da carga atribuída no conflito afeta toda a equipe.
Existem pessoas e pessoas, mas algumas parecem que tem o dom para causar problemas, então pergunto a vocês o que fazer quando você tem um colaborador assim?
Muita gente vai dizer ora mandar embora, afinal quem quer problema, pode até ser mas para mim a demissão é o último recurso, é preciso antes de tudo entender o que aconteceu, conversar com ambas as pessoas, estudar seus históricos junto aos demais profissionais, analisar suas características emocionais, suas origens acreditem isso diz muito sobre como um ser humano é capaz de reagir sob uma situação de conflito.
Minha mãe era uma mãe que trabalhava fora, que tinha uma vida de lutas e por mais que ela fosse uma mãe amorosa não tinha muita paciência para ver qual de nós tinha razão, ela ia castigava a nós dois, eu tinha vontade de fuzilar o pestinha, mas conforme fui crescendo comecei eu mesma a tentar gerenciar nossos conflitos, com o tempo eu percebi que meu pequeno irmão só queria atenção, alguém para brincar, para se dedicar a ele.
Então no lugar de querer matar ele, eu passei a dar minha atenção para ele, assistia o Ratimbum com ele, os contos de fadas um programa lindo na cultura, comecei a ensinar ele a fazer o castelo de cartas e quando eu tinha maquetes da escola para fazer eu sempre deixava ele pintar, colar, me ajudar do jeito dele.
Nós crescemos aparentemente isso pode não ter sido tão importante, mas para meu irmão fez toda diferença, minha cunhada disse que ele sempre fala que sequestrava minhas bonecas só para que eu brincasse  com ele. E que ele me amava muito pelo fato de saber ter entendido que ele precisava de mim e me disposto a ser alguém melhor para ele, nós tivemos nossas diferenças, mas a forma como eu encarei o problema, quando eu me dispus a ver a situação pelos olhos carentes de afeto do meu irmão caçula eu pude verdadeiramente dar ele o que ele precisava.
Por isso posso dizer a vocês eu gosto de avaliar as emoções pelos olhos dos outros, pois a dor nunca é igual a minha, as vezes um problema interno surge porque um colaborador se acha melhor que o outro, ou a pessoa é carente mesmo, quantas pessoas tem carências emocionais, muita gente vai dizer ao ler ok eu não sou psicólogo, e eu respondo meu caro amigo(a) eu também não sou , embora tenha estudado a disciplina tanto na minha formação da educação como na administrativa, isso não faz de mim uma profissional da área, mas o que me faz ver as coisas sobre um prisma diferente é agir com humanidade se imaginar no lugar do outro. É claro que agir com humanidade não representar se tolo, temos que ter firmeza em nossas atitudes, pois se a pessoa tiver um problema que possa ser ajudado porque não o ajudar, mas se pessoa não quiser ser ajudada ai não há muito o que se fazer.
Um bom gestor de conflitos é antes de tudo imparcial, ele não toma partido, analisa pelo lado de fora da situação, busca ouvir os dois lados , ouvir as pessoas que estejam presenciando os fatos, busca analisar o peso dessas questões  sobre uma linha de equilíbrio visando o bem de todos e a tranquilidade da organização.
E nunca esquecer que antes de tudo somos apenas humanos e falhar é algo que pode acontecer com qualquer um de nós, pois erros existem não para nos torturar mas sim para que possamos reavaliar nossas ações e recomeçar sendo seres humanos melhores para nós e para os outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE