Administração Estratégica força e ação!
“Estratégia
(do grego antigo στρατηγία (stratēgia), tendo significado de "a arte de
liderar uma tropa; comandar) e designava o comandante militar, à época de
democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como
strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de
guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha;
stratégion, ou tenda do general, dentre outras, portanto representa a arte de
comandar com domínio e inteligência. ”
Administrar uma empresa não é
de longe o paraíso que muitos idealistas constroem quando estão estudando o
curso de Administração. Muito pelo contrário a maioria dos estudantes se forma
e quando toma o lugar de comando de uma empresa se vê no grande dilema e agora
o que fazer?
Uma organização é um conjunto
complexo cheio de nuances, onde cada detalhe cada ponto se mal gerenciado pode
custar todo sucesso adquirido.
É por isso que as organizações
hoje em dia, diante do cenário mundial estão procurando cada dia mais se
aperfeiçoar, conhecer seu mercado, a empresas que tem profissionais
especializados para analisar as presentes mudanças e assim preparar-se para responder
frente a essas mudanças, estão crescendo e ganhando fatias consideráveis dentro
de seus setores de produtos e serviços.
Quando uma empresa se
constitui numa base estratégica notoriamente ela tem estrutura para se manter
de pé frente a crise.
Um bom exemplo desse tipo de
empresa são as multilatinas brasileiras Grupo Gerdau e Grupo Votorantim, nossa
economia enfrenta uma grande crise, que abalou as finanças e a gestão de muitas
levando inclusive algumas a fechar filiais e até mesmo a falir. Mas o que torna
empresas como a Gerdau diferente diante das outras, ora a resposta é clara, a
diferença chama-se ESTRATÉGIA, essas empresas tem um foco aplicado quanto as
estratégias diante do mercado. Os profissionais que englobam essas empresas são
especialistas em seu setor e mais além de conhecer seu campo operacional ainda
estudam os que estão associados a eles, logo tudo que envolva seus negócios é
analisado, é monitorado e controlado de forma que seus projetos e negócios não
sejam atingidos e que caso isso ocorra o impacto seja o menor possível.
Outra medida que também é
efetuada por essas empresas e o senso de INOVAÇÃO, o consumidor hoje não é mais
o mesmo, os clientes estão cada dia mais conscientes de seu papel no mercado,
sabem o valor do seu poder de compra e o usam de forma plena e dinâmica,
portanto atender um mercado tão exigente, tão crítico torna-se um imenso
desafio.
Nesse interim empresas como o
GOOGLE focam bem essa estratégia, procurando cobrir todas as necessidades de
seus clientes, dando a eles aquilo que buscam, algo novo, surpreendente e acima
de tudo exclusivo. E mais diversificam seus produtos, onde um acaba completando
o outro, ou seja, muitas vezes uma empresa trabalha com diferentes produtos,
mas estes são interligados, logo o cliente para utilizar um acaba tendo a
necessidade de adquirir o outro e se a empresa fornece ambos o produto como um
diferencial no mercado acaba tendo exclusividade frente ao poder de compra do
cliente.
Assim focar numa administração
estratégica é hoje o ponto forte dentro das Organizações, estratégia é uma das
palavras mais utilizadas na vida empresarial ou trata-se da forma de pensar no
futuro, integrada no processo decisório, onde as medidas aplicadas nessa gestão
são dadas com base em procedimentos formalizados e articuladores de resultados.
Desta forma o planejamento estratégico passou a ser a principal ferramenta para
Gestão Administrativa.
A estratégia é muito mais do
que compor táticas de vendas , trata-se de um estudo profundo junto ao mercado
em que se atua, junto ao seus concorrentes e principalmente junto aos seus
clientes que para empresa são seus piores críticos, uma vez que o cliente se
mantém bem satisfeito permanece fiel ,
por outro lado quando o encanto desaparece este logo encontra a porta do seu
concorrente e se o corrente o satisfaz lá se
vai o seu cliente , ainda tendo risco dele tentar influenciar a outros
clientes também.
A estratégia da rumo, ou seja,
ela serve de bússola para empresa, para que mantenha a rota de seu ambiente
firme diante de seus objetivos. Permitindo a concentração de esforços de toda
empresa se organiza alinhada a uma estratégia. Esta define uma organização, é
um meio prático para as pessoas compreenderem a empresa e dessa forma a
diferenciarem das outras.
A estratégia estabelece
sentido as ações, ajudando a compreensão dos movimentos efetuados dentro dos
departamentos da empresa e como estes devem trabalhar de forma integrada, a fim
de garantir que os problemas que a organização possa ter ou vir a encontrar,
possam ser solucionados de forma prática e rápida, por isso o respaldo a um
problema diagnosticado de modo rápido e com medidas em tempo real fazem toda a
diferença. Garantindo de forma segura o sucesso da Organização.
Hoje são utilizadas inúmeras
técnicas para se desenvolver planejamento estratégicos, não existem mecanismos
perfeitos, ou infalíveis, e a atuação estratégica engloba todos os
departamentos para que estes atuem de forma integrada frente as diretrizes e
necessidades da organização. Por isso a cada ano novas teorias e métodos são
desenvolvidos para que a empresa possa atender seu mercado e seus clientes. E
hoje a maior arma para gestão estratégica de uma empresa está justamente no
conhecer o seu cliente e saber antecipar-se a ele, inovando, aprimorando e
dando o diferencial, criando uma marca forte que satisfaça o cliente plenamente
garantindo assim a sua fidelidade no mercado.
Por isso para o profissional
que se forma hoje no mercado aprender a analisar seu mercado, ser criativo, e
integrar estratégias em sua gestão com certeza fara de seu trabalho algo
diferencial e lhe dará segurança para garantir um bom desempenho frente a
Organização.
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