O SER LÍDER !

                Resultado de imagem para Gladiator Soundtrack- The Battle

Olá Pessoal espero encontrar vocês bem assim como suas famílias.
Normalmente a equipe do Blog sempre efetua duas postagens em cada edição, pois apresentamos nossos estudos e experiências em nossa área.
Hoje resolvermos fazer algo diferente, resolvemos ir direto ao ponto. Muitos de vocês devem ter curiosidade sobre porque temos o hábito de alinhar texto e música, bem essa ação se deve ao fato de que a mente sintetiza mais a informação quando esta é condicionada a uma base de referência e quer mecanismo melhor do que música para isso, não com certeza não tem.
Mas vamos deixar de enrolação porque hoje quero falar de um tema profundo chama-se O SER LÍDER!
Bem líder como temos definido lá no fim da página do Blog, definição essa dada pela a editora que vos fala, ou melhor vos escreve: LIDERANÇA!
"Ser um Líder não é apenas comandar é algo muito aquém de ser o detentor do poder.
Ser um líder é saber reconhecer que não a saltos na vida mais passos e que juntos sempre somos mais.
Um líder protege sua equipe, ouve suas necessidades, concilia os conflitos sabendo que pode e deve fazer o seu melhor.
Um líder antes de cobrar dá exemplos, pois só pode cobrar aquilo que ele faz diante de sua equipe. Mais acima de tudo ser líder é ser amor, pois se não temos amor no que fazemos, por quem fazemos, pelo que lutamos, a batalha se torna nula e nada vale apena!"
Mas no dia-a-dia o que é ser um líder para você querido leitor (a), você já parou para pensar nisso?
Vemos muitas pessoas em nosso dia, que nos inspiram, nos incentivam e nos servem de modelo como senso de liderança.
Em nossas empresas provavelmente muitas pessoas poderão estar dentro deste perfil, mas será que na essência estão mesmo?
Aí mora o perigo nem toda pessoa nasce com perfil de líder, as vezes ela sabe trabalhar em equipe, é uma pessoa legal, alguém que ajuda, enfim está ali, mas em momentos cruciais em que você tem que mostrar verdadeiramente esta ação do ser líder a pessoa falha ou deixa a desejar.
Agir como líder não tem receita pronta não gente, tem muito a ver com algo definido dentro de nós mesmos, essa força motora, definida como coragem, porque liderar muitas vezes implica em assumir a maior parcela dos deveres assim como a responsabilidade, portanto se sou um líder tenho deveres mas se na hora que algo dá errado eu tiro o meu da reta que raio de líder sou eu.
Eu tive em minha vida alguém que tinha as características de um líder meu avô Oscar, ele não era um homem estudado não, foi um capataz da Fazenda Progresso que é uma das maiores fazendas de cacau do sul da Bahia, quando eu era menina e ia visitar meus avós na fazenda muitas vezes ia com meu primo ver o trabalho do meu avô e como ele conduzia os homens na fazenda, ele era justo quando tinha que ser, duro feito rocha se alguém tentasse quebrar o caminho, carinhoso, gozador , sempre tinha um sorriso dentro de si, vovô me ensinou que a maior característica que um líder precisa ter é a lealdade , porque ela representa seu caráter , seu valor , por isso não traia seus parceiros, seus amigos, e mais se o barco afundar você salva a todos que puder e é o último a sair do navio.
Um líder não culpa os outros pelos erros, ele culpa a si mesmo pois sabe que na posição que ocupa não pode ser dar ao direito de errar, pois a carreira, as vidas de outras pessoas estão no seu comando.
Quem assistiu ao filme GLADIADOR lembra muito bem da cena em que o general Máximus vai caminhando por entre uma fileira de soldados onde um a um ele cumprimenta seus homens em sinal de honra e respeito, algo que nos dias de hoje é muito raro, os antigos generais romanos iam a frente de sua legião e honrava seus soldados até a morte, um sentimento forte, sem medidas que no nosso setor é como ouro em Serra Pelada hoje, algo raro, e que tem feito muita falta nas organizações.
Ser um líder é antes de mais nada abraçar seus demônios e mostrar para eles sua fortaleza.
Se muitos chefes entendessem verdadeiramente o real ato de doação de si mesmo que você efetua quando assume o papel de líder o RH não teria tantos problemas, porque vencer em equipe seria muito mais fácil a todos.
E tem algo que se torna crucial ser líder não significa não ter medo, pelo contrário eu tenho todos os dias, porque sei que a luta é árdua e gera cicatrizes, meu medo não o de falhar, mas sim o de que se eu falhar me falta a coragem para assumir e corrigir meus erros, pois se minha equipe errar será porque eu falhei, eu deixei de fazer mais por ela.
E para fechar esta nossa reflexão de hoje sobre o SER LÍDER, nada é válido se não houver amor, se você não encontrar um motivo para continuar a lutar, ame seu trabalho, respeite e valorize seus colaboradores, pois eles são uma parte muito importante de você , a minha penúltima chefe a querida Lucinha quando ela deixou de ser nossa líder, nossa supervisora, toda equipe recebeu um baque, nossa foi um caos, o povo tocava o terror na nova, mais eu me lembrei do que minha chefe tinha dito a cada um de nós quando ela veio nos comunicar que não seria mais nossa supervisora ela disse " Foi um prazer trabalhar com vocês , aprendi muito com vocês essa mudança não será fácil para nenhum de nós, mas tenho um pedido muito especial a fazer, quero que vocês respeitem e tratem a nova supervisora como se fosse eu, façam por ela o melhor do melhor , pois vocês são uma grande equipe e são muito capazes". Essas palavras eu carrego dentro de mim para toda minha vida, pois só um grande líder tem humildade sobre seu trabalho em honra e grandeza de outro.
Bem espero que agora vocês entendam porque gostamos da música em nossas postagens e sejam um general Máximus na vida de seus colaboradores e daqueles a quem vocês amam!
Essa trilha sonora arrepia quando assisti no cinema me arrepiei !
link https://www.youtube.com/watch?v=unb3FdsT5fQ

"O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade."


    (Augusto Cury)



             Quem quiser ser líder deve ser primeiro servo. Se você quiser liderar, deve servir.... Frase de Jesus Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE