Terceirização de serviços quais as vantagens?


A terceirização de serviços é uma realidade clara no mundo globalizado e em sua síntese visa proporcionar maior agilidade de produção e gestão de serviços a empresa contratante.
Mas o que seria isso bem , para isso precisamos entender de onde vem essa ideia terceirização, ela remonta do período da segunda guerra quando as indústrias de material bélico , uniformes não estavam dando conta de alocar sua produção e com isso acabaram delegando a terceiros parte desta produção, bem para um período de guerra essa foi uma medida inteligente, no pós guerra essa medida não deixou de existir pois o desenvolvimento industrial começava acelerar-se e com isso muitas indústrias adquiriam de outras a produção para suas peças como as montadoras por exemplo.
Portanto terceirar um serviço seria você buscar uma mão –de-obra especializada para realização da produção do que você fabrica.
Você contrata o serviço, mas os funcionários que atuarão na sua empresa serão funcionários da que outra empresa e todos os deveres empregatícios ficarão a cargo da outra empresa.
No Brasil a terceirização é algo viral atinge todos os setores, a maior justificativa disso é o custo normalmente o funcionário terceirizado acaba custando menos que o contratado diretamente por você.
A emenda de lei que aprovou a Terceirização para qualquer atividade no Brasil foi aprovada em 2015 na época isso foi motivo de muita polêmica pois as frentes sindicais não apoiavam essa Lei.
Falar de terceirização em nosso país é muito complicado, pois essa liberação desta questão a torto e a direita abre a brecha para viabilização de serviços e atendimentos de péssima qualidade, um exemplo claro disso os serviços de tele atendimento quem tem que ligar no SAC das operadoras, ou SAC de empresas sabe do que estou falando, é um verdadeiro caos, pois vc nunca consegue ter um atendimento coerente e a verdadeira fornecedora de serviço só acaba resolvendo quando o consumidor aciona os caminhos legais, portanto a Terceirização é uma faca de dois gumes, ao mesmo tempo que permite redução de custos acaba aumentando o descontentamento do consumidor, é claro que existem casos e casos.
No Projeto de Lei a terceirização segue deste modo:
- Responsabilidade das Empresas envolvidas:
Uma vez que a contratante fiscalize os pagamentos, a responsabilidade permanece subsidiária, no entanto doravante se esta não cumprir seu dever de fiscalizar esta passará a responder de modo solidário juntamente a contratada, isso fará com que a empresa acabe por ter que pagar em conjunto a contratada os acionamentos judiciais.
- Atividade que pode ser terceirizada:
Qualquer atividade.
- Filiação Sindical:
Os empregados da contratada terão a mesma representação dos empregados da contratante, ressalvo se o contrato de terceirização for entre empresas pertencentes a mesma categoria. Não sendo deste modo a representação será feita conforme as devidas categorias.
- Troca de Empresa:
Estabelece que havendo troca de empresa prestadora dos serviços terceirizados com a admissão de funcionários da antiga contratada, os direitos concedidos no contrato anterior deverão ser mantidos.
- Garantia:
A contratada terá que fornecer uma garantia de 4% do valor do contrato, sendo limitada a um valor de 50% de um mês de faturamento.
- Benefícios correspondentes a transporte e restaurantes:
Estes deverão ser igualmente concedidos aos funcionários terceirizados como é ofertado aos funcionários regulares da contratante.
- Recolhimento antecipado de Tributos:
A contratante deverá ter de recolher antecipadamente parte dos tributos devidos pela contratada.
A terceirização não é de todo mal, mas seu maior problema se encontra na fiscalização que deveria ser efetivada no cumprimento da qualidade dos serviços da contratante por parte da execução da contratada. Além disso o descumprimento de questões dos direitos trabalhistas dos funcionários por parte da contratada sempre gera transtornos a contratante, portanto avaliar para quem vc vai disponibilizar os serviços de sua empresa requer estudo e análise as empresas existentes no mercado.
Dentre as vantagens para as empresas temos:
- Desencargo do gerenciamento direto dos funcionários .
-  Viabilidade de economia na folha de pagamento.
- Diminuir os riscos por ações trabalhistas.
-  Facilidade na reposição em troca de funcionário.
Quais os riscos para as empresas:
- Alta rotatividade de funcionários o que pode gerar má qualidade na gestão dos serviços.
- Um salário muito inferior ao de marcado pode gerar uma insatisfação dos funcionários , o que pode a levar descontentamento, faltas, má execução dos serviços, má propaganda da empresa etc.
- Ações Trabalhistas quando se vê a Lei parece que a contratante não terá problema algum, mas devemos lembrar que isso só ocorre quando esta realmente fiscaliza o que deve de modo correto, e sabemos que no Brasil isso é raro, portanto boa parte das empresas acabam respondendo de forma solidária o que pode gerar mais prejuízos do que benefícios.
Para os trabalhadores não há tantas vantagens assim uma vez que seus salários muitas vezes acabam sendo menor que os funcionários efetivos das empresas contratantes, quanto aos direitos trabalhistas estes permanecem os mesmos já que a legislação não se altera portanto independente de quem cometer a violação do direito caberá ao judiciário garantir o cumprimento deste dever seja responsabilizando, uma empresa ou as duas , todo direito trabalhista é garantido, portanto para o trabalhador não há muitos problemas quanto a isso.
O maior problema da terceirização está na falta de fiscalização das empresas contratantes, que não acompanham a qualidade do serviço prestado pelo terceiro, não avaliam as condições que este terceiro fornece ao funcionário que contrata e não toma certeza do cumprimento legal por parte da terceira para com os seus deveres trabalhistas, tributários e demais, se houvesse uma maior fiscalização e acompanhamento destes processos com certeza a terceirização traria maior qualidade e maior viabilidade para as empresas.

Isso é algo que ainda caminha a passos lentos no Brasil, mas que deveria ter mais pessoas engajadas a melhorar.

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