Motivação é o Caminho do Sucesso!



                           


Porque a motivação tem sido um dos pontos mais discutidos para gestão de equipes?
Bem para responder essa pergunta é preciso avaliar de forma expressiva seu padrão de gestão. De fato é sabido por todos que uma equipe bem motivada, preparada , feliz produz melhores resultados.

A questão é como trabalhar essa motivação, afinal de contas o ser humano é um ser complexo, as vezes o que é bom pra mim não é bom pra você , logo dependendo do incentivo no lugar de gerar benefício pode-se acabar gerando mais conflitos.
Sou professora, dou aula particular a mais de 10 anos e hoje como administradora sigo muito os parâmetros apresentados na educação, para ajudar meus alunos a vencer suas dificuldades procuro lembrar a eles que todo ser humano é um ser fantástico, indomável, capaz de criar maravilhas e que tudo que precisa é acreditar , acreditar em primeiro lugar em si mesmo, e se auto conhecer, temos que saber verdadeiramente qual são nossos limites, onde podemos e se queremos chegar, quando você conclui sua auto avaliação, pode dar o segundo passo, buscar corrigir o que você não faz tão bem, eu  costumo contar a eles meu pesadelo vivido com a matemática, eu sempre odiei essa matéria, e no colégio minhas notas eram razoáveis , mas eu não me sentia bem em ter notas altas em outras matérias e em matemática ficar em cima do muro, um dia um professor me perguntou qual era o problema e eu confessei meu ódio pela matéria, então ele me questionou se minha raiva não era motivada por minha frustração nas notas já que como perfeccionista eu não conseguia gostar de notas medianas, ele me perguntou porque você tem que ser perfeita?, ora ninguém o é , pare de se preocupar, pare de se torturar , faça o seu melhor, se este não atingir um padrão elevado tudo bem, o mais importante é que você tentou.
Aquilo me fez lembrar do meu avô que me ensinou outra bela lição, ele dizia que o primeiro desafio que eu tinha que vencer era a mim mesma e que aquilo que eu amava era fácil fazer, me dava prazer, me dava alegria, mas o que eu não gostava era chato, era cansativo, e ele me disse que era isso que eu deveria fazer bem feito, porque se eu conseguisse fazer do meu pior o meu melhor , eu estaria provando meu valor, e que minha determinação era minha força para chegar onde quisesse, eu passei aquele ano ficando uma hora a mais depois das aulas estudando, pedi ajuda ao meu professor e descobri que tinha uma habilidade para cálculo , daquele dia em diante não tirei mais notas medianas, elevei minhas notas a altura das outras tiradas nas demais matérias e quando comecei a fazer a faculdade de Administração me dei conta que eu havia vencido meu medo, por isso quando se fala de motivação devemos ser bons ouvintes, ora ouça seu funcionário, perceba o que  frustra, o que o desanima, depois acredite nele, as vezes tudo que as pessoas precisam é confiança. E muitas vezes quando elas não tem nós devemos ter por elas , temos que confiar por elas, foi o que meu professor fez por mim naquele ano.
Por isso quando falo de motivação eu sempre falo que a melhor motivação está na confiança que você deposita na capacidade do outro , dele fazer o melhor e uma vez que isto esteja resolvido entre as partes qualquer desafio pode ser vencido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE