PRIMEIRO DIA DE TRABALHO DO ANO POR ONDE COMEÇAR?
Bem finalmente o tão sonhado
2017 chegou e junto com ele a renovação das esperanças para um ano de melhoras
e uma recuperação considerável da economia.
Esses com certeza são os
desejos da maioria dos brasileiros que não vê a hora do nosso país dar os sinais
da saída da crise.
Mas isso ainda está longe de
ocorrer, pois nosso cenário econômico ainda está flutuante em muitos pontos e
dependente do sucesso das reformas políticas encaminhadas ao congresso e do
reaquecimento da economia.
Portanto temos um longo
caminho a percorrer, no entanto para quem começou essa semana voltar para o
trabalho depois das festas é um desafio, primeiro porque todo mundo ainda está
no ritmo da confraternização.
Só que a segunda-feira está aí
para todos e junto com elas todas as obrigações das empresas como as questões
tributárias, o planejamento do ano o andamento dos projetos.
Para o administrativo o início
do ano é um desafio afinal tem-se que colocar todos os departamentos em
alinhamento para que os erros anteriores não sejam repetidos.
Mas tem um ponto muito
importante para as organizações e infelizmente é pouco considerado como
estratégia de melhorias no desempenho dos departamentos é o chamado Desempenho
de Função, o que seria isso?
Bem este procedimento normalmente
é coordenado pelo departamento de Recursos Humanos e visa avaliar as ações
desenvolvidas na empresa e atuação de cada colaborador para o sucesso da
organização, de posse desse levantamento a empresa pode analisar o que gerou
falhas nos processos, como isso poderia ter sido controlado e não foi, se a
função desempenhada por cada colaborador condiz com seu potencial, pois muitas
vezes um líder não apresenta um bom rendimento por não estar no departamento e
função correta assim quando avaliamos estes pontos podemos realocar o pessoal
de modo a obter uma maior otimização nas funcionalidades dos departamentos e
nos desempenhos de cada um.
Isso é muito importante, pois
medidas como essa evitam gastos com demissão e contratação e permitem uma maior
valorização do funcionário para com a empresa.
Se todos entendem que a
Organização é o sucesso do desempenho de todos, então todo mundo sabe que seu
papel nesta frente é essencial e vai procurar dar o seu melhor.
Além disso ações corretivas
não podem ter como objetivo punir ninguém mais sim efetuar melhorias, ou seja,
aquele funcionário que não obteve um bom desempenho poder ter a oportunidade de
ver onde estava errando e assim não repetir os erros, poderá ver como ele pode
potencializar seu desempenho a fim de dar o melhor de suas qualidades e
aprimorar ainda mais suas aptidões.
Em momentos de crise não
podemos perder ninguém na empresa, pois cada pessoal é um eixo importante, além
disso os processos contratuais geram grandes gastos as empresas.
Uma vez que esta análise seja
concluída e as realocações sejam feitas o planejamento pode ser efetuado e
assim a empresa poderá saber qual caminho irá tomar diante das necessidades
encontradas para as melhorias dos processos.
Portanto o ponto principal
para melhorias está na auto avaliação da Organização, quando uma empresa tem
consciência que não possui processos perfeitos e está sempre em constante
desenvolvimento a empresa sabe que é preciso avaliar os erros assim como os
acertos pois deste modo desenvolve-se um trabalho claro, eficiente, eficaz, que
permite a organização alcançar um auto grau de rentabilidade e isto garante a
sua permanência no Mercado.
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