Gestão de Conflitos como Trabalhar!

                      

    “ Conflito trata-se de uma situação de escolha onde os pontos apresentados normalmente são contrários, muitas vezes considerados incompatíveis, Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbaram a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. ”

Em nossa vida nos vemos cercados de situações contraditórias, já que lidar com pessoas é dentre todas as áreas a mais delicada. Uma vez que pessoas não são iguais, não tem a mesma crença, não tem os mesmos gostos, nem mesmos irmãos partilham dos mesmos sentimentos ou ideais. Portanto gerenciar esse fluxo de ações entre pessoas exige do líder um recurso diferencial.
E este recurso denominamos Gestão de Conflitos, bem gerir conflitos significa que você será capaz de conciliar diferentes pontos de vista de forma a obter o melhor entre ambos.
Mas no dia-a-dia sabemos que não é bem assim que as notas são tocadas, pessoas, procedimentos, medidas tendem sempre a dar desacordos, como resolver, como conciliar os conflitos?
Bem para quem atua na Gestão de Conflitos cabe a necessidade de dispor de algumas características uma delas é equilíbrio, neutralidade, imparcialidade, ser mensurável, objetividade e clareza.
Havendo o seu enquadramento dentro desses tópicos podemos dizer que você está no meio do caminho para assumir este posto dentro de sua empresa.
Ora segue nesse artigo algumas dicas para se poder gerir conflitos, vejamos:
1º. Ouça ambas as partes separadamente;
2º. Verifique o nível do Conflito estabelecido;
3º. Reúna as partes e faça com que dialoguem;
4º. Identifique a partir dessa conversa o Tipo de Conflito em que essa situação se encontra;
5º. Analise cada ponto e procure encontrar o que melhor se adéqua as necessidades da organização;
6 º. Posicione as pessoas que geraram o Conflito a trabalhar juntas e esclareça a elas que o sucesso do Projeto depende de suas atuações e que resultados negativos afetarão toda a Organização, mais especificamente o próprio posto delas e que por isso elas podem e devem dar o seu melhor.
E para que as medidas possam ser bem-sucedidas segue algumas medidas a se desenvolver dentro da Organização:
a) criar uma atmosfera afetiva;
b) esclarecer as percepções;
c) focalizar em necessidades individuais e compartilhadas;
d) construir um poder positivo e compartilhado;
e) olhar para o futuro e, em seguida, aprender com o passado;
f) gerar opções de ganhos mútuos;
g) desenvolver passos para a ação a ser efetivada;
h) estabelecer acordos de benefícios mútuos.
O diálogo é sempre o melhor caminho, por isso manter esse canal como um espaço aberto a todos, para se expor dúvidas, necessidades, ideias sempre trará formas e mecanismos pacíficos para as tratativas destes conflitos.
Lembrar-se não lidamos com máquinas, mas sim com pessoas dotadas de inteligência, sentimentos e que estes formam o conjunto de sua personalidade, portanto não podem ser ignorados.
E o essencial procure sempre tratar os outros como você almeja ser tratado, se você não gosta de se maltratado, não o faça, preserve o respeito, a cordialidade e valorize o outro só assim você poderá ser também valorizado, os benefícios só chegam quando nós de boa vontade os concedemos. É através da compreensão mutua que se chega a um objetivo comum.
Por isso fica aqui neste artigo a dica saber ouvir é sempre o melhor caminho para se resolver conflitos onde o respeito a todos deve ser prático assídua entre os membros da Organização.

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