15 de NOVEMBRO PROCLAMAÇÃO da REPÚBLICA O QUE MUDOU?

         

Hoje é 15 de novembro, dia em que foi instituída a proclamação da república, mas como se deu este momento?
Bem no final da década 1880 o Brasil enfrentava uma grande crise, pois a monarquia que era o então regime de governo já não mais se sustentava e o país nos seus quatro cantos gritava por mudanças. Uma vez que nossa sociedade não mais era aquela que recebeu a família imperial, muitos anos já se haviam passado o século estava chegando ao fim e com ele também o fim de uma era.
Quais foram os principais fatores que contribuíram para este processo?
- O descontentamento do alto escalão do exército que não concordava com alto nível de corrupção existente na corte.
- A população não era mais serva da coroa, a classe média formada pelos funcionários públicos, representantes do comércio, profissionais liberais cresciam assustadoramente nos grandes centros urbanos e com ele a necessidade do povo em ter maior voz sob a política do país.
- A forte pressão da classe agrária que representava grande parte do volume econômico do país, mas que não tinha poder de voto sobre as decisões políticas.
- E fechando a gravidade do quadro o Imperador ainda havia usado sua influência para interferir sobre assuntos religiosos o que não agradou em nada a Igreja Católica que tinha grande poder na época e como hoje ainda o tem.
Com o fim da escravidão a população cresceu e as necessidades básicas também, o imperador doente já não tinha tanta participação sobre o comando do país, e aqueles que usavam o poder em seu lugar nada faziam para reverter os problemas.
A força republicana crescia a olhos vistos até que com o apoio do exército que tomou para si o dever de livrar a nação do jugo do império em 15 de novembro de 1889 foi proclamado a República no Brasil, a família real não teve escolha a não ser deixar o país e nossa história fechava uma porta para começar outra o caminho da Democracia.
Foram muitos anos, muitas mudanças, quantas crises ocorreram dentro da república, para bons historiadores anotamos a Republica do Café com Leite, a Era Vargas, o sombrio período militar, as diretas já, a queda do Collor e atualmente a queda da Dilma.
Bem entre cada fase tivemos enormes conquistas a industrialização, a expansão comercial, direitos civis, direitos trabalhistas, direitos para as mulheres, para as crianças, a forte cultura agrária, o crescimento da importância do Brasil como nação no cenário internacional.
Nossa gente foram muitas as mudanças, mas se fizermos um paralelo par o nosso atual cenário com o anterior há algo que deveria ter sido expurgado e não o foi, pois desde do império já era sinal de ruína para nosso país, instigou a derrocada da família imperial e nos levou a república, ora do que estou falando, simples pessoal falo da famigerada corrupção que na época do império deu inúmeros prejuízos aos cofres públicos e hoje após 127 não mudou em nada, o que vemos hoje um país mergulhado sobre a corrupção , serviços básicos no meio do caos, a classe média clamando pelos direitos do povo, portanto a grande mensagem deixada para hoje é será preciso trocar de novo o sistema de governo para que talvez aprendamos a eliminar o mal pela raiz, porque a corrupção foi o maior problema no império, e hoje esta mesma corrupção nos leva a um flash back de um país bravo e esplendoroso, de um povo heroico, que já viveu inúmeras tragédias, mas que ainda não conseguiu a cura para a sua sociedade, pois os fatos históricos não nos deixam mentir, eles gritam a verdade sobre nossa cara enquanto não limparmos nossa sociedade da corrupção, pode entrar o sistema de governo que for, nós ainda estaremos sempre caminhando a repetir sempre os mesmos erros.

Então está na hora do povo brasileiro estudar um pouco mais de sua própria história quem sabe assim as futuras gerações possam viver um caminho novo que venha a fechar este ciclo do mal e dar a verdadeira cara de REPÚBLICA E DEMOCRACIA AO NOSSO PAÍS!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ANDA O DA SUA EMPRESA?

AS PRINCIPAIS ERAS DO CONTROLE DA QUALIDADE