Análise de Risco porque é tão importante?

      

“Risco trata-se de uma ameaça ou perigo de uma determinada ocorrência. Esse conceito implica em algo que você não tem um controle inicial, pois se define numa probabilidade daquilo que se está sendo planejado, executado vir a dar errado ou certo. ”

Risco é uma palavra pequena, mas que no dia-a-dia representa um estrago e tanto, já que normalmente risco é a possibilidade percentual de algo que você planeja, deseja fazer possa dar certo ou errado.
Bem no mundo corporativo essa palavra tem um peso ainda maior, já que em Administração risco é definido como a combinação de probabilidade de ocorrência de um determinado evento ou ação, podendo este ser aleatório, futuro e independente da ação humana, gerando impactos que podem ser tanto positivos como negativos, uma vez que o fato ocorra.
Para quem atua na área administrativa sabe que efetuar a análise de risco é um dos pontos mais importantes na elaboração de projetos, planejamentos financeiros e demais atividades da empresa. E por mais incrível que pareça não deveria ser uma prática de ação efetuada apenas no campo empresarial, mas sim no dia-a-dia na vida.
Pois muitas vezes queremos fazer determinadas coisas mas não tomamos o devido cuidado de avaliar os riscos atrelados as nossas decisões, o resultado disso nunca é positivo, um negócio mal pensado, mal executado pode resultar em pagar um preço acima da média, contratar um serviço de má qualidade, tomada de decisão precipitada podem gerar infinitos problemas , isso se aplica até na vida pessoal, quantas vezes nos relacionamentos dizemos coisas ou fazemos coisas sem avaliar os riscos do que essa tomada de decisão poderá gerar em nossa vida e mais na vida do outro.
Por isso executar qualquer ação sem efetuar uma análise de risco é imprudente e pode levar a prejuízos.
Mas no que consiste a chamada análise de riscos?
A análise de riscos consiste em se relacionar os eventos possíveis, avaliando toda e qualquer probabilidade de que o projeto elaborado venha dar errado se aquele evento ocorrer, a partir desta análise você efetua o levantamento dos impactos e consequentemente desenvolve medidas preventivas, ou seja, se algo der errado o que farei para corrigir, ou amenizar esse impacto.
Normalmente uma análise de riscos deve conter:
·         Matriz de Impacto;
·         Matriz de Probabilidade;
·         Definição dos Riscos.
Matriz de Impacto: É aquela em que são estabelecidos o conjunto de itens que podem vir a gerar problemas se ocorrem.
Como podemos elaborar essa matriz, devemos determinar os elementos crítico do negócio que poderão vir a ser afetados por falhas e erros.
Depois analisar junto ao projeto dentro de cada área, seja financeira, o mercado, o parceiro de negócio, os requisitos legais, prazo etc. Enfim tudo o que venha ser influência no negócio deve ser minunciosamente avaliado.
Com isso você efetua o levantamento dos impactos e faz a estimativa do que e quanto este pode afetar cada passo do processo.
Feita análise, é montada a planilha com todos os pontos que foram identificados e são classificados em pequeno, médio e grande, dessa forma você pode mensurar o tamanho do efeito e estabelecer uma lista de prioridade no monitoramento deste projeto, lembrando que isso não significa que as pequenas e médias não devem ser avaliadas, mas as de grande impacto devem levar sempre maior atenção já que a dimensão do prejuízo causado por ela refletirá de modo significativo no fechamento do negócio.
Matriz de Probabilidade: É a matriz elaborada com os dados da matriz de impacto esta envolve todos os aspectos nos mais variados campos que venham a exercer influência direta ou indireta sobre o projeto.
Para sua elaboração deve-se efetuar o devido levantamento dos controles estabelecidos ou das proteções existentes que consequentemente poderiam prevenir ou minimizar essas ocorrências.
Dentro deste controle avaliar as vulnerabilidades ou fragilidades que venham a existir nos controles estipulados de forma a obter uma constate avaliação da sua efetividade.
Para isso em nossa matriz de probabilidade deve ter os seguintes itens sendo estes considerados como essenciais a nossa matriz:
·         Tipo de ameaça, o que pode dar errado?
·         Elemento crítico de negócio, o que pode ser afetado durante o desenvolvimento do trabalho?
·         Impacto, qual o grau desse impacto, pequeno, médio, alto?
·         Controle, quais elementos, medidas, ferramentas estão sendo utilizados?
·         Vulnerabilidade, o quão eficaz pode ser este controle?
·         Probabilidade, mesmo tomando todas as medidas de segurança, qual a probabilidade desse evento sobrepujar a ação de controle, pequeno, médio, alto?
·         Risco, trata-se do resultado da multiplicação feita do impacto gerado versus a probabilidade levantada.
Definição de Riscos: É saber exatamente tudo que possa ameaçar a execução de seu negócio para não se pego de surpresa.
A Gestão da Análise de Risco é sem dúvida uma das principais e mais importantes intervenções estratégias para uma Organização, e sua atuação deve ser contínua e aplicada em todos os departamentos, pois um simples descuido pode custar milhões, logo não se pode achar que um ou outro departamento é infalível , sua estratégia deve traduzir objetivos táticos e operacionais, aplicando feedbacks e revisando procedimentos, fazendo comparativos em cada projeto, correlacionando eventos similares e desenvolvendo novas técnicas.
Medidas como essa são de grande importância pois sustentam a devida responsabilização a avaliação do desempenho e a respectiva recompensa, garantindo assim a eficiência e eficácia operacional dentro todos os níveis.
E lembrando medidas como essa não se aplicam só ao meio empresarial, elas são análise feitas para vida, quando você pensa, avalia, com objetividade, se preocupa com a possibilidade do erro, você constrói uma gestão produtiva da vida e se coisas dão errado você pode até sofrer o impacto, mas com certeza estará preparado para reagir e sobreviver ao que vier.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE