Administração Estratégica força e ação!






“Estratégia (do grego antigo στρατηγία (stratēgia), tendo significado de "a arte de liderar uma tropa; comandar) e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras, portanto representa a arte de comandar com domínio e inteligência. ”
Administrar uma empresa não é de longe o paraíso que muitos idealistas constroem quando estão estudando o curso de Administração. Muito pelo contrário a maioria dos estudantes se forma e quando toma o lugar de comando de uma empresa se vê no grande dilema e agora o que fazer?
Uma organização é um conjunto complexo cheio de nuances, onde cada detalhe cada ponto se mal gerenciado pode custar todo sucesso adquirido.
É por isso que as organizações hoje em dia, diante do cenário mundial estão procurando cada dia mais se aperfeiçoar, conhecer seu mercado, a empresas que tem profissionais especializados para analisar as presentes mudanças e assim preparar-se para responder frente a essas mudanças, estão crescendo e ganhando fatias consideráveis dentro de seus setores de produtos e serviços.
Quando uma empresa se constitui numa base estratégica notoriamente ela tem estrutura para se manter de pé frente a crise.
Um bom exemplo desse tipo de empresa são as multilatinas brasileiras Grupo Gerdau e Grupo Votorantim, nossa economia enfrenta uma grande crise, que abalou as finanças e a gestão de muitas levando inclusive algumas a fechar filiais e até mesmo a falir. Mas o que torna empresas como a Gerdau diferente diante das outras, ora a resposta é clara, a diferença chama-se ESTRATÉGIA, essas empresas tem um foco aplicado quanto as estratégias diante do mercado. Os profissionais que englobam essas empresas são especialistas em seu setor e mais além de conhecer seu campo operacional ainda estudam os que estão associados a eles, logo tudo que envolva seus negócios é analisado, é monitorado e controlado de forma que seus projetos e negócios não sejam atingidos e que caso isso ocorra o impacto seja o menor possível.
Outra medida que também é efetuada por essas empresas e o senso de INOVAÇÃO, o consumidor hoje não é mais o mesmo, os clientes estão cada dia mais conscientes de seu papel no mercado, sabem o valor do seu poder de compra e o usam de forma plena e dinâmica, portanto atender um mercado tão exigente, tão crítico torna-se um imenso desafio.
Nesse interim empresas como o GOOGLE focam bem essa estratégia, procurando cobrir todas as necessidades de seus clientes, dando a eles aquilo que buscam, algo novo, surpreendente e acima de tudo exclusivo. E mais diversificam seus produtos, onde um acaba completando o outro, ou seja, muitas vezes uma empresa trabalha com diferentes produtos, mas estes são interligados, logo o cliente para utilizar um acaba tendo a necessidade de adquirir o outro e se a empresa fornece ambos o produto como um diferencial no mercado acaba tendo exclusividade frente ao poder de compra do cliente.
Assim focar numa administração estratégica é hoje o ponto forte dentro das Organizações, estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial ou trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, onde as medidas aplicadas nessa gestão são dadas com base em procedimentos formalizados e articuladores de resultados. Desta forma o planejamento estratégico passou a ser a principal ferramenta para Gestão Administrativa.
A estratégia é muito mais do que compor táticas de vendas , trata-se de um estudo profundo junto ao mercado em que se atua, junto ao seus concorrentes e principalmente junto aos seus clientes que para empresa são seus piores críticos, uma vez que o cliente se mantém  bem satisfeito permanece fiel , por outro lado quando o encanto desaparece este logo encontra a porta do seu concorrente e se o corrente o satisfaz lá se  vai o seu cliente , ainda tendo risco dele tentar influenciar a outros clientes também.
A estratégia da rumo, ou seja, ela serve de bússola para empresa, para que mantenha a rota de seu ambiente firme diante de seus objetivos. Permitindo a concentração de esforços de toda empresa se organiza alinhada a uma estratégia. Esta define uma organização, é um meio prático para as pessoas compreenderem a empresa e dessa forma a diferenciarem das outras.
A estratégia estabelece sentido as ações, ajudando a compreensão dos movimentos efetuados dentro dos departamentos da empresa e como estes devem trabalhar de forma integrada, a fim de garantir que os problemas que a organização possa ter ou vir a encontrar, possam ser solucionados de forma prática e rápida, por isso o respaldo a um problema diagnosticado de modo rápido e com medidas em tempo real fazem toda a diferença. Garantindo de forma segura o sucesso da Organização.
Hoje são utilizadas inúmeras técnicas para se desenvolver planejamento estratégicos, não existem mecanismos perfeitos, ou infalíveis, e a atuação estratégica engloba todos os departamentos para que estes atuem de forma integrada frente as diretrizes e necessidades da organização. Por isso a cada ano novas teorias e métodos são desenvolvidos para que a empresa possa atender seu mercado e seus clientes. E hoje a maior arma para gestão estratégica de uma empresa está justamente no conhecer o seu cliente e saber antecipar-se a ele, inovando, aprimorando e dando o diferencial, criando uma marca forte que satisfaça o cliente plenamente garantindo assim a sua fidelidade no mercado.
Por isso para o profissional que se forma hoje no mercado aprender a analisar seu mercado, ser criativo, e integrar estratégias em sua gestão com certeza fara de seu trabalho algo diferencial e lhe dará segurança para garantir um bom desempenho frente a Organização.

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