PESQUISA DE OPINIÃO QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS EMPRESAS?

      

“Estudo de opinião é um levantamento estatístico de uma amostra particular da opinião pública. ”

Da Revolução Industrial até agora houve inúmeras mudanças nas relações de Negócios, afinal as vendas passaram a ser mais impulsionadas.
E a relação empresa e consumidor deram grandes avanços, hoje o consumidor não é mais um mero comprador, ele hoje é o ser mais importante para empresa pois o seu sim ou não definirá todo sucesso das empresas.
E hoje numa era totalmente globalizada onde se tem acesso a tudo, onde informações e notícias são prestadas em tempo real vemos que o consumidor está cada vez mais consciente de seu papel, de seu poder de voto de compra.
Por isso cada vez mais as empresas têm investidos em recursos e caminhos para dispor de ferramentas e táticas que garantam a fidelização deste cliente.
Uma ferramenta que vem ganhando forte popularidade em muitos segmentos é chamada Pesquisa de Opinião, ora o que exatamente seria isso?
Ora trata-se de estudo, um levantamento público feito para saber o que as pessoas acham, pensam, desejam sobre um determinado assunto.
Hoje o uso deste estudo é muito comum, pois através deles as empresas podem medir o grau de aceitação, de qualidade do produto e assim a empresa pode definir suas estratégias de vendas, melhorias necessárias.
Mais porque essa ferramenta seria tão importante para as empresas?
Quando se encara um mercado tão competitivo, num mundo globalizado, onde o consumidor está cada dia mais rigoroso e crítico, verificar como seu consumidor vê seu produto é muito importante, esta análise lhe trará uma serie de esclarecimentos e o mais importante com os dados levantados pelas pesquisas você poderá saber como vencer os seus concorrentes.
Mas como fazer este tipo de pesquisa?
Primeiro deve-se estabelecer uma métrica, os objetivos que deverão ser alcançados com esta pesquisa.
Segundo estude seu consumidor, pois o tema e o teor das pesquisas não poderá ser feito de qualquer jeito, é preciso estar atento ao mercado em que se situa os seus negócios, as classes econômicas que consumem seu produto, uma vez que você tenha esses dados você saberá a melhor abordagem a se seguir.
Terceiro estimular os seus consumidores a fazer a pesquisa, associando algum benefício, alguma coisa que funcione como uma força atrativa para o público.
Quarto sendo feito a pesquisa é importante valorizar os dados analisados e aplicar as melhorias afinal seu consumidor não é bobo e sabe exatamente o poder que tem.
Por último sempre que for necessário usar essa ferramenta, ou seguindo a dica de muitas empresas tornar esta uma ferramenta estratégica junto ao mercado.
Quanto mais clara e coerente forem as perguntas mais fácil ficará para seu consumidor corresponder a sua solicitação.
O cliente recebe muito bem as pesquisas de opinião, pois entendem que a empresa o valoriza e respeita levando em conta as suas necessidades reais para gerar mais qualidade aos produtos que estes consumem.
Uma forma interessante é o uso da página da empresa das redes sociais para fazer esta pesquisa, assim como envio de e-mail para que o cliente faça a pesquisa.
Profissionais da área de Psicologia são muito úteis no estudo e elaboração desta ferramenta.

Mas lembre-se saiba o que você quer saber e faça bom uso dos dados, pois aquele a quem você consultou ficará de olho no que você fará com os dados produzidos e o quanto isso irá melhorar a qualidade para ele consumidor e uma ferramenta quando mal utilizada poderá gerar mais problemas do que benefícios.

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