AUTOCONTROLE MAIS DO QUE AÇÃO NECESSIDADE!



                    


“ Controle é um substantivo utilizado para definir o domínio ou poder de fiscalizar e administrar determinada coisa; ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo, também se refere ao equilíbrio emocional.”

Na vida passamos boa parte do nosso tempo ouvindo que devemos ter controle, mas como assim ter controle, o que seria isso?
Ter controle e saber exatamente o que se está fazendo, para que e quando. Bem até aí tudo bem, mas quando é que o controle realmente gera problemas.
Ora quem atua no RH sabe muito bem os problemas que a tal de falta de controle gera, mais seria não saber fazer uma tarefa?
Não controle não tem nada a ver com não saber fazer alguma coisa tem haver, com nossas emoções sejam elas boas ou ruins.
Seres humanos são movidos por emoções e por mais que muitos digam que somos racionalistas, a racionalidade não tem nada a ver com não se ter emoções sobre ela. Tem haver como saber utilizar e ponderar essas emoções.
Portanto autocontrole se refere ao equilíbrio que você impõe as suas emoções para que tendências como nervosismo, ansiedade, impulsividade, irritabilidade, não venham a afetar o seu discernimento.
Mas aí mora nosso maior desafio, porque embora em nosso ambiente de trabalho tenhamos que manter o foco em nossa racionalidade, se alguns desses pontos mencionados se altera todo restante das ações pode ser comprometido.
Vejamos uma situação bem comum, vivenciada na gestão de equipes, pessoas de temperamentos diferentes tendem muitas vezes a se chocar, por pensarem em sentidos contrários, pessoas que tem personalidade iguais tendem a acertar sempre pois pensam igual e nunca discordam?
Bem na prática nada disso é certo, pois a mente humana, sempre gera surpresas, pessoas são seres voláteis, inconstantes.
Mas e ai como controlar ou incontrolável?
Se soubesse dar esta resposta com certeza estaria milionária, ter autocontrole significa travar uma guerra interna dentro de nós mesmos, é uma luta diária.
Vou usar meu próprio exemplo pessoal, sou perfeccionista por natureza, pessoas com esse tipo de personalidade tendem a ser chatos, analíticos, críticos, exigentes, autoritários, padronizados, e se eu for colocar aqui todos os substantivos que já usaram para qualificar meu perfeccionismo, daria um livro.
Bem sendo detentora de uma personalidade forte, passo a maior parte do tempo tendo que manter meu autocontrole em dia, ahhhh, vejam posso prever que enquanto leem o artigo vocês devem estar se perguntando, “ Mas será que ela consegue?
Ora eu posso responder com honestidade se dissesse que sim estaria contando a maior mentira do mundo, não consigo manter o autocontrole sobre tudo, mas trabalho meu emocional todo tempo para não cometer desenganos ou excessos.
Usando técnicas simples, a primeira é manter minha mente no foco, não me deixar levar pela impulsividade de responder ou agir sem razão, a segunda respirar, ponderar que eu sou a principal responsável por minhas ações, portanto serei eu a ter o maior prejuízo se perder meu controle.
Procurar não dar importância a coisas tolas, pois não valem apena.
Faço exercícios de respiração, procuro deslocar minha mente para um lugar seguro, feliz, pois a sensação de felicidade libera endorfina, que neutraliza parte da adrenalina liberada em situações de estresse.
E essa última é algo haver com minha criação, minha formação religiosa, eu oro, quando estou muita p.... da vida e sei que vou perder minha calma, meu bom senso, eu falo com Deus, orar sempre me traz paz e a paz mantém meu foco sobre o que é certo.
Como resolver isso no ambiente de trabalho diálogo, se você trabalha com pessoas que são impulsivas procure aplicar técnicas de tarefas que exijam sua atenção, coisas de detalhes, isso as obrigará a pensar melhor.
Se são pessoas explosivas procure manter um clima de descontração para ela, com tarefas que a mantenham feliz.
E o restante é simplesmente respeito comum entre todos, se não quero para mim não faço aos outros, gerar rodas de conversa, para que as pessoas possam expor suas dúvidas, que possam decidir juntos fará toda diferença na gestão do controle no ambiente de trabalho e até mesmo no familiar, porque um poderá ajudar o outro nessa luta de vencer suas falhas, seus medos.
O ponto mais importante nessa análise sobre controle é honestidade, seja honesto consigo mesmo para admitir suas falhas, admitir o que tira você do sério, este é o primeiro passo para se buscar uma solução.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE