FELICIDADE FERRAMENTA DE TRABALHO!
“Felicidade
é o estado de quem é feliz, uma sensação de alegria, plenitude, que pode
ocorrer por diversos motivos. A felicidade é um momento durável de satisfação,
onde o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado, um momento onde não há
nenhum tipo de sofrimento, um momento onde a sensação é tão cheia que lhe traz paz.
”
Felicidade esse é um
sentimento almejado por todos, afinal ele enobrece tudo que toca e quantifica o
ser humano, tornando este um ser maior e melhor.
Esse sentimento é a base
central da busca humana, a felicidade é uma sensação que é resultado de uma
realização, de um objetivo, independentemente do motivo, pode ser uma
realização familiar, amorosa, pessoal, intelectual, profissional, humanitária.
E muitas pesquisas afirmam que
a felicidade melhora o potencial das pessoas, ou seja, pessoas felizes rendem
mais e tem maior habilidade para desenvolver suas tarefas.
Em 2013 a Revista inglesa
Management Today afirmou que pessoas que não eram felizes, eram 40% menos
produtivas que aquelas que estavam sempre preenchidas com essa sensação de
felicidade.
Ora o que isso representa para
nós, muita coisa, pois dentro de uma organização as atividades, a gestão é
movida por pessoas, já que estas são o maior ativo da empresa. Dessa forma se
nossa equipe não está feliz, não se sente bem, confortável, notoriamente suas
emoções vão afetar seu desempenho.
Embora muitos profissionais discordem,
dizendo que as emoções não influem, que somos movidos pela racionalidade, não
podemos ignorar que as emoções são parte de nós, são conteúdo de nossas funções
cerebrais e exercem influência em nosso dia-a-dia.
Quer um exemplo simples pegue
uma pessoa preocupada, tensa e coloque ela para fazer a contabilidade com
certeza você vai achar erros, alguns até bobos, isso porque, ora porque a mente
da pessoa estava sobrecarregada.
Agora imagine uma equipe
inteira cheia de estresse, mal humor, raivosidade, nada funciona como devia.
Estimular práticas de alegria,
de diálogo aberto, franco, trará inúmeros benefícios, pois pessoas felizes
pensam melhor, trabalham melhor.
Como gestores é muito
importante estarmos atentos ao clima emocional dentro de nosso departamento,
pois se pensarmos em nossos colaboradores como meras peças que manobramos estaremos
assinando um atestado de inabilidade em liderar, pois pessoas são pessoas, não
máquinas, não robôs que apertamos um botão aqui outro ali e pronto tudo está
feito.
Somos pessoas e devemos ser
tratados como tal, onde nosso respeito, nossas necessidades devem ser sempre levadas
em consideração.
Um líder sem humanidade não
pode ser chamado de líder, ele se constitui apenas naquele que detém o poder e
o usa como bem quer.
Felicidade é algo essencial
para nós independente do que estejamos fazendo, essa sensação sublime, nos faz
querer mais, nos remete a ser mais.
E podemos fazer isso por nós e
pelos outros, portanto fica claro que estimular coisas boas, um clima feliz em
nossa equipe é uma medida assertiva, porque tira o melhor das pessoas.
Por isso quando você gestor
encontrar um colaborador que não está rendendo, não se dedica, apenas caminha
sem ter ação, em vez de o demitir, ou criticar, fale com ele olhe para ele como
o que você e ele são pessoas. E como um ser humano falando com o outro veja a
emoção que move seu colaborador, se ele tiver um problema, procure ajudar
apoiar.
Certa vez um li um livro em
que uma secretária eficiente, exemplar que sempre fora fiel, prestativa ao seu
chefe, quando este se aposentou e seu filho assumiu, ela passará a render
menos, começou a faltar, a ter problemas, o filho um rapaz jovem ,10 anos a
menos que ela, no lugar de valorizar tudo que ela havia feito simplesmente
acusou a funcionária de não ter capacidade de se adaptar, e mandou a
funcionária embora.
Bem passou 5 anos e o garoto
que achava que sabia tudo colocou a empresa do pai na beira da falência, quando
estava indo numa reunião com um cliente que poderia salvar a empresa, ele reencontrou
a secretária, ele tomando café com o novo parceiro questionou o dono da empresa
sobre a funcionária, bem o garoto quase caiu para trás quando o seu novo
parceiro de negócio informou que aquela era mais que sua secretária , ela era
assistente pessoal dele, cuidava de tudo, ele disse que a havia contratado por indicação
de um velho amigo o pai do garoto, na época a secretária estava passando por um
problema familiar o filho pequeno estava doente com câncer , o novo patrão não
só deu a ela a oportunidade como a apoiou e lhe deu todos os recursos para
ajudar a tratar o seu filho, a criança se salvou estava bem hoje, a secretária
o surpreendeu pois tinha habilidades de negócios e deu a empresa o seu melhor,
graças a ela ele havia fechado vários contratos de alto escalão. E disse que a
lealdade dela, sua dedicação valia muito e não abria mão daquela secretária por
nada.
O jovem empresário percebeu
que havia cometido um erro gravíssimo, porque era a secretária a responsável
por ajudar o sucesso que seu pai havia construído e ele feito um tolo havia
destruído.
Bem pessoal para nós essa é
uma lição muito importante, porque mostra que agirmos com profissionalismo, não
representa perdemos nossa humanidade, o novo patrão agiu como um ser humano,
ele entendeu que o sofrimento havia tirado desta secretária a força motivadora
de seu trabalho e solidário ele a ajudou, quando o filho se curou a secretária
sentia-se tão feliz, tão plena de paz, que seu trabalho e desempenho alcançaram
o seu máximo.
Logo felicidade, faz toda a
diferença em nosso trabalho, quanto mais a temos, mais somos capazes de criar e
fazer.
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