COMO CONQUISTAR A FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE?

                 
O objetivo central de toda organização é um só LUCRO, mas para chegarmos neste intento temos que obter um número considerável de vendas e estas só se tornam possíveis se um grupo de pessoas em nosso mercado aprecia nossos produtos ou serviços.
Mas conquistar essa necessidade de utilizar o nosso produto é como Houldini encantava a plateia, trata-se de um grande desafio.
Pois hoje vivemos continuamente focados na tecnologia e esta nos traz as novidades em tempo real.
O que isso faz?
Faz com que o nosso antes descrente, desinformado cliente vire um devorador de informações e um crítico mais rígido dos que os de Hollywood, portanto conquistar o cliente e ter a sua satisfação em estar conosco deixou de ser um simples processo de vendas e se tornou uma arma poderosa.
E acreditem muitas empresas tem que se equilibrar na corda bamba afinal vender nunca foi tão difícil, estamos em tempo de crise, temos concorrentes ferozes e clientes mordazes, que exigem tudo o que tem direito, sabem de seu poder de compra, o usam e o valorizam, deste modo vender um produto deixou de ser meramente um processo de emissão de pedido e entrega, passou a ser a conquista dos sonhos.
Pois o cliente que adquire um produto hoje o faz porque realmente se vê encantado, inebriado e deixa isso claro se ele gosta ele elogia, posta mensagens falando sobre o produto na rede social, exibe para família os amigos, faz o merchandising direto para você, portanto veja bem um cliente feliz satisfeito além de comprar seu produto ele esclarece o porquê da compra, ele vibra por ter conquistado seu produto e assim vira seu marqueteiro ele divulga a qualidade para você.
Não é à toa que dizem que quando você perde um cliente, você não está perdendo apenas um está perdendo um milhão, porque o boca a boca vai se espalhar em tempo recorde sabe aquela ferramenta que todo mundo vive grudado hoje a tal da rede social é isso caro empreendedor ela é seu inimigo público número um, num minuto ela te põe no céu e no outro te detona em questão de segundos a nível mundial.
Então agora que sabemos como se encontra a relação cliente e empresa vamos falar do que nos interessa, pois bem o cliente hoje não é mais um leigo ele é alguém muito bem informado e amparado por um festival de recursos, o que isso representa?
O óbvio que se você não obtiver um poder de sedução fatal suas vendas já eram.
O que o cliente busca?
Quando estudava o tema para composição deste artigo eu li muito, falei com profissionais de marketing, analisei as redes sociais e as mídias digitais, aí já na madrugada sem conseguir dormir, eu recebi a luz da resposta, bem é fácil saber o que o cliente quer basta fazer uma troca justa e simples, eu paro de pensar em mim como administradora e passo a ver no meu dia-a-dia, como uma pessoa, ora eu sou o cliente.
Então vou responder essa pergunta como aquilo que sou uma cliente.
Deste modo quando compro o que busco?
Em primeiro lugar praticidade se quero comprar um produto e o bichinho do trabalho demais para montar, ativar aí eu busco outra opção, pois trabalho cerca de 16 horas ao dia, ainda sou mãe, esposa e dona de casa logo com certeza não disponho de tempo.
Em segundo lugar qualidade de que adianta ter um quadro aparentemente bom e não funcionar como deve.
Em terceiro visual o produto para me ganhar tem que chamar minha atenção seja pelo design, seja pelas cores, ele tem que me seduzir, posso dizer que tem o que ter o mesmo efeito dos olhos azuis do meu marido, tem que ser impactantes.
Em quarto não pode haver burocracia demais para comprar ou contratar se um produto exige nenhem demais, eu já deixo de lado, detesto perder tempo com papelada, embora em minha vida profissional lide com ela o tempo todo, fora do trabalho eu quero ficar longe da chateação.
Em quinto prazo de entrega, uma vez comprei um fogão numa loja que é utilizada por todo Brasil, bem meu fogão era para ser entregue em 10 dias, passaram 28 e quando eu quis desistir da compra simplesmente se recusaram a aceitar pois aquele modelo eles não tinham mais, pois bem eu acionei o Procon e lembrei a empresa que não sou idiota, eles me ofertaram um outro modelo , um lançamento que acabou sendo melhor do que o modelo inicial, mas ele custava 40% a mais que o que eu comprei, eu mantive firme meu direito, então chegamos a um acordo favorável eu paguei 15% da diferença e no dia seguinte estava na minha casa o fogão.
Logo esta experiência me fez pegar uma ira contra loja e se alguém pedir recomendação eu conto em detalhes o que ocorreu comigo, portanto a empresa perdeu vários clientes.
Em quinto o preço, olha num momento de crise só doido rasga dinheiro gastando num produto que tem seu preço estipulado muito acima do mercado, preço e qualidade tem que estar alinhados.
Em último lugar o Pós vendas, este meu Deus enquanto você está comprando tudo é lindo, chegou em casa deu defeito começa a novela, você fica horas dependurado no telefone, envia mil e-mail, fala com Deus e o mundo e sempre dizem senhora seu processo está em análise, como consumidora tenho vontade de dizer um festival de palavras que entram na edição de censurados, é um pesadelo gente, você leva meses e na maioria das vezes não tem seu problema resolvido a não ser é claro quando aciona os órgãos legais cabíveis ai rapidinho a empresa vira seu melhor amigo, solidário , coisa linda gente.
Assim como empresa é meu dever ter em mente que meu cliente merece em primeiro de tudo minha valorização e meu respeito, ele merece que minha empresa se supere fornecendo sempre o melhor, pois o poder de compra deste cliente é incrível e mesmo tendo uma concorrência competitiva ele ainda me é fiel, portanto tenho que atender e mais superar suas expectativas.
Tenho como fornecedor o dever de dar todo auxílio ao meu cliente em caso de problemas afinal de contas processo custa caro para ambos os lados e ninguém quer o nome de sua empresa difamado, esfolado nas redes sociais, então cabe a mim como empresa dar todo suporte com total qualidade.
E por último num mundo tão tecnológico, onde tudo muda por apenas um click, tenho que dar a este cliente essa emoção, o desbravar o novo, o receber o inesperado e ser inebriado por ele.

Isso fará com que meu cliente ame meu produto, ame minha empresa e quando o cliente ama gente ele é leal, ele não liga para o preço ele quer a segurança que só você durante anos foi capaz de proporcionar logo você não pode decepcionar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE