O que a Psicologia trás de Benefício na solução de Conflitos?



“ Administração é uma área complexa, pois atua em diversos setores, isto nos leva a reunir um conjunto amplo de profissionais. No entanto profissionais são pessoas, e pessoas não seres iguais, padronizados. São bases específicas individuais, onde cada uma responde de uma maneira diferente. O que nos leva a seguinte Pergunta diante de todas as diferenças como conciliar essas diferenças dentro da Organização? ”

                       

Toda e qualquer organização é um órgão vivo, uma vez que cada um de seus amplos departamentos é regido por pessoas, que reúnem diferenças complexas, sexo, ideologia, religiosidade, formação cultural, profissional etc. Por isso gerenciar a gestão de uma empresa para o líder é muito mais do que dar ordens é verdadeiramente um supremo desafio.
Mas essa grande diversidade não pode ser vista de forma negativa, ora pelo contrário isso nos leva a um leque variado de pensamentos, de inovações e estratégias. O que torna esta vigência algo saudável, e muito útil para a empresa. Todavia sabemos que quando tratamos de seres humanos este recurso exige uma série de cuidados, já que diante dessas diferenças nem sempre chegamos em um consenso ideal, e aí vem o grande problema para Organização a geração de conflitos, seja este em Departamentos de áreas diferentes junto à organização, seja entre um mesmo departamento, com uma gestão interna, trata-se de uma tarefa árdua e que exige uma habilidade nata no tratar com Gestão de Pessoas, e isto não se deve apenas ao setor do RH, mas também aos líderes dentro da empresa.
A pergunta que atormenta esses profissionais é diante de uma geração de conflitos como tratar esse problema?
Bem a psicologia dentro das Organizações tem apresentado um forte reforço para este tipo de procedimento já em que sua base contextual a Psicologia nada mais é do que “Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade” .Logo a sua intervenção dentro da empresa é de extrema importância não é de hoje que o Rh das grandes empresa tem sido enriquecido com a presença desses profissionais que como estudiosos da mente , conseguem validar uma balança de equilíbrio para as diferenças.
Vamos ver algumas dicas para o tratar os conflitos dentro da Organização orientadas por esses profissionais:
 1º Identificar o Problema
Quando um conflito surge nem sempre as partes causadoras ou interessadas vão chegar a você para que se possa analisar. Normalmente as trocas de farpas vai ganhando a propagação nos ambientes, aí quando você vai tomar ciência , o caos já está instaurado. Bem independente de o conflito ser gerado por duas pessoas ou mesmo um grupo, temos que em primeiro lugar chamar de forma individual um por um, e ouvir os depoimentos dos fatos. Depois analisar os dados coletados e identificar se este trata-se de um conflito profissional ou pessoal. Uma vez que o problema é identificado tome uma posição clara, afaste qualquer medida por privilégio a neutralidade e a coerência são essenciais neste tipo de ação.
2º Oriente seus funcionários a encontrar uma solução eficaz para o conflito
Para que o conflito seja solucionado é necessário que aja a boa vontade de todos na equipe, onde todos possam emitir sua opinião e debater de forma inteligente e integrada as medidas necessárias para encontrar a solução, deixe claro que problemas pessoais jamais podem ser colocados nas tomadas de decisões da empresa, afinal de contas todos ali são profissionais e trabalham em prol de um mesmo objetivo o sucesso da organização.
3º Nem todo Conflito é um Problema
Muitas vezes temos aí a oportunidade de desenvolver novas estratégias e para isso é preciso haver a integração desses membros, uma vez que surge um conflito essa é uma oportunidade de se reavaliar as formas de gestão e se reestruturar dinamizando o ambiente e potencializando o Capital Intelectual de cada um para um melhor proveito e resultado.
4º. fazer monitoramento das emoções no ambiente e trazer debates, encontros e dinâmicas para melhor inteiração são medidas práticas para se alcançar bons resultados
A administração de Conflitos é hoje uma ferramenta elementar na gestão de corporações uma vez que você gerencia bem as diferenças e pluralidades existentes você consegue, um ponto de resposta mais rápido para os negócios, um maior empenho e segurança por parte da equipe sobre poder contar com seu gestor caso aja necessidade. E a melhor medida é sempre que possível prover atividades diferentes, conceituais, que promovam ambientes de lazer e descontração e integre as equipes num ambiente de equilíbrio e saudável, para o trato da gestão do estresse, que é algo muito comum em nosso dai-a dia dentro de uma organização.
Concluindo essa nossa reflexão como líderes é nosso dever conhecer de forma ampla nossos colaboradores, pois é só assim que poderemos saber com quem estamos lidando e principalmente o que podemos esperar dele, dessa forma saberemos o que esse funcionário pode nos dar e o quanto podemos solicitar dele.
Trabalho em equipe significa antes de mais nada, respeito pelo outro e por sua individualidade se pudermos deixar isso claro, não haverá problemas.

E por último valorizar cada um por seu trabalho não desmerecendo ninguém uma vez que cada um exerce seu papel dentro a organização e para que este alcance metas o resultado depende do trabalho integrado de todos num senso comum de vontade de vencer. E assim levar a organização ao topo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE