O que Roma pode nos Ensinar sob a ação de Administrar?

Resultado de imagem para Roma


A administração é uma ciência tão antiga quanto as civilizações, na verdade essa arte é tão similar as ações humanas que notoriamente está em tudo que fazemos.
Administrar é tão presente em nossa vivência, que toda pessoa é capaz de administrar e na prática o faz sem se dar conta disso.
Ora quando vamos ao supermercado fazer as compras do mês e começamos a comparar marca e preço, estamos fazendo o que na administração chama-se de análise de custos onde comparamos o fator custo benefício.
Quando avaliamos o estoque de materiais em nosso escritório, ora isso é logística avaliar a matéria prima e sua validade.
Quando estamos dando aula e nossos alunos estão desanimados e queremos que eles melhorem seus rendimentos, nós vamos lá e os lembramos de todos os motivos que eles têm para permanecer de pé e vencer.
Bem no setor de recursos humanos a isso damos o nome de motivação, como vocês podem ver caros amigos tudo é administração.
Mas como a sociedade a administração evoluiu adaptou-se ao processo histórico e transformou-se e a cada vez que a humanidade transpõe uma nova era esta ciência evolui junto.
Nós tivemos um período na história que moldou nossa estrutura social, a era das grandes civilizações apresentou a humanidade momentos de poder, de honra e glórias.
Nos trouxe os conceitos e fundamentos da nossa tão preciosa Democracia, nos mostrou a essência da Lei.
A arte da guerra com o conceito de estratégia e uma civilização mostrou sua supremacia sob as outras, quem aqui alguma vez já não se viu estudando a poderosa Roma.
Pois bem esta civilização é responsável por muitas das aplicações que vemos na administração, os impostos que o digam, os códigos legais, as administrações públicas vieram desta civilização.
Roma foi sem sombra dúvidas um dos maiores impérios já vistos e não há como ser um administrador e não ter por Roma essa paixão, essa necessidade de entender seus preceitos.
As cidades estados eram administradas com precisão, os generais eram treinados para ser grandes administradores.
Um dos maiores exemplos disto foi Júlio Cesar a forma como ele administrou sua carreira e a colocou em ascensão nos traz ótimas dicas.
Bem a primeira o grande Júlio Cesar antes de ser um imperador era simplesmente um homem e dentro de si buscava atingir suas conquistas.
O que ele fez?
Bem Cesar elaborou uma meta e quem estudou sobre Roma sabe que o homem era incansável e que até chegar ao trono de imperador foi uma longa jornada.
Mas ele estava focado, era um grande estrategista, cada passo que dava era milimetricamente bem calculado.
Ao longo da carreira ele fez grandes parceiros assim como inimigos, nesta volta ele sabia muito bem avaliar o quanto de generosidade ele podia conceder e o quanto de autoridade ele devia aplicar diante de seus inimigos.
Outra qualidade elementar era o dom da palavra, Cesar conseguia que seus soldados o seguissem não pelo medo, ou pelo interesse nos espólios das batalhas, mas sim pela glória de Roma, eles amavam seu imperador e acreditavam no que este defendia.
Ele sabia que conquistar grandes extensões de terras dariam trabalho, então ele preferia ter a população local adepta a segui-lo do que a enfrenta-lo.
Liderança essa é a palavra exata para definir Júlio Cesar e a própria Roma em toda sua era de glória e poder.
Não havia nesta civilização hesitação eles preparavam estratégias, elaboravam os processos e partiam em batalhas.
E o Senado exercia grande influência pois cabia a eles falar em nome do povo, Roma teve grandes nomes no Senado que com certeza foram influencias elementares para a vitória deste império.
Algo que nossos políticos deveriam aprender quem sabe assim nosso país não estaria no caos que está hoje.
Muitos de vocês ao lerem este artigo irão se perguntar ora o que Roma tem a ver comigo, com meu trabalho?
Bem como alguém que atua diretamente no administrativo eu digo tudo haver, pois quando falamos de administração a primeira coisa que batemos na tecla na ação de empreender é uma vez que a ideia se insinue em sua mente, tome nota dela, depois faça dela sua meta, estude cada etapa que você terá que passar para chegar aonde quer.
Ora ninguém vence sozinho, portanto ter boas parcerias faz uma enorme diferença, mas seja sensato saiba quem são seus reais amigos e principalmente os inimigos.
Seja justo, mas não tolo como diria meu avô “ Mantenha seus amigos perto e os inimigos mais perto ainda “, no mundo dos negócios não existe ações sem interesse, todo mundo quer alguma coisa a grande questão é você está disposto a pagar o preço, Cesar nos dá boas lições sobre isso assim como seus generais.
Motivação, sua meta não será vencida se você não alimentar seu espirito para vencer as dificuldades, encarar seus desafios com coragem muda tudo.
Ter valores, não adianta nada ter um objetivo se este for construído sob bases insólitas, sob desonestidade, corrupção.
A Lavajato está aí nos dizendo de modo direto o resultado para quem age desta forma, portanto sabemos bem para onde temos que ir.
Tenha animo, festeje, comemore cada conquista, valorize quem está a seu lado, Cesar lutava lado a lado de seus soldados pois mostrava a eles que estes tinham valor, sua equipe é o mesmo ponto, não adianta eu determinar uma ação, mas ficar lá parada esperando acontecer e depois quando não dá certo culpar meus colaboradores, ora eu deveria estar lá com eles, portanto como posso cobrar dos outros o que não fui capaz de fazer.
E para mim como apreciadora da História o maior exemplo está no não se acomodar, Roma se tornou um império porque a cada conquista vencida já se havia outra na lista à espera do próximo passo, na administração senhores este é o processo, se quer ser um grande estrategista, estude e pratique tarefas que exijam seu pensamento lógico, seu sangue frio, aqui em nossa equipe jogamos xadrez isso nos permite pensar com mais clareza na tomada de decisões.
E por último, mas não menos importante LEALDADE, saiba a quem você vai ofertar a sua e quando a conceder não a renegue jamais, Cesar morreu porque era leal, mas aquele a quem ele teve mais lealdade foi justamente o que o traiu, portanto seja atento nem tudo que reluz é ouro, confie desconfiando, todo mundo tem um preço, basta ser dado o motivo certo a pessoa.
Então conceda ações de justiça, de valorização a sua equipe, honestidade no agir, no pensar, no falar são muito importantes.

E para conquistar sonhos quanto mais ajuda se tiver melhor, pois comemorar a dois, a três e assim por diante traz com certeza mais alegria a vida e a alma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE