AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE

OLÁ PESSOAL SEGUE HOJE A ÚLTIMA PARTE DA NOSSA EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE AS ERAS DA QUALIDADE, CASO VOCÊS TENHAM PERDIDO AS EDIÇÕES ANTERIORES , PROCUREM NOS ARQUIVOS DO BLOG A PRIMEIRA PARTE 12/09, A SEGUNDA 19/09 E A TERCEIRA 27/09.


                           Principais Pontos das Primeiras Eras

                    


            A qualidade evoluiu tanto quanto a tecnologia se desenvolveu.
                

         1.5 Atualidade da Era da Qualidade
1.5.1 A era da gestão estratégica da qualidade
O ambiente empresarial mudou: novas ameaças e oportunidades novas ameaças e oportunidades Mudanças na legislação Todas as industrias Seu setor industrial Sua organização Proteção ambiental Acordos comerciais Economia mundial Economia doméstica Novas tecnologias Aumento da competição Novas demandas dos clientes Responsabilidade social Qualidade, preços e prazos dos concorrentes Redução da margem de lucro Segmentação de mercados Competição estrangeira A Gestão da Qualidade se adaptou aos novos desafios .
A valorização do papel do departamento da qualidade a partir de uma nova concepção, onde todos devem ter responsabilidade para garantir a qualidade dos produtos e serviços, além de desempenhar atividades de assessoria que garantam o nível adequado de custos na fabricação, inicia-se uma nova erada qualidade.
Com essa nova dimensão, a qualidade deixa de ser atributo do produto ou serviço, deixa de ser também responsabilidade exclusiva do departamento da qualidade. A qualidade passa a ser problema de todos e envolve todos os aspectos da operação da empresa. Qualidade passa a encara de forma sistêmica, para integrar ações das pessoas, máquinas, informações e todos os outros recursos envolvidos na administração da qualidade. Essa ideia implica a existência de um sistema da qualidade.
Com essa nova dimensão, a qualidade deixa de ser atributo do produto ou serviço, deixa de ser também responsabilidade exclusiva do departamento da qualidade. A qualidade passa a ser problema de todos e envolve todos os aspectos da operação da empresa. Qualidade passa a encara de forma sistêmica, para integrar ações das pessoas, máquinas, informações e todos os outros recursos envolvidos na administração da qualidade. Essa ideia implica a existência de um sistema da qualidade.
Desse modo, o papel da administração da qualidade é procurar garantir a satisfação do cliente e, ao mesmo tempo, garantir os interesses econômicos da empresa. Dentro da ideia do TQC, o fator humano desempenha papel primordial. Feigenhaum dizia que, no final das contas, todo produto ou serviço é realizado por um par de mãos humanas, e que, portanto, a obtenção da qualidade depende da participação e do apoio das pessoas.
Outro elemento que começou a ser enfatizado diz respeito às relações com fornecedores.
Hoje, elas têm sido intensamente discutidas e ressalta-se com frequência, a alterações de posturas que devem ser adotadas quanto a transformação do papel do fornecedor.
                   


O processo de Gestão da Qualidade passou a dominar todos os processos e departamentos da empresa, isso exigiu a criação de modelos de controle e medição, a partir dessa premissa foram criadas as Normas ISO.
1.5.2 Normas ISO

·         Fundada em 1947;
·         Sede em Genebra;
·         + de 18.000 padrões de conjuntos internacionais;
·         150 países utilizam a norma;
·         Missão: Promover o desenvolvimento da normalização, e atividades correlatas, no mundo, com os objetivos de facilitar as trocas internacionais de bens e serviços e de desenvolver a cooperação nos campos da atividade intelectual, científica, tecnológica e econômica.
1.5.3Objetivos das Normas ISO
Objetivos da normatização:
·         Proteger a população em aspectos relacionados com a saúde e segurança;
·         Definir os requisitos necessários à obtenção da qualidade requerida pelo cliente;
·         Dar solução para problemas repetitivos, aumentando a produtividade e reduzindo os desperdícios, colaborando assim para a conservação de recursos naturais e do meio ambiente;
·         Assegurar a absorção e transferência de tecnologia;
·         Facilitar o comércio internacional.
1.5.4 Vantagens Apresentadas pelas Normas
Para Clientes:
·         Maior confiança nos produtos da organização;
·         Redução de custos;
·         Satisfação em relação aos produtos adquiridos;
·         Melhor atendimento em caso de reclamações.
Para Colaboradores:
·         Menor conflitos no trabalho e maior integração entre setores;
·         Maior desenvolvimento individual em cada tarefa;
·         Maiores oportunidades de treinamento;
·         Menores possibilidades de acidentes de trabalho;
·         Melhores condições para acompanhar e controlar os processos;
·         Melhoria da qualidade e da produtividade.
Para Organização:
·         Maior participação no mercado;
·         Maior satisfação dos clientes;
·         Redução de custos;
·         Melhoria na produção;
·         Maior competitividade;
·         Maior lucro.
Com a criação de Sistemas que quantificam o grau do nível de qualidade as empresas acabam por adquirir mais vantagens e maior grau de competividade no mercado.
Temos outras Normas vejamos:
1.5.5Associação Brasileira de Normas Técnicas
·         Fundada em 1940;
·         Membro fundador:
·         ISO (International Organization for Standardization);
·          COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas)
·         AMN (Associação Mercosul de Normalização).
·         Representante exclusiva das seguintes entidades internacionais:
·         ISO (International Organization for Standardization),
·         IEC (International Electrotechnical Comission);
·         E das entidades de normalização regional:
·         COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas)
·         AMN (Associação Mercosul de Normalização).
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Comitê Brasileiro da Qualidade. É fórum nacional de normalização voluntária e membro fundador da ISO, representando o Brasil naquela instituição. É responsável pela elaboração das Normas NBR ISO 9000, na tradução das normas, bem como, na participação efetiva de sua concepção e elaboração, levando em conta as necessidades e dificuldades dos países em desenvolvimento, que não têm o inglês como língua vernácula.
Norma ISO 9000
·         Publicada em1987;
·         Preocupação com a qualidade.
·         Atender aos requisitos de qualidade do consumidor;
·         Atender aos requisitos regulatórios aplicáveis;
·         Melhorar a satisfação dos consumidores; e conseguir uma contínua melhora no seu desempenho em busca desses objetivos.
1.5.6Norma ISO 14000
Publicada em 1996;
·         Preocupação com o ambiente:
·         Minimizar os efeitos danosos ao meio ambiente causados por suas atividades; e conseguir uma contínua melhora no seu desempenho ambiental.
·         Vantagens
·         Credibilidade
·         Reconhecimento
·         Uso Eficiente dos Recursos
·         Melhoria na relação com os fornecedores, funcionários e clientes
A formação do Mercado Comum Europeu foi decisiva no processo de difusão das normas ISO 9000. A principal motivação desse movimento foi facilitar o livre comércio e reduzir os custos de transação implícitos nas trocas comerciais, nas quais estivessem presentes atributos de qualidade, regras e reconhecimento de ensaios, testes, avaliações e procedimentos de certificação.

A implantação desses sistemas tão rigorosos e qualitativos tem inúmeros benefícios que se refletem diretamente na Gestão da Organização.
                  

                      Vantagens da Qualidade para as Organizações

                 

E no atual panorama vivenciado do mercado globalizado, esses ínterins devem ser quantificados continuamente, quanto maior for a qualidade apresentada nos serviços e produtos maior será a resposta de retorno do cliente junto ao poder de compra, não é atoa que as empresas hoje investem pesado em garantir os cumprimentos das Normas a fim de que possam manter seu credenciamento e sua competitividade frente aos concorrentes.
E qualidade sem sombra de dúvida hoje é mais do mais um setor dentro da organização trata-se de ferramenta estratégica, que impacta diretamente na rentabilidade e fluxo das vendas.
Portanto as empresas devem dar maior ênfase a esta área e entender que a qualidade não é um departamento independente , mas sim um setor que está integrado a todos os demais e não ser tratado como novidade, pelo contrário seu desenvolvimento e evolução deve seguir o mesmo ritmo dos demais setores da Organização, afinal de contas a qualidade se reflete sobre nosso principal interesse a fidelização do cliente, um produto que apresenta um auto padrão da qualidade com certeza entrará para lista de produto favorito do seu cliente que além se manter fiel ainda faz uma ótima gestão de marketing para seu produto indicando e dando depoimento da sua felicidade no uso.
E o resultado destas medidas é claro lucro.

Referências Bibliográficas
Site- PROFESSOR BARCANTES.FILES.WORDPRESS.COM, A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE CAP 1.Acesso 11 de març. 2016.
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Conheça a ABNT. Disponível em: <http://www.abnt.org.br/m3.asp?cod_pagina=929>. Acesso em: 1 out. 2010.
BALDRIGE NATIONAL QUALITY PROGRAM. Baldrige Award Recipients' Contacts and Profiles. Disponível em: <http://www.baldrige.nist.gov/Contacts_Profiles.htm>. Acesso em: 26 set. 2010.
EFQM EXCELLENCE AWARD. EFQM Excellence Award 2009. Disponível em: <http://www.efqm.org/en/Home/theEFQMnetwork/Awardwinners/EFQMExcellenceAward2008/tabid/224/Default.aspx>. Acesso em: 26 set. 2010.
ISO - INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDIRZATION. Key markers in ISO's history. Disponível em: <http://www.iso.org/iso/about/the_iso_story.htm>. Acesso em: 26 set. 2010.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração da Qualidade. In: Teoria Geral da Administraçao. São Paulo: Atlas, 2006. p. 155-183.  
RAMIREZ, Prof. Gestão da Qualidade. São Paulo: Fatec-zl, 2010. 62 p.
THE W. EDWARDS DEMING INSTITUTE (Org.). Deming Prize Winners. Disponível em: <http://deming.org/index.cfm?content=52>. Acesso em: 26 set. 2010.
Paladini, Edson Pacheco, Gestão da Qualidade - Teoria e Prática - 3ª Ed. Editora Atlas, 2012.
Paladini, Edson Pacheco, Gestão Estratégica da Qualidade - Princípios, Métodos e Processos- 2ª Ed. Editora Atlas,2009
Abrantes, Jose, Gestão da Qualidade-1ª Ed. Editora Interciência, 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

VOCÊ CHEGOU SEXTA-FEIRA QUANTA SAUDADE!