O que a Psicologia trás de Benefício na solução de Conflitos?
“
Administração é uma área complexa, pois atua em diversos setores, isto nos leva
a reunir um conjunto amplo de profissionais. No entanto profissionais são
pessoas, e pessoas não seres iguais, padronizados. São bases específicas
individuais, onde cada uma responde de uma maneira diferente. O que nos leva a
seguinte Pergunta diante de todas as diferenças como conciliar essas diferenças
dentro da Organização? ”
Toda e qualquer organização é
um órgão vivo, uma vez que cada um de seus amplos departamentos é regido por
pessoas, que reúnem diferenças complexas, sexo, ideologia, religiosidade,
formação cultural, profissional etc. Por isso gerenciar a gestão de uma empresa
para o líder é muito mais do que dar ordens é verdadeiramente um supremo
desafio.
Mas essa grande diversidade
não pode ser vista de forma negativa, ora pelo contrário isso nos leva a um
leque variado de pensamentos, de inovações e estratégias. O que torna esta
vigência algo saudável, e muito útil para a empresa. Todavia sabemos que quando
tratamos de seres humanos este recurso exige uma série de cuidados, já que
diante dessas diferenças nem sempre chegamos em um consenso ideal, e aí vem o
grande problema para Organização a geração de conflitos, seja este em
Departamentos de áreas diferentes junto à organização, seja entre um mesmo
departamento, com uma gestão interna, trata-se de uma tarefa árdua e que exige
uma habilidade nata no tratar com Gestão de Pessoas, e isto não se deve apenas
ao setor do RH, mas também aos líderes dentro da empresa.
A pergunta que atormenta esses
profissionais é diante de uma geração de conflitos como tratar esse problema?
Bem a psicologia dentro das
Organizações tem apresentado um forte reforço para este tipo de procedimento já
em que sua base contextual a Psicologia nada mais é do que “Psicologia é a
ciência que estuda o comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como
objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento
de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo
alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade” .Logo a sua
intervenção dentro da empresa é de extrema importância não é de hoje que o Rh
das grandes empresa tem sido enriquecido com a presença desses profissionais
que como estudiosos da mente , conseguem validar uma balança de equilíbrio para
as diferenças.
Vamos
ver algumas dicas para o tratar os conflitos dentro da Organização orientadas
por esses profissionais:
1º
Identificar o Problema
Quando um conflito surge nem
sempre as partes causadoras ou interessadas vão chegar a você para que se possa
analisar. Normalmente as trocas de farpas vai ganhando a propagação nos
ambientes, aí quando você vai tomar ciência , o caos já está instaurado. Bem
independente de o conflito ser gerado por duas pessoas ou mesmo um grupo, temos
que em primeiro lugar chamar de forma individual um por um, e ouvir os
depoimentos dos fatos. Depois analisar os dados coletados e identificar se este
trata-se de um conflito profissional ou pessoal. Uma vez que o problema é
identificado tome uma posição clara, afaste qualquer medida por privilégio a
neutralidade e a coerência são essenciais neste tipo de ação.
2º
Oriente seus funcionários a encontrar uma solução eficaz para o conflito
Para que o conflito seja
solucionado é necessário que aja a boa vontade de todos na equipe, onde todos
possam emitir sua opinião e debater de forma inteligente e integrada as medidas
necessárias para encontrar a solução, deixe claro que problemas pessoais jamais
podem ser colocados nas tomadas de decisões da empresa, afinal de contas todos
ali são profissionais e trabalham em prol de um mesmo objetivo o sucesso da
organização.
3º
Nem todo Conflito é um Problema
Muitas vezes temos aí a
oportunidade de desenvolver novas estratégias e para isso é preciso haver a
integração desses membros, uma vez que surge um conflito essa é uma
oportunidade de se reavaliar as formas de gestão e se reestruturar dinamizando
o ambiente e potencializando o Capital Intelectual de cada um para um melhor
proveito e resultado.
4º.
fazer monitoramento das emoções no ambiente e trazer debates, encontros e
dinâmicas para melhor inteiração são medidas práticas para se alcançar bons
resultados
A administração de Conflitos é
hoje uma ferramenta elementar na gestão de corporações uma vez que você
gerencia bem as diferenças e pluralidades existentes você consegue, um ponto de
resposta mais rápido para os negócios, um maior empenho e segurança por parte
da equipe sobre poder contar com seu gestor caso aja necessidade. E a melhor
medida é sempre que possível prover atividades diferentes, conceituais, que
promovam ambientes de lazer e descontração e integre as equipes num ambiente de
equilíbrio e saudável, para o trato da gestão do estresse, que é algo muito
comum em nosso dai-a dia dentro de uma organização.
Concluindo essa nossa reflexão
como líderes é nosso dever conhecer de forma ampla nossos colaboradores, pois é
só assim que poderemos saber com quem estamos lidando e principalmente o que
podemos esperar dele, dessa forma saberemos o que esse funcionário pode nos dar
e o quanto podemos solicitar dele.
Trabalho em equipe significa
antes de mais nada, respeito pelo outro e por sua individualidade se pudermos
deixar isso claro, não haverá problemas.
E por último valorizar cada um
por seu trabalho não desmerecendo ninguém uma vez que cada um exerce seu papel
dentro a organização e para que este alcance metas o resultado depende do
trabalho integrado de todos num senso comum de vontade de vencer. E assim levar
a organização ao topo.
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