Gerenciar equipes é a medicina da Administração!
“ Uma equipe é um time, que
trabalha integrado para alcançar um mesmo objetivo, onde cada membro exerce um
papel de importância na gestão das tarefas, e a somatória de seus talentos e
competências e experiência na execução das atividades apresentadas define de
forma catedrática o rumo desse resultado”
O que é trabalho em equipe?
Trabalho em equipe é um
fator diverso, integrar pessoas de formação, de ideais, de fundamentos, de
características tão diferentes é o desafio de qualquer gestor, afinal o ser
humano é sem dúvida a maior riqueza de uma empresa, mas não necessariamente a
ferramenta mais fácil de se lidar.
Quem é da área de Gestão de
Pessoas assim o bem sabe, quando usamos este recurso temos que analisar cada
ponto, desde dos conhecimentos técnicos como para os interpessoais, pois estes
se refletem nas ações do dia -a- dia da rotina de trabalho.
Portanto um gestor quando
comanda uma equipe tem que pensar como um médico, o médico quando estuda
medicina ele aprende que o corpo humano é uma máquina perfeita, mas complexa e
tudo absolutamente tudo está interligado.
O cérebro comanda o corpo, é
o único órgão que não pode ser transplantado, sua falência resulta na morte dos
outros, no entanto se o coração apresenta problemas, compromete a circulação e
o cérebro precisa de sangue circulando para gerar o envio das respostas aos
outros campos. Se os rins param outros órgãos são afetados, afeta a filtragem
do sangue. Até um arranhãozinho ridículo no pé pode trazer sérios problemas,
veja os diabéticos e falo por ser uma, se inflama, se corta, não cicatriza fácil,
e o processo inflamatório poder gerar infecção causando uma trombose ou morte
da área agravando uma amputação.
Dessa forma quantos pontos
estão envolvidos na tratativa do corpo inúmeros, mas nosso assunto não é
medicina e sim administração uso este parâmetro apenas para abrirmos um
comparativo entre a avaliação dos quadros.
Mas com que lida um gestor?
Um gestor ao gerenciar uma equipe não lida com
sangue, com doenças, afinal estamos falando de administração, um gestor lida
com ideias, informações, procedimentos, inter-relações, metodologias,
estratégias, planos, negócios. No entanto cada um desses pontos como os
componentes do corpo humano também estáinterligado, dessa forma um gestor ao
desenvolver trabalho em equipe tem que ter essa consciência imaginar o líder
como cérebro e os demais membros como os órgãos ligados no processo, cada
membro corresponde a um setor no desenvolvimento da atividade, e tudo deve
funcionar de forma integrada, mas como conseguir esse objetivo?
Aprendendo a gerar espirito
de equipe!
Minha amiga e parceira no
estudo para composição desse artigo a Administradora Ana Paula da Veiga
Rodrigues ao longo do nosso desenvolvimento acadêmico na faculdade de
Administração me ensinou inúmeras lições sobre gestão de pessoas e espirito de
equipe , lidar com pessoas consiste em olhar os prós e contras, ninguém é
perfeito, ninguém sabe tudo , pessoas são feitas de pontos positivos e
negativos e temos que saber lidar com cada um deles, trabalhar em equipe
significa que temos que saber gerenciar aquilo que é bom e potencializar,
aprimorar e o que não é bom temos que minimizar, ou anular , ou seja, não
permitir que gere impactos na gestão do projeto desenvolvido. Trabalhar em
equipe e saber integrar-se aos demais, procurar compartilhar conhecimentos e
experiências focar no que é importante para o projeto e não no que é importante
para você.
Saber trocar posições, as
vezes achamos que fazemos algo muito bem, vem um projeto e alguém na sua equipe
tem mais aptidão que você, ora porque não fazer uma troca,o resultado é o
mesmo, o que se deseja alcançar num trabalho em equipe não é o bom
aproveitamento e sucesso do projeto, então fazemos. Isso é trabalho em equipe,
você batalha lado a lado,compartilha, constrói parcerias soma em vez de
dividir, por que os benefícios e o sucesso se refletira para todos. Foi dessa
forma que nós como estudantes desenvolvemos a gestão de nossos trabalhos
acadêmicos e hoje como amigas trabalhamos nossos projetos em nossa empresa,
verdadeiramente trabalho em equipe define-se em doação todo mundo pensa num
senso comum, onde todos possam ter sucesso e se ajudam, se protegem, se valorizam.
Prestigie o seu colega, valorize o trabalho dele, pois este se reflete no seu,
seja parceiro dessa forma você nunca encontrara problemas para alcançar o
sucesso. Eu tenho orgulho da minha parceira e sou uma privilegiada por
trabalhar com ela, e contar com o seu talento.
Sem o apoio dela não teria
conseguido compor de forma tão adequada esse artigo.
Por isso peço licença aos
leitores para poder concluir esse trabalho elogiando minha parceira e
agradecendo a excelência do seu trabalho.
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