Gestão de Conflitos como Trabalhar!
“ Conflito trata-se de uma
situação de escolha onde os pontos apresentados normalmente são contrários,
muitas vezes considerados incompatíveis,
Todas as situações
de conflito são antagônicas e perturbaram a ação ou a tomada de decisão por
parte da pessoa ou de grupos. ”
Em nossa vida
nos vemos cercados de situações contraditórias, já que lidar com pessoas é
dentre todas as áreas a mais delicada. Uma vez que pessoas não são iguais, não
tem a mesma crença, não tem os mesmos gostos, nem mesmos irmãos partilham dos
mesmos sentimentos ou ideais. Portanto gerenciar esse fluxo de ações entre
pessoas exige do líder um recurso diferencial.
E este
recurso denominamos Gestão de Conflitos, bem gerir conflitos significa que você
será capaz de conciliar diferentes pontos de vista de forma a obter o melhor
entre ambos.
Mas no
dia-a-dia sabemos que não é bem assim que as notas são tocadas, pessoas,
procedimentos, medidas tendem sempre a dar desacordos, como resolver, como
conciliar os conflitos?
Bem para quem
atua na Gestão de Conflitos cabe a necessidade de dispor de algumas
características uma delas é equilíbrio, neutralidade, imparcialidade, ser
mensurável, objetividade e clareza.
Havendo o seu
enquadramento dentro desses tópicos podemos dizer que você está no meio do
caminho para assumir este posto dentro de sua empresa.
Ora segue
nesse artigo algumas dicas para se poder gerir conflitos, vejamos:
1º. Ouça
ambas as partes separadamente;
2º. Verifique
o nível do Conflito estabelecido;
3º. Reúna as
partes e faça com que dialoguem;
4º.
Identifique a partir dessa conversa o Tipo de Conflito em que essa situação se
encontra;
5º. Analise
cada ponto e procure encontrar o que melhor se adéqua as necessidades da
organização;
6 º.
Posicione as pessoas que geraram o Conflito a trabalhar juntas e esclareça a
elas que o sucesso do Projeto depende de suas atuações e que resultados
negativos afetarão toda a Organização, mais especificamente o próprio posto
delas e que por isso elas podem e devem dar o seu melhor.
E para que as
medidas possam ser bem-sucedidas segue algumas medidas a se desenvolver dentro
da Organização:
a) criar uma atmosfera
afetiva;
b) esclarecer as percepções;
c) focalizar em necessidades
individuais e compartilhadas;
d) construir um poder positivo
e compartilhado;
e) olhar para o futuro e, em
seguida, aprender com o passado;
f) gerar opções de ganhos mútuos;
g) desenvolver passos para a
ação a ser efetivada;
h) estabelecer acordos de
benefícios mútuos.
O diálogo é sempre o melhor
caminho, por isso manter esse canal como um espaço aberto a todos, para se
expor dúvidas, necessidades, ideias sempre trará formas e mecanismos pacíficos
para as tratativas destes conflitos.
Lembrar-se não lidamos com
máquinas, mas sim com pessoas dotadas de inteligência, sentimentos e que estes
formam o conjunto de sua personalidade, portanto não podem ser ignorados.
E o essencial procure sempre
tratar os outros como você almeja ser tratado, se você não gosta de se
maltratado, não o faça, preserve o respeito, a cordialidade e valorize o outro
só assim você poderá ser também valorizado, os benefícios só chegam quando nós
de boa vontade os concedemos. É através da compreensão mutua que se chega a um
objetivo comum.
Por isso fica aqui neste
artigo a dica saber ouvir é sempre o melhor caminho para se resolver conflitos
onde o respeito a todos deve ser prático assídua entre os membros da
Organização.
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