SOCIEDADES COMO TRABALHAR COM ESTE SISTEMA?

  
“Sociedade encontro de parceiros que caminham sob a luz de um mesmo propósito, regidos por uma mesma força e coragem diante dos desafios. ”

Sociedade no mundo dos negócios é um agrupamento de esforços de diversos parceiros, interessados nos lucros que uma atividade econômica, de grande porte ou pequeno porte, que exige muitos investimentos e diferentes capacitações, para o serviço ou produto que se pretende criar. É a que desenvolve e aplica os procedimentos organizacionais a uma empresa, ou seja, desenvolve atividade econômica de produção ou circulação de bens e serviços, sob a forma de sociedade limitada ou sociedade anônima. Quanto ao direito brasileiro temos duas formas de sociedades são elas: a simples e a empresária. A sociedade simples explora atividades econômicas específicas e sua disciplina jurídica se aplica subsidiariamente à das sociedades empresárias contratuais e às cooperativas, já a sociedade empresária é a pessoa jurídica que desenvolve a empresa. A própria sociedade é titular da atividade econômica. O termo é diferente de sociedade empresarial, que designa uma sociedade de empresários. Neste caso a pessoa jurídica é o parceiro econômico organizador da empresa. É uma colocação equivocada considerar os membros da sociedade empresária como os titulares da empresa, porque essa qualidade é a da pessoa jurídica, e não de seus membros.

Para o Direito Societário, para viabilidade legal, empresário é a sociedade e não os sócios que a compõem, pois estes receberão o nome de empreendedores, uma vez que investem o capital e são os responsáveis pela criação e desenvolvimento do negócio, ou também os investidores que serão aqueles que contribuirão apenas com o capital, mas não atuarão nos trabalhos e processos da empresa.
Agora que já sabemos o que é uma sociedade, vamos entender como podemos constituir uma e dar a ela toda estrutura para seus procedimentos e garantir seu sucesso.
Hoje no Brasil os números de pequenas e médias empresas sendo criadas cresce a cada dia mais. Sabemos que os desafios para se abrir e administrar uma empresa são gigantescos e o maior deles acaba por ser o capital, por isso o mais comum acaba sendo pessoas formarem um grupo para dividir a atuação do trabalho e do capital, nessa base não se divide apenas o trabalho, mas também as tomadas de decisões assim como os lucros.
Este passo por si só já compreende um grande passo, exigindo muita responsabilidade de todos aqueles que se comprometem a gerir esta Sociedade.
Muitas sociedades começam de modo errado, as pessoas mão se conhecem e já se envolvem, sem antes avaliar se estão devidamente preparadas para o que as espera a longo prazo.
Amigos, famílias são ainda pior, porque muitas vezes se o negócio não dá certo, os envolvidos acabam prejudicando seus relacionamentos fora do ambiente de trabalho.
A primeira coisa a se avaliar é porque querem ser sócios, quais os prós e contras que esta associação os acarretará em todos os aspectos do negócio e mais o quanto isto poderá influenciar sua vida fora da empresa.
Sociedade acaba sendo muito parecido com um casamento, ninguém em sã consciência casa para depois ter que se separar, as pessoas se casam porque possuem interesses em comum e esperam viver juntas pela vida toda, numa empresa esse conceito não difere muito não, a não ser o fato que os sócios não dividirão a mesma cama o resto é igualzinho, haverá brigas, desacordos, mas depois com o dialogo tudo se resolve, bem será mesmo?
Tenho certeza que ao ler este artigo muitos de vocês vão responder esta pergunta em suas mentes com certeza não é bem assim na prática, quantas empresas quebram por desacordo de ideias e procedimentos entre os sócios, olhando os levantamentos do SEBRAE a resposta é óbvia muitas.
Deste modo para se construí uma sociedade o caminho percorrido e longo, cheio de desafios e inconstâncias, para combater essas pedras no nosso pé, precisamos em primeira instância definir o papéis que cada pessoa membro da sociedade irá ter e esta escolha deverá ser baseada na análise da formação, conhecimento e perfil apresentado por este membro, e quando algo estiver fora do combinado os membros devem prestar a devida satisfação e respaldo aos seus parceiros a fim de que se evite brigas desnecessárias que venham a impactar a atuação da empresa.
Quando os membros trabalham focados, como várias cabeças formando um único pensamento, uma única decisão, pois é possível manter esta sinergia empresarial, na complementação de uns pelo outros, além disso o diálogo é a maior ferramenta para desentendimentos, garantir um ambiente de cumplicidade, de ética, de sinceridade, honestidade fará com que os conflitos por mais delicados que venham a ser possam ser resolvidos, por último respeitar as decisões mesmo quando o seu voto foi o contrário da maioria, impactar ou prejudicar os procedimentos só porque não se concorda com a decisão não é uma medida sensata, é atitude de criança pirracenta e isso é inadmissível diante de uma sociedade.
Vamos deixar aqui algumas dicas que serão muito importantes caso você trabalhe num sistema societário.
1-    Saiba a escolha que está tomando, pois quando você opta por negociar com um parceiro no qual você não tem compatibilidade fatalmente está assinando sua falência.
2-    Depois disso analise o seu mercado, seu negócio e como você pretende movê-lo já que temos que saber de modo bem claro e detalhado todos os prós e os contras envolvidos e não ignore nada, todo detalhe por mais insignificante que pareça merece ser avaliado assim não haverá arrependimentos por ter ignorado seu sexto sentido.
3-    Deixe clara as regras e estas devem ser criadas numa avaliação comum a todos, ou seja, as obrigações, os deveres, as responsabilidades devem ser muito bem definidas e depois registradas para que amanhã ou depois ninguém possa vir a dizer que não sabia deste termo ou que não foi consultado sobre este ser colocado no Estatuto Societário.
4-    E este é um dos pontos mais delicados, dívida de forma igual as tarefas, onde cada um tenha sua parcela de trabalho e responsabilidade, para que o trabalho não pese a mais na balança de ninguém, assim uma vez que todos trabalham de modo igual, não haverá injustiças nem sobrecargas nos demais, porque quando isso ocorre acaba por gerar insatisfação, desavenças e isso será sentido nos procedimentos e consequentemente no lucro.
5-    Defina uma agenda e os mecanismos administrativos que a empresa terá, reuniões devem ser devidamente agendadas e comunicadas por quem as convocou, portanto, fazer as coisas de qualquer jeito será ruim, uma vez que reunião é um compromisso, é uso do tempo do outro, e não podemos dispor disto de qualquer jeito, sem ter o respeito e a preocupação com a rotina do outro. E quando houver um adiamento este deve ser notificado imediatamente a cada membro, pois assim se manterá o respeito entre os membros.
6-    Diálogo essa é a maior ferramenta quando se trata de pessoas, seja qual for o conflito, desentendimento este deve ser colocado as claras, não se pode guardar mágoas os desagrados, porque fatalmente este voltará e te morderá de modo duro e traiçoeiro sem avisar, uma vez que isso aconteça grandes estragos podem advir desta falha nossa, todo assunto mal resolvido tende a se tornar uma bomba de efeito retardado que dependendo pode levar até a quebra da empresa.
7-    Valores financeiros, desde que mundo é mundo que dinheiro é gerador de conflitos, ao longo da história quantas pessoas não morreram por conta do tal do dinheiro, este na verdade para a empresa não ´o centro é apenas o reflexo de algo muito maior chamado sucesso de um trabalho bem sucedido, por isso decidir como será as retidas mensais do pró-labore, a divisão dos lucros , dos investimentos fará toda diferença e neste caso os membros que ficarem responsáveis pelo financeiro terão uma responsabilidade dobrada pois os valores devem ser justos, de modo que todos possam receber e também garantir o desenvolvimento e manutenção da empresa, as finanças devem ser claras, todos precisam ter acesso para saber o que se faz com o dinheiro da empresa, assim como o financeiro também tem poder de chamar a atenção dos demais membros se estes passarem a margem de gastos estabelecidas, é melhor pecar pedindo satisfação do ver a empresa falir pela omissão.
8-    Respeito, essa é a maior arma independentemente da relação instituída, pois pessoas que não se respeitam, não se valorizam, não se ajudam, não abraçam os ideais fatalmente afundarão mais cedo ou mais tarde, não tenha medo de pedir desculpas, de reconhecer que errou, de dizer o que te incomoda a honestidade conduz a sabedoria.Portanto tenha em mente que quando você escolhe ter uma sociedade , o sucesso não é seu, não é do outro, mas sim de todos, pois foi este o motivo que os conduziu a Sociedade e a dividir o mesmo sonho, lutar pelo objetivo, seguir o mesmo caminho, seja leal, não abandone seu parceiro nos momentos de dificuldades, pois lembre-se que nos de bonança vocês estiveram juntos e esse é o código que determina a Sociedade da equipe que eu pertenço, meus sócios são meus parceiros, e tenho responsabilidade por eles, sou leal, se um dia o barco afundar não os deixarei sozinhos.Um líder não dá ordens, ele pede e de modo respeitoso, valorizando seus parceiros ele dedica a estes o seu melhor, de volta recebe de seus sócios, seus colaboradores o mesmo respeito o mesmo valor, pois foi isso que os uniu e os colocou lado a lado para defender, cuidar e zelar uns dos outros.Comprometimento esse é o caminho para se construir qualquer sistema societário.


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