SOCIEDADES COMO TRABALHAR COM ESTE SISTEMA?
“Sociedade encontro de parceiros que
caminham sob a luz de um mesmo propósito, regidos por uma mesma força e coragem
diante dos desafios. ”
Sociedade no mundo dos
negócios é um agrupamento de esforços de diversos parceiros, interessados nos
lucros que uma atividade econômica, de grande porte ou pequeno porte, que exige
muitos investimentos e diferentes capacitações, para o serviço ou produto que
se pretende criar. É a que desenvolve e aplica os procedimentos organizacionais
a uma empresa, ou seja, desenvolve atividade econômica de produção ou
circulação de bens e serviços, sob a forma de sociedade limitada ou sociedade
anônima. Quanto ao direito brasileiro temos duas formas de sociedades são elas:
a simples e a empresária. A sociedade simples explora atividades econômicas
específicas e sua disciplina jurídica se aplica subsidiariamente à das
sociedades empresárias contratuais e às cooperativas, já a sociedade empresária
é a pessoa jurídica que desenvolve a empresa. A própria sociedade é titular da
atividade econômica. O termo é diferente de sociedade empresarial, que designa uma
sociedade de empresários. Neste caso a pessoa jurídica é o parceiro econômico
organizador da empresa. É uma colocação equivocada considerar os membros da
sociedade empresária como os titulares da empresa, porque essa qualidade é a da
pessoa jurídica, e não de seus membros.
Para o Direito Societário,
para viabilidade legal, empresário é a sociedade e não os sócios que a compõem,
pois estes receberão o nome de empreendedores, uma vez que investem o capital e
são os responsáveis pela criação e desenvolvimento do negócio, ou também os
investidores que serão aqueles que contribuirão apenas com o capital, mas não
atuarão nos trabalhos e processos da empresa.
Agora que já sabemos o que é
uma sociedade, vamos entender como podemos constituir uma e dar a ela toda
estrutura para seus procedimentos e garantir seu sucesso.
Hoje no Brasil os números de
pequenas e médias empresas sendo criadas cresce a cada dia mais. Sabemos que os
desafios para se abrir e administrar uma empresa são gigantescos e o maior
deles acaba por ser o capital, por isso o mais comum acaba sendo pessoas
formarem um grupo para dividir a atuação do trabalho e do capital, nessa base
não se divide apenas o trabalho, mas também as tomadas de decisões assim como
os lucros.
Este passo por si só já
compreende um grande passo, exigindo muita responsabilidade de todos aqueles
que se comprometem a gerir esta Sociedade.
Muitas sociedades começam de
modo errado, as pessoas mão se conhecem e já se envolvem, sem antes avaliar se
estão devidamente preparadas para o que as espera a longo prazo.
Amigos, famílias são ainda
pior, porque muitas vezes se o negócio não dá certo, os envolvidos acabam
prejudicando seus relacionamentos fora do ambiente de trabalho.
A primeira coisa a se avaliar
é porque querem ser sócios, quais os prós e contras que esta associação os acarretará
em todos os aspectos do negócio e mais o quanto isto poderá influenciar sua
vida fora da empresa.
Sociedade acaba sendo muito
parecido com um casamento, ninguém em sã consciência casa para depois ter que
se separar, as pessoas se casam porque possuem interesses em comum e esperam
viver juntas pela vida toda, numa empresa esse conceito não difere muito não, a
não ser o fato que os sócios não dividirão a mesma cama o resto é igualzinho, haverá
brigas, desacordos, mas depois com o dialogo tudo se resolve, bem será mesmo?
Tenho certeza que ao ler este
artigo muitos de vocês vão responder esta pergunta em suas mentes com certeza
não é bem assim na prática, quantas empresas quebram por desacordo de ideias e
procedimentos entre os sócios, olhando os levantamentos do SEBRAE a resposta é
óbvia muitas.
Deste modo para se construí uma
sociedade o caminho percorrido e longo, cheio de desafios e inconstâncias, para
combater essas pedras no nosso pé, precisamos em primeira instância definir o
papéis que cada pessoa membro da sociedade irá ter e esta escolha deverá ser
baseada na análise da formação, conhecimento e perfil apresentado por este
membro, e quando algo estiver fora do combinado os membros devem prestar a
devida satisfação e respaldo aos seus parceiros a fim de que se evite brigas
desnecessárias que venham a impactar a atuação da empresa.
Quando os membros trabalham
focados, como várias cabeças formando um único pensamento, uma única decisão,
pois é possível manter esta sinergia empresarial, na complementação de uns pelo
outros, além disso o diálogo é a maior ferramenta para desentendimentos,
garantir um ambiente de cumplicidade, de ética, de sinceridade, honestidade
fará com que os conflitos por mais delicados que venham a ser possam ser
resolvidos, por último respeitar as decisões mesmo quando o seu voto foi o
contrário da maioria, impactar ou prejudicar os procedimentos só porque não se
concorda com a decisão não é uma medida sensata, é atitude de criança pirracenta
e isso é inadmissível diante de uma sociedade.
Vamos deixar aqui algumas
dicas que serão muito importantes caso você trabalhe num sistema societário.
1-
Saiba a escolha que está tomando, pois quando
você opta por negociar com um parceiro no qual você não tem compatibilidade
fatalmente está assinando sua falência.
2-
Depois disso analise o seu mercado, seu negócio
e como você pretende movê-lo já que temos que saber de modo bem claro e
detalhado todos os prós e os contras envolvidos e não ignore nada, todo detalhe
por mais insignificante que pareça merece ser avaliado assim não haverá
arrependimentos por ter ignorado seu sexto sentido.
3-
Deixe clara as regras e estas devem ser criadas
numa avaliação comum a todos, ou seja, as obrigações, os deveres, as
responsabilidades devem ser muito bem definidas e depois registradas para que
amanhã ou depois ninguém possa vir a dizer que não sabia deste termo ou que não
foi consultado sobre este ser colocado no Estatuto Societário.
4-
E este é um dos pontos mais delicados, dívida
de forma igual as tarefas, onde cada um tenha sua parcela de trabalho e
responsabilidade, para que o trabalho não pese a mais na balança de ninguém,
assim uma vez que todos trabalham de modo igual, não haverá injustiças nem
sobrecargas nos demais, porque quando isso ocorre acaba por gerar insatisfação,
desavenças e isso será sentido nos procedimentos e consequentemente no lucro.
5-
Defina uma agenda e os mecanismos
administrativos que a empresa terá, reuniões devem ser devidamente agendadas e
comunicadas por quem as convocou, portanto, fazer as coisas de qualquer jeito
será ruim, uma vez que reunião é um compromisso, é uso do tempo do outro, e não
podemos dispor disto de qualquer jeito, sem ter o respeito e a preocupação com
a rotina do outro. E quando houver um adiamento este deve ser notificado
imediatamente a cada membro, pois assim se manterá o respeito entre os membros.
6-
Diálogo essa é a maior ferramenta quando se
trata de pessoas, seja qual for o conflito, desentendimento este deve ser
colocado as claras, não se pode guardar mágoas os desagrados, porque fatalmente
este voltará e te morderá de modo duro e traiçoeiro sem avisar, uma vez que
isso aconteça grandes estragos podem advir desta falha nossa, todo assunto mal
resolvido tende a se tornar uma bomba de efeito retardado que dependendo pode
levar até a quebra da empresa.
7-
Valores financeiros, desde que mundo é mundo
que dinheiro é gerador de conflitos, ao longo da história quantas pessoas não
morreram por conta do tal do dinheiro, este na verdade para a empresa não ´o
centro é apenas o reflexo de algo muito maior chamado sucesso de um trabalho
bem sucedido, por isso decidir como será as retidas mensais do pró-labore, a
divisão dos lucros , dos investimentos fará toda diferença e neste caso os
membros que ficarem responsáveis pelo financeiro terão uma responsabilidade
dobrada pois os valores devem ser justos, de modo que todos possam receber e
também garantir o desenvolvimento e manutenção da empresa, as finanças devem
ser claras, todos precisam ter acesso para saber o que se faz com o dinheiro da
empresa, assim como o financeiro também tem poder de chamar a atenção dos
demais membros se estes passarem a margem de gastos estabelecidas, é melhor
pecar pedindo satisfação do ver a empresa falir pela omissão.
8-
Respeito, essa é a maior arma independentemente
da relação instituída, pois pessoas que não se respeitam, não se valorizam, não
se ajudam, não abraçam os ideais fatalmente afundarão mais cedo ou mais tarde,
não tenha medo de pedir desculpas, de reconhecer que errou, de dizer o que te
incomoda a honestidade conduz a sabedoria.Portanto
tenha em mente que quando você escolhe ter uma sociedade , o sucesso não é seu,
não é do outro, mas sim de todos, pois foi este o motivo que os conduziu a
Sociedade e a dividir o mesmo sonho, lutar pelo objetivo, seguir o mesmo
caminho, seja leal, não abandone seu parceiro nos momentos de dificuldades,
pois lembre-se que nos de bonança vocês estiveram juntos e esse é o código que
determina a Sociedade da equipe que eu pertenço, meus sócios são meus
parceiros, e tenho responsabilidade por eles, sou leal, se um dia o barco
afundar não os deixarei sozinhos.Um
líder não dá ordens, ele pede e de modo respeitoso, valorizando seus parceiros
ele dedica a estes o seu melhor, de volta recebe de seus sócios, seus
colaboradores o mesmo respeito o mesmo valor, pois foi isso que os uniu e os
colocou lado a lado para defender, cuidar e zelar uns dos outros.Comprometimento
esse é o caminho para se construir qualquer sistema societário.
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