Parcerias de Negócios como Gestão Estratégica
O presente artigo tem
como finalidade levantar um estudo a respeito de uma tendência crescente no
mundo dos negócios, as “ Chamadas Parcerias de Negócios”.
“A Parceria de Negócio
visa um fortalecimento da organização e o desenvolvimento de um sistema de
cooperação entre práticas estratégicas para o crescimento junto a um mercado
comum. “
Empresas unem-se para
ampliar seu acesso ao mercado almejado e com isso abrem a porta para as
negociações de parcerias. A troca de espaço, de produtos, a cooperação para as
carteiras de clientes, visando os benefícios e a redução de custos na
elaboração e desenvolvimento dos processos.
O Mercado hoje não tem
mais fronteiras a tecnologia permitiu que essas barreiras fossem quebradas,
hoje empresas de diferentes setores e países criam parcerias entre si.
Ampliando o fluxo do mercado atingido e aumentando a rentabilidade dessas
empresas.
Mas o que seria uma
parceria de negócios?
A palavra parceria
remete-se a uma reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum, trata-se
de uma espécie de sociedade. Onde troca-se métodos e estratégias de gestão
junto aos negócios.
No mercado isso é como as
crianças na escola uma tem o fogão, outra tem a panelinha, outras tem os
copinhos, juntas as meninas conseguem montar sua pequena cozinha e brincar de
chá da tarde. No mundo dos negócios a linha segue esse raciocínio, as empresas
unem seus potenciais e seus benefícios de forma a se fortalecerem como
parceiras e ampliarem o acesso aos mercados. Muitas vezes o que uma empresa tem
sozinha não é suficiente para atrair a atenção e angariar o consumo do cliente,
para se ganhar essa nova característica requer-se investimentos, contatos, e
muitas vezes as empresas não dispõem, então surge a necessidade de conquistar
um parceiro que tenha a ferramenta e possa a abrir esse mercado para você. Onde
é aí que surge a definição do termo parcerias de negócios, unimos nossas
qualidades e estratégias num único foco e assim entramos no rumo a conquista do
nosso mercado e também abrimos a porta para outros novos.
Partindo dessa premissa
precisamos entender que não se trata de criar necessariamente uma nova empresa,
ao se trabalhar com parcerias você une os interesses, mas a gestão das
organizações e seus contratos continuam distintos entre si.
As empresas ao pensarem
em focar em parceria podem avaliar se unirá as necessidades em um mesmo
contrato, ou apenas desenvolverão a troca de informações e técnicas dentro do projeto
específico, como podem fazer uma união formal dos interesses, onde as gestões
podem interferir uma na da outra, uma vez que a sociedade se forme.
A uma série de pontos
dentro desse tipo de gestão que deve ser avaliado, já que uma parceria
bem-sucedida abrirá portas e aumentará os lucros de ambas as partes, no entanto
o processo contrário também pode trazer efeitos catastróficos. Que muitas vezes
pode levar a ruina ambas as empresas.
A questão principal é
como formar parcerias?
Uma das maneiras de se criar
parcerias de acordo com Direito Brasileiro é fazendo uso das chamadas Joint
Ventures, que podem ser definidas como mecanismos de cooperação entre empresas,
não apresentando formas específicas, tendo em vista a origem contratual,
apresentando natureza associativa que se refere a partilha dos meios e de seus
riscos.
Nesse interim os
objetivos podem apresentar duração limitadas ou ilimitadas, em outros países
pode ser caracterizada como “ Sociedade de Sociedades “ ou associação de
empresas.
A união e compartilhamento
de informações e negócios são medidas inteligentes, mas, no entanto, requerem
uma gestão de riscos detalhada, afinal são inúmeros pontos a se avaliar e
quantificar, assim gerir uma parceria de negócios exige um estudo rigoroso por
parte de ambos parceiros quanto ao estudo de mercado, apontamentos financeiros
e clientes, estes são a ponta mais instável nessa análise, pois o consumidor
hoje é consciente do seu papel , do seu poder de compra e não aceita qualquer
coisa, dessa forma compreender esse estudo estabelecerá as regras do jogo a fim
de que ambos possam crescer e lucrar dentro dessa parceria.
Uma orientação jurídica é
de suma importância para medidas como essa, já que caberá área a
responsabilidade de assegurar que todas as cláusulas e normas estabelecidas na
negociação possam garantir todos dos interesses da empresa.
Essa é uma forte
tendência no mercado, e para as pequenas e médias empresas traz muitos
retornos.
Administrar uma empresa
hoje dentro da realidade financeira enfrentada no Brasil tem sido como andar
sob a corda bamba, por isso avaliar medidas como essa pode fazer a diferença na
saúde e na rentabilidade das empresas.
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