Planejamento a Alma do Negócio!




“Planejamento esta palavra, já se auto explicar por si só, ora planejar nada mais é do que se efetuar um levantamento do que se precisa ser feito como vai ser feito, o tempo que se terá para fazer, os riscos no projeto. ”

Bem então porque em nosso dia-a-dia vemos tantas empresas quebrar por não saber lidar com esta palavra.
O que ela tem de tão drástico, tão complexo?
Falando como administradora absolutamente nada, mas olhando para o último balancete apresentado pelo tribunal de justiça o número das empresas brasileiras pedindo intervenção judicial aumentou muito no último semestre, bem poderíamos jogar a culpa na crise, afinal esta trouxe problemas a todos os setores.
Mas aí caímos num outro ponto a crise está aí trata-se de uma realidade, com o qual temos que lidar ou encontramos um caminho par sair dela ou afundamos.
Só que muitas empresas nem se quer sentiram a crise, e hoje muito pelo contrário estão lucrando no meio dela.
Ora a que se deve esse fenômeno?
A nossa belíssima palavra chamada planejamento, este deve ser feito de modo anual, mensal e deve ser revisto de modo contínuo uma vez que mensurar a viabilidade deste planejamento nos permitirá prever momentos como este que vivemos em nossa realidade.
 Uma vez previsto uma ação de contenção contra ele poderá ser estudada e preparada para ser executada em caso de necessidade.
Portanto constituir um bom planejamento pode representar o tempo de vida útil que a empresa irá ter ao longo dos anos.
O planejamento é algo dinâmico que envolve todos os departamentos dentro da organização, uma vez que embora os setores possam dispor de autonomia em alguns casos, suas ações estão correlacionadas a outras que resultarão no sucesso da empresa.
Fora que dentro do Planejamento Geral cada setor deve apresentar seu plano específico para o seu setor, isto envolve o quanto de verba você terá dentro do seu departamento para desenvolver seus projetos, o quanto de liberdade você terá para atuar, então apresentar um planejamento com alto grau de eficiência e eficácia coloca seu departamento na frente de disputas de verbas e em tempos de crise , não podemos achar que situações ruins , ou negócios maus feitos jamais atingirão nossa organização, pelo contrário meu avô quando eu era criança tinha um ditado popular que como administradora eu adoro “ Seguro morreu de velho desconfiado ainda tá vivo!”, bem a pessoa que pensa nas probabilidades não está agourando nada, muito pelo contrário do negociador, todo administrador trabalha para criar projetos vencedores, mas sabemos que do momento em que o projeto é elaborado, de seu execução até sua finalização inúmeros fatores podem decorrer, sejam eles positivos ou negativos e na constância dos negativos, a pergunta de ouro é o que fazer?
Bem muitas empresas foram pegas nesse redemoinho, mas ao procurar uma resposta clara, ágil, objetiva onde ela estava?
Nós sabemos, ela nunca existiu porque a empresa não se preocupou de criar mecanismos de defesa, não efetivou o recurso de guardar reservas financeiras, não tinha se quer avaliado a possibilidade de algo errado acontecer e o resultado foi crise, desastre.
Só em nossa região o número de empresas que pediram Recuperação Judicial cresceu neste último semestre em média 82,7 % e no caso das micro e pequenas empresas os dados são ainda mais alarmantes pois este percentual foi de 97,3%, já para médias empresas os dados apontam 27,7% e para as grandes companhias foi um chamado matadouro a solta pois este número chegou a uma base de 274,4%.
Por isso para nós profissionais na área administrativa estar atuantes com um planejamento bem elaborado nos permite impedir que as empresas que administremos não passem por isso e no entanto se isso ocorrer, que os danos possam ser os menores possíveis.
Empresa que não estuda seu mercado, que não se auto avalia, não se previne, não dura muito no mercado.

Fica aqui a dica para tudo que for fazer planejar é preciso e mais isso não se refere a só o campo administrativo, mas tudo o que formos fazer em nossa vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE