POLÍTICA NASCE UMA IDEIA CHAMADA DEMOCRACIA!

                          

“ Política palavra originada do termo grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público, as ações e efeitos tomados pelo povo, para o bem do povo”

Bem a política é uma das questões mais controversas que já se viu, por causa dela países nasceram, países foram moldados, divididos, transformados.
Mas antes de darmos andamento a este tema é preciso em primeiro lugar entender de onde veio este termo, onde nasceu a política
A política é uma forma de governo que atua em relação a temas sociais, econômicos de interesse público, ou seja, as questões que envolvem e permeiam nossa sociedade e garantem seu desenvolvimento.
Esta forma de governo nasceu na Grécia antiga, quando o pensar místico começa a cair e o pensar racional toma forma e se firma na mente dos homens. O surgimento do termo polis (cidade-estado) foi o elemento que veio nortear toda a Grécia e assim foi dando estrutura para as bases da política, o que gerou uma preocupação maior para se administrar bem as polis.
O conceito de Democracia como vemos hoje nasceu na cidade estado de Atenas, este conceito de democracia enfatiza uma administração que busca contemplar as dimensões dos indivíduos, como as suas necessidades para uma vida confortável, prazerosa e segura.
Mas sabemos pelos registros históricos que a teoria da política e da Democracia são belíssimas, mas na prática desde que mundo é mundo não é bem assim que esta ciência tem se apresentado.
Os homens quando envolvidos com o poder acabam muitas vezes obstruídos por seu reflexo de força e autoridade e acabam seduzidos, falhando drasticamente em seu real propósito.
Quer um exemplo disso a Segunda Guerra mundial o Holocausto, a queda da antiga U.R.S.S, as atuais disputas no Oriente Médio.
E não precisamos ir tão longe para ver o estrago desses abusos, basta olharmos para realidade política atual de nosso país, dizia-se que o período militar foi um dos mais atrozes de nossa história, sim realmente o período militar tem seu horror negro, mas lama exposta por essa corrupção sem tamanho em nosso país gerou prejuízos gigantescos, basta ver o número de desempregados 12 milhões atualmente , ver o caos na saúde pública, a ineficiência da educação, a violência desmedida , a segurança pública mal se aguentando pelas pernas com super. lotação , fugas, rebeliões como a que ocorreu essa semana no interior do estado de São Paulo na cidade de Jardinópolis onde o governo confirmou a fuga em massa de 470 criminosos, que soltos trazem medo e insegurança a região, isso se deve ao caos em que se encontra a política de nosso país.
Mas a política não é feita só pelos vereadores, deputados, senadores, a política também está na mão do cidadão afinal e ele que vota, que elege estes senhores que quase acabaram com nosso país. Portanto a responsabilidade de uma política eficiente também está em nossas mãos, pois como cidadãos pagamos os impostos, que no Brasil são uma das margens tributárias mais altas do mundo, no entanto cabe a nós questionar o que é feito com nossos recursos, cobrar e exigir que os nossos governantes sejam decentes, que façam aquilo para o qual foram eleitos.
A política no Brasil só verá mudança quando o povo, se enxergar como cidadão e agir, cuidando de seu país.
Não aceitando que os recursos públicos sejam esbanjados nas propinas, na corrupção, exercer a cidadania é muito mais do que ir na urna e votar é tomar para si aquilo que seu, é nosso e garantir que este país siga o rumo certo.
Para que nosso país cresça é preciso que espirito desbravador do ser cidadão, do defender o povo, nasça no coração de cada um de nós.
Este é nosso país, o que iremos deixar para nossos filhos, nossos netos se não mudarmos essa postura da inatividade, do deixar acontecer tudo e não questionar nada.

Nós nos tornamos uma nação independente, nos tornamos uma república, hoje precisamos nos tornar verdadeiramente uma nação, ter dentro de nós a certeza que nossos governantes tem o dever de zelar pelos nossos direitos e nós temos o dever de garantir que eles não se esqueçam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE