PESQUISA DE OPINIÃO QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS EMPRESAS?
“Estudo de opinião é um
levantamento estatístico de uma amostra particular da opinião pública. ”
Da Revolução Industrial até
agora houve inúmeras mudanças nas relações de Negócios, afinal as vendas
passaram a ser mais impulsionadas.
E a relação empresa e
consumidor deram grandes avanços, hoje o consumidor não é mais um mero
comprador, ele hoje é o ser mais importante para empresa pois o seu sim ou não
definirá todo sucesso das empresas.
E hoje numa era totalmente globalizada
onde se tem acesso a tudo, onde informações e notícias são prestadas em tempo
real vemos que o consumidor está cada vez mais consciente de seu papel, de seu
poder de voto de compra.
Por isso cada vez mais as
empresas têm investidos em recursos e caminhos para dispor de ferramentas e
táticas que garantam a fidelização deste cliente.
Uma ferramenta que vem
ganhando forte popularidade em muitos segmentos é chamada Pesquisa de Opinião,
ora o que exatamente seria isso?
Ora trata-se de estudo, um
levantamento público feito para saber o que as pessoas acham, pensam, desejam
sobre um determinado assunto.
Hoje o uso deste estudo é
muito comum, pois através deles as empresas podem medir o grau de aceitação, de
qualidade do produto e assim a empresa pode definir suas estratégias de vendas,
melhorias necessárias.
Mais porque essa ferramenta
seria tão importante para as empresas?
Quando se encara um mercado
tão competitivo, num mundo globalizado, onde o consumidor está cada dia mais
rigoroso e crítico, verificar como seu consumidor vê seu produto é muito
importante, esta análise lhe trará uma serie de esclarecimentos e o mais
importante com os dados levantados pelas pesquisas você poderá saber como
vencer os seus concorrentes.
Mas como fazer este tipo de
pesquisa?
Primeiro deve-se estabelecer uma
métrica, os objetivos que deverão ser alcançados com esta pesquisa.
Segundo estude seu consumidor,
pois o tema e o teor das pesquisas não poderá ser feito de qualquer jeito, é
preciso estar atento ao mercado em que se situa os seus negócios, as classes econômicas
que consumem seu produto, uma vez que você tenha esses dados você saberá a
melhor abordagem a se seguir.
Terceiro estimular os seus
consumidores a fazer a pesquisa, associando algum benefício, alguma coisa que
funcione como uma força atrativa para o público.
Quarto sendo feito a pesquisa
é importante valorizar os dados analisados e aplicar as melhorias afinal seu
consumidor não é bobo e sabe exatamente o poder que tem.
Por último sempre que for
necessário usar essa ferramenta, ou seguindo a dica de muitas empresas tornar
esta uma ferramenta estratégica junto ao mercado.
Quanto mais clara e coerente
forem as perguntas mais fácil ficará para seu consumidor corresponder a sua
solicitação.
O cliente recebe muito bem as
pesquisas de opinião, pois entendem que a empresa o valoriza e respeita levando
em conta as suas necessidades reais para gerar mais qualidade aos produtos que estes
consumem.
Uma forma interessante é o uso
da página da empresa das redes sociais para fazer esta pesquisa, assim como
envio de e-mail para que o cliente faça a pesquisa.
Profissionais da área de
Psicologia são muito úteis no estudo e elaboração desta ferramenta.
Mas lembre-se saiba o que você
quer saber e faça bom uso dos dados, pois aquele a quem você consultou ficará
de olho no que você fará com os dados produzidos e o quanto isso irá melhorar a
qualidade para ele consumidor e uma ferramenta quando mal utilizada poderá
gerar mais problemas do que benefícios.
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