Como Apresentar um Feedback Produtivo?
Nas organizações a apresentação de Feedbacks é uma ferramenta essencial na gestão de negócios.
“ A palavra feedback é de
origem inglesa cujo significado é realimentar ou apresentar resposta.
Dependendo do contexto apresentado esta pode significar reação, dessa forma o
resultado pode ser positivo ou negativo “
Nas organizações a apresentação de Feedbacks é uma ferramenta essencial na gestão de negócios.
Mas a pergunta chave é como
posicionar um feedback, muitas vezes apresentar uma resposta negativa é uma
tarefa ardilosa, espinhosa e acaba gerando a uma nova reação, já que nem todo
mundo recebe uma análise crítica de modo negativo de bom grado.
Então nos vemos diante da
pergunta que é muito estudada pelos profissionais de Gestão de Pessoas como
passar um Feedback negativo de forma construtiva?
Como diria Shakespeare “ Ser
ou não ser eis a questão “, essa é mesmo uma pergunta que requer muito senso de
equilíbrio, quando analiso um relatório eu verifico todas as solicitações
exigidas no mesmo, e muitas vezes o resultado não é o esperado, na faculdade na
gestão de liderança de grupo nos trabalhos acadêmicos era muito comum essas divergências,
mas nós lidávamos com uma proposta aberta, todo mundo podia falar, e a gestão
de cada trabalho era devidamente avaliada e decidida por todos. Onde quando
ocorria de numa votação não termos unanimidade aquele voto contrário era sempre
utilizado para análise, como fator de segurança, já que aquela parceira que não
estava concordando muitas vezes tinha uma visão mais além e que naquele momento
as demais integrantes não tinham, por isso avaliávamos tudo. Isso nos rendeu
uma gestão de equipe acadêmica bem-sucedida, o trabalho podia ser o pesadelo
que fosse, ainda assim conseguíamos resolver e tirar boas notas. E na hora de
apresentar o Feedback eu procurava sentar ao lado da minha parceira e refazer
com ela a análise, afinal duas cabeças sempre pensam melhor do que uma.
Como educadora eu oriento meus
alunos de forma a não ver a crítica mas usar aquele momento para refletir e
tirar daquela puxada de orelha algo positivo. E mais faço questão de salientar
a eles que errar faz parte da aprendizagem, é errando que se aprende, é
testando que se obtém as avaliações para uma melhor perspectiva.
E quando tiver que apresentar
um feedback negativo, priorize a qualidade e competência da pessoa, mostre o
tanto que ela faz, valorize seu esforço, seu potencial, mostre para ela o erro
de forma produtiva, objetiva e se disponha a apoiar essa pessoa, trabalhando
com ela em conjunto para reverter esse resultado.
Quando você valoriza, presa
incentiva o trabalho do outro, este se sente como parte integrante da
organização ele se vê como alguém atuante na gestão da empresa e se dedica,
procura dar o seu melhor. Com o incentivo certo as pessoas só tendem a aprender
e produzir mais com maior qualidade.
Agora quando não temos cuidado
em mostrar o foco do trabalho, simplesmente não aplicamos o filtro e falamos de
qualquer modo, de forma descuidada, sabemos que aquele profissional não vai
enxergar seu papel dentro da organização, vai se sentir frustrado e não mais dará
a empresa e a seu trabalho a sua devida importância, tonando muitas vezes o
papel que como administradora eu não aprecio em nada que é de ser apenas mais
um número, portanto sua entrada ou saída não fará diferença no resultado.
Para passar um feedback o
contexto é simples apresente o contexto, o exemplifique demostrando o impacto
causado nessa ação para organização , apresente de forma clara , objetiva a
sugestão do que você espera para melhora das atividades , demostre sua
confiança na capacidade do profissional e deixe claro que a porta do diálogo na
organização está sempre aberta, portanto a pessoa precisa saber que se quiser
conversar , se algo a estiver incomodando e com isso interferindo nos
resultados apresentados , a pessoa saberá que tem liberdade para se apresentar
ao seu líder e expor o que o incomoda sabendo que não será punido por isso.
Dessa forma constrói-se uma relação direta, franca que só tende a gerar ações
positivas, tudo que é feito na gestão do diálogo encontra respostas e solução no
caminho.
E a questão do Feedback tem
dois lados o de quem aplica e o de quem recebe, notoriamente nenhum dos dois é
fácil, ninguém gosta de levar broncas, por mais educadas e inteligentes que
elas sejam.
Eu vou apresentar aqui uma
visão particular é um conceito meu para receber feedback, eu sou perfeccionista
por natureza e lidar com puxões de orelha não é fácil. Mas eu aprendi a
analisar o que estou recebendo, e saber que nunca vou fazer tudo metodicamente
perfeito, uma vez que sou um ser humano, portanto eu procuro ouvir, absorver e
meditar, muitas vezes volto e digo a pessoa envergonhada olha você tem razão,
eu estava errando por besteira, por teimosia, vou reavaliar e fazer diferente
possa contar com sua ajuda.
Encare a crítica como um
mecanismo de aprendizagem, um parâmetro de filtro, aquela linha tênue que
mantem você no caminho.
Seja realista não de murro em
ponta de faca, saiba admitir que errou e seja honesto em se corrigir,
honestidade consigo mesmo e com o outro é tudo no mundo dos negócios e procure
não encarar de modo pessoal, lembre-se no mundo dos negócios somos
profissionais e para isso devemos agir como tal.
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