CONTRATAÇÃO ALTO CUSTO PARA O FINANCEIRO
Toda empresa para manter a
gestão e andamento de seus serviços necessita dos colaboradores, estes por sua
vez precisam do trabalho, mas no meio deste processo existem inúmeros fatores
que podem tornar esse procedimento uma verdadeira dor de cabeça.
Vocês sabem quanto custa para
empresa contratar um funcionário bem somando-se entre salários, transporte e
benefícios concedidos o funcionário custa em média entre 50% a 80% do valor que
você paga de salário, ou seja, some o salário mais esta base de percentual,
portanto a contração é dos pontos mais salgados para as empresas e lembre-se
que o demitir ainda tem os 40% em cima da rescisão para aplicar. Traduzindo contratar
no nosso país é caro. Vejam a lista dos custos:
13º salário;
Férias (1/3 constitucional);
Transporte ou ajuda de custo;
Benefícios como plano de saúde
Seguro de vida;
Possíveis faltas ou
afastamentos por motivos de força maior;
Horas extras, que podem se incorporar
ao holerite e ao 13º, ou mesmo o banco de horas positivo que quando acumulado,
por motivo de saída do funcionário, o banco se não for tirado, por lei tem que
ser pago na indenização.
Contribuição previdenciária;
FGTS
Ajustes salariais de acordo
com atualização anual;
Possíveis alterações ou
quebras de contrato.
Alíquota RAT
Alíquota de terceiros
Ai depois do funcionário
contratado soma-se aí o valor gasto com capacitação, reciclagem, novos
treinamentos que acabam sendo necessários para melhorias e desenvolvimento da
produtividade.
Portanto a questão de
contratação é delicada em tempos de crise mais ainda, mas então porque existem
empresas onde o rodizio de funcionário é constante, um exemplo deste padrão é o
que acontece nas empresas de Call Center, se você olhar o jornal e sites de
emprego essas empresas nunca param de contratar, mas porque temos este rodízio?
Bem muitas empresas perdem
funcionários por questões das mais variadas que vão desde da estrutura de
gestão e administração, como por material de trabalho, conforto,
acessibilidade, alimentação, sério tem de tudo.
Mas os mais comuns estão
dentro das medidas de gestão, normalmente os superiores tendem a ter algumas
ações meio narcisistas e isso acaba levando embora bons funcionários.
Por isso nesse artigo quero
pontuar algo essencial para gestão de Rh das empresas, efetuar avaliações de
ambiente, mas espere o que seria isso?
Solicitar dos funcionários a
avaliação sobre a empresa, sobre o que ele acha de trabalhar lá, sobre quais
melhorias poderiam ter, sobre os pontos negativos e como eles poderiam ser
resolvidos.
E ao fazer esse tipo de
análise permitir o anonimato ao funcionário é importante, pois o objetivo neste
tipo de avaliação é do que saber como você pode melhorar o ambiente de
trabalho, de forma que as pessoas que ali trabalham não queiram sair da empresa
e não punir alguém só porque falou de repente alguma verdade.
Quanto maior for o caminho do
diálogo melhor será a maneira de se gerir esta relação entre empresa e
colaboradores, se a empresa oferece benefícios, qualidade no ambiente de
trabalho dificilmente ocorrerá demissões e certo aquelas que sejam necessárias
no decorre dos processos.
Bem empresas grandes tem todo
um departamento de RH para facilitar a sua gestão de pessoal, mas para as
pequenas isto muitas vezes acaba se tornando um pesadelo, uma verdadeira
maratona, por isso para as pequenas empresas que não detém de um Rh
profissionalizado, segue um link com uma ferramenta que facilita este cálculo
de custo e que vai ajudar muito na análise se realmente o custo será possível,
assim como poderá ser colocar na balança se a contratação efetivamente valerá o
que se gastará nela.
Por isso segue o link:
Trabalhista:
Além disso tem outros recursos
de cálculos neste site vale apena conferir.
A questão apresentada aqui não
tem nenhum propósito de questionar os direitos trabalhistas pelo contrário
esses direitos são justos aos cidadãos e devem ser respeitados o que queremos
apontar aqui é muitas vezes a falta de análise entre o custo deliberado e a
real necessidade da contratação e após esta a sua devida preservação fazem toda
diferença para que o contratar seja uma ação benéfica,
Para ambas as partes empresa e
colaborador.
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