VAGA X PERFIL ADEQUADO

            

Quando estamos disponíveis no mercado é normal buscarmos nova colocação, aí começa a peregrinação, aparece várias vagas, normalmente a gente olha por cima, vê salário, vê requisitos acadêmicos experiência então se candidata.
Então vemos aquela espera longa e árdua, mandei o currículo e nada não fui selecionado, surge a celebre pergunta “ Caramba você tinha as qualificações, porque não foi selecionado?
Como diria Shakespeare “ Ser ou não ser, eis a questão! ”, nessa margem é que se contra a resposta do porque nosso currículo não foi selecionado, muitas vezes olhando os requisitos da vaga na correria deixamos de prestar atenção em detalhes pequenos, mas que para o gestor do RH o recrutador fará toda diferença, as vezes um ínfimo detalhe define se você verdadeiramente tem o perfil.
Portanto temos que prestar atenção em tudo que é descrito sobre a vaga, o legal quando a empresa é mencionada é pesquisar antes sobre a empresa, seu histórico, com o que ela trabalha, parece que não, mas na hora da contratação tudo isso faz diferença.
Algo importante é não devemos criar ódio do RH , porque eles não estão ali para selecionar no modo unidune te, pelo contrário são profissionais altamente qualificados para analisar ponto a ponto do currículo apresentado, muitas vezes sua rede social é avaliada, pois algumas pessoas gostam de colocar algumas coisas que não condizem com sua real qualificação, ai é complicado viu, porque você não só perde a oportunidade como fica queimado no mercado, pois muitas vezes você não foi aprovado para aquela vaga mais a empresa arquiva seu currículo e se aparece uma oportunidade nova que você se adeque com certeza você poderá ser chamado, então ser honesto nas informações que você disponibiliza no currículo é muito importante.
Outra coisa o recrutador recebe um padrão de quem quer contratar, é a empresa que define o que o candidato precisa ter para atuar com ela, e na hora da aprovação também é o gestor contratante que aprova.
Não podemos dizer que o erro é do RH, o setor serve para atuar de forma precisa, afinal a contratação no Brasil é muito cara, portanto se você seleciona alguém que mais ou menos s encaixa, aí pessoa não dá certo, tem-se que demitir lá se vai mais dinheiro, portanto para os processos seletivos são estabelecidos mecanismos criteriosos.
É feito um processo detalhado, que vai da triagem dos currículos, depois dos selecionados vem os testes teóricos, comportamentais que compreende as dinâmicas, redação, entrevistas entre outros.
Passada essa etapa , os testes específicos para vaga e ai a última etapa não é definida pelo RH em si, mas sim pelo contratante ele analisa os resultados obtidos pelo candidato e nessa entrevista avalia quem ele quer contratar e gente é importante dizer muitas vezes a pessoa que está ali representando a empresa não vai com a sua cara e resolve não te contratar acontece viu, eu vivi essa experiência uma vez, fiz todos os testes, fui para seleção, ai a supervisora que fez minha entrevista não foi com a minha cara, provavelmente porque eu respondi honesta demais as perguntas dela, bem não fui aprovada, uma semana depois a gerente do setor onde eu iria trabalhar e ligou dizendo que viu meu processo e que era para eu retornar a empresa pois ela estava me aprovando, detalhe essa gerente já havia sido minha gerente em outra empresa concorrente desta em que eu iria entrar portanto ela me conhecia, sabia do meu histórico profissional e que eu tinha todas as competências solicitadas para vaga, muitas vezes esse negócio de empatia pessoal pega na hora da contratação.
Eu fui trabalhar, graças a Deus a supervisora que não gostou de mim não foi minha chefe, mas eu não levei aquilo para o pessoal não no período que fiquei na empresa sempre a tratei bem e agia como profissional que sou, ao qual é a recomendação que faço a vocês agora.
Hoje você enviou um currículo e este não foi aprovado, não desanime se você deseja entrar para aquela empresa, estude seu sistema, se aperfeiçoe, batalhe até estar pronto para o perfil que a empresa solicita, aparecendo uma nova oportunidade candidate-se de novo, pois com certeza você será bem-sucedido.
A questão vaga versus perfil nada mais é da gente se conhecer como profissional, buscar se aperfeiçoar, aprender cada dia mais e não desistir, porque se você desiste nunca irá saber se seu ideal poderia virar realidade
E uma última dica hoje é muito comum as empresas rastrearem suas redes sociais para verem com vocês falam, o nível intelectual que você tem, suas aspirações políticas, sua descrição, portanto preste atenção rede social é um recurso bacana, mas não pode ser usado de qualquer jeito, muitas vezes você não falou a abobrinha que te queimou, mas alguém sem noção da sua rede sim e aí já era sua oportunidade.
Rede social é para debater ideias, falar, expressar opiniões, desde que estas sejam sensatas e coerentes e mantenham a linha do respeito mutuo.

E lembre-se se for fazer um processo seletivo não passar não fique com raiva do RH não pois a equipe só estava fazendo o trabalho dela nada mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE