Como Apresentar um Feedback Produtivo?


                 
“ A palavra feedback é de origem inglesa cujo significado é realimentar ou apresentar resposta. Dependendo do contexto apresentado esta pode significar reação, dessa forma o resultado pode ser positivo ou negativo “

Nas organizações a apresentação de Feedbacks é uma ferramenta essencial na gestão de negócios.
Mas a pergunta chave é como posicionar um feedback, muitas vezes apresentar uma resposta negativa é uma tarefa ardilosa, espinhosa e acaba gerando a uma nova reação, já que nem todo mundo recebe uma análise crítica de modo negativo de bom grado.
Então nos vemos diante da pergunta que é muito estudada pelos profissionais de Gestão de Pessoas como passar um Feedback negativo de forma construtiva?
Como diria Shakespeare “ Ser ou não ser eis a questão “, essa é mesmo uma pergunta que requer muito senso de equilíbrio, quando analiso um relatório eu verifico todas as solicitações exigidas no mesmo, e muitas vezes o resultado não é o esperado, na faculdade na gestão de liderança de grupo nos trabalhos acadêmicos era muito comum essas divergências, mas nós lidávamos com uma proposta aberta, todo mundo podia falar, e a gestão de cada trabalho era devidamente avaliada e decidida por todos. Onde quando ocorria de numa votação não termos unanimidade aquele voto contrário era sempre utilizado para análise, como fator de segurança, já que aquela parceira que não estava concordando muitas vezes tinha uma visão mais além e que naquele momento as demais integrantes não tinham, por isso avaliávamos tudo. Isso nos rendeu uma gestão de equipe acadêmica bem-sucedida, o trabalho podia ser o pesadelo que fosse, ainda assim conseguíamos resolver e tirar boas notas. E na hora de apresentar o Feedback eu procurava sentar ao lado da minha parceira e refazer com ela a análise, afinal duas cabeças sempre pensam melhor do que uma.
Como educadora eu oriento meus alunos de forma a não ver a crítica mas usar aquele momento para refletir e tirar daquela puxada de orelha algo positivo. E mais faço questão de salientar a eles que errar faz parte da aprendizagem, é errando que se aprende, é testando que se obtém as avaliações para uma melhor perspectiva.
E quando tiver que apresentar um feedback negativo, priorize a qualidade e competência da pessoa, mostre o tanto que ela faz, valorize seu esforço, seu potencial, mostre para ela o erro de forma produtiva, objetiva e se disponha a apoiar essa pessoa, trabalhando com ela em conjunto para reverter esse resultado.
Quando você valoriza, presa incentiva o trabalho do outro, este se sente como parte integrante da organização ele se vê como alguém atuante na gestão da empresa e se dedica, procura dar o seu melhor. Com o incentivo certo as pessoas só tendem a aprender e produzir mais com maior qualidade.
Agora quando não temos cuidado em mostrar o foco do trabalho, simplesmente não aplicamos o filtro e falamos de qualquer modo, de forma descuidada, sabemos que aquele profissional não vai enxergar seu papel dentro da organização, vai se sentir frustrado e não mais dará a empresa e a seu trabalho a sua devida importância, tonando muitas vezes o papel que como administradora eu não aprecio em nada que é de ser apenas mais um número, portanto sua entrada ou saída não fará diferença no resultado.
Para passar um feedback o contexto é simples apresente o contexto, o exemplifique demostrando o impacto causado nessa ação para organização , apresente de forma clara , objetiva a sugestão do que você espera para melhora das atividades , demostre sua confiança na capacidade do profissional e deixe claro que a porta do diálogo na organização está sempre aberta, portanto a pessoa precisa saber que se quiser conversar , se algo a estiver incomodando e com isso interferindo nos resultados apresentados , a pessoa saberá que tem liberdade para se apresentar ao seu líder e expor o que o incomoda sabendo que não será punido por isso. Dessa forma constrói-se uma relação direta, franca que só tende a gerar ações positivas, tudo que é feito na gestão do diálogo encontra respostas e solução no caminho.
E a questão do Feedback tem dois lados o de quem aplica e o de quem recebe, notoriamente nenhum dos dois é fácil, ninguém gosta de levar broncas, por mais educadas e inteligentes que elas sejam.
Eu vou apresentar aqui uma visão particular é um conceito meu para receber feedback, eu sou perfeccionista por natureza e lidar com puxões de orelha não é fácil. Mas eu aprendi a analisar o que estou recebendo, e saber que nunca vou fazer tudo metodicamente perfeito, uma vez que sou um ser humano, portanto eu procuro ouvir, absorver e meditar, muitas vezes volto e digo a pessoa envergonhada olha você tem razão, eu estava errando por besteira, por teimosia, vou reavaliar e fazer diferente possa contar com sua ajuda.
Encare a crítica como um mecanismo de aprendizagem, um parâmetro de filtro, aquela linha tênue que mantem você no caminho.
Seja realista não de murro em ponta de faca, saiba admitir que errou e seja honesto em se corrigir, honestidade consigo mesmo e com o outro é tudo no mundo dos negócios e procure não encarar de modo pessoal, lembre-se no mundo dos negócios somos profissionais e para isso devemos agir como tal.

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